Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Acabe de vez com as rugas. Saiba como com a ajuda do Botox

Acabe de vez com as rugas. Saiba como com a ajuda do Botox

As rugas são as marcas da expressão facial e vão surgindo com o tempo. Os músculos da mímica ou da expressão facial são os responsáveis pelo seu aparecimento. A frequência e intensidade do uso destes músculos varia de uma pessoa para outra. Determinados indivíduos usam-nos muito mais e outras pessoas menos.

O que ocorre ao longo do tempo é que as contrações musculares repetidas hipertrofiam a musculatura e aumentam a tonicidade. Com o aumento da tonicidade o músculo permanece contraído mesmo em repouso. Esta hipertrofia forma sulcos e rugas que aparecem de forma muito marcada no momento da expressão e permanecem, um pouco menos marcados, mesmo quando não se está a contrair os músculos.

01

Com o passar do tempo, e, associado ao envelhecimento, a pele quebra e as rugas ficam mais acentuadas e marcadas. A ação da luz solar, provocando o foto envelhecimento, diminui a elasticidade da pele e todo este processo se acentua dando um aspeto envelhecido à pele da face.

A toxina botulínica que é uma substância produzida pela bactéria Clostridium botulinum, quando usada em pequenas doses pode melhorar os estigmas do envelhecimento facial. A pequena dose do produto usado para fins estéticos pode proporcionar um rejuvenescimento facial.

A toxina botulínica é usada para corrigir as rugas de expressão. As rugas da testa, o sulco entre as sobrancelhas e os famosos “pés de galinha” beneficiam com este procedimento. O “lifting da toxina”, é uma técnica que eleva o canto das sobrancelhas podendo levar a um bom resultado. Consiste em aplicar o produto no músculo cuja hipertrofia e tónus provoca o aparecimento das rugas. Com isso, obtém-se uma paralisia temporária deste músculo hipertónico levando ao desaparecimento das rugas mais leves. As rugas mais profundas e marcadas também podem são atenuadas. Entretanto, estas ainda permanecerão.

O tratamento de rejuvenescimento facial com a toxina botulínica pode levar a uma melhoria acentuada da aparência geral da face, ficando sempre com naturalidade. A duração dos efeitos do medicamento é de 4 a 6 meses. O que acontece é que o músculo, em repouso forçado pela ação da toxina botulínica, fica um pouco mais fraco. A partir do sexto mês, ocorre o retorno do tónus e da hipertrofia da musculatura. Assim, a toxina botulínica pode ser reaplicada. O movimento muscular volta um pouco antes, ao redor do quarto ou quinto mês, mas as rugas só surgem por volta do 6.º mês. O retorno do movimento, não significa que o produto deva ser reaplicado. Isto porque a musculatura causadora das rugas ainda se mantém fraca e só deve ser tratada quando recupera o tónus normal. Isto ocorre pelo 5.º / 6.º mês nas primeiras aplicações (para quem inicia o tratamento) e por volta do 6.º/ 8.º mês, nos pacientes que fazem o tratamento regularmente.

Quando acaba o efeito da toxina, a paralisia muscular temporária que ocorreu diminui o hábito de formar rugas e há um atraso no aparecimento de novas rugas. Por isso, mesmo sem a toxina, permanece um efeito residual benéfico contra as rugas. Com aplicações repetidas no tempo regularmente existe uma tendência do efeito ser cada vez mais prolongado no tempo.

A aplicação da toxina demora alguns minutos e pode ser realizada no consultório. O paciente pode retornar às atividades sociais e profissionais num curto espaço de tempo, seguindo as orientações do médico. Recomendamos, como em todos os procedimentos, o uso de protetor solar para proteger a pele como um todo e evitar o envelhecimento. Se houver alguma equimose (nódoa negra) na pele, deve esperar o seu completo desaparecimento para se expor ao sol.

A aplicação da toxina botulínica é um procedimento médico e deve ser realizada por um profissional qualificado para minimizar os riscos das possíveis complicações.

Para mais informações sobre botox visite o nosso site em www.faccia.pt

be a pal and share this would ya?
Acabe de vez com as rugas. Saiba como com a ajuda do Botox