Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Cirurgia Plástica e Estética com segurança | Saiba como evitar os riscos

Cirurgia Plástica e Estética com segurança | Saiba como evitar os riscos

Cirurgia Plástica e Estética com segurança | Saiba como evitar os riscos

Cirurgia Plástica e Estética com segurança, saiba já como evitar os riscos.

Nos dias de hoje, fazer uma cirurgia estética é muito mais seguro do que há décadas atrás.

Além de termos equipamentos mais modernos e técnicas anestésicas com menos probabilidade de causar complicações, os médicos estão melhor preparados para qualquer eventualidade.

Mas é necessário ter a noção que ainda existem situações associadas a maior risco de complicações que devem ser corrigidas, como sejam:

        1      Mantenha a sua saúde em dia

Antes de realizar qualquer procedimento cirúrgico, deve efectuar exames pré-operatórios, pois só assim o médico poderá saber como está o seu estado de saúde.

Os fumadores devem ter cuidados adicionais, pois a nicotina do tabaco prejudica a circulação do sangue nos tecidos, favorecendo desta forma uma má cicatrização. Idealmente deverá deixar de fumar algum tempo antes e depois da cirurgia.

        2      Atenção aos medicamentos

É fundamental saber como os medicamentos de uso frequente poderão interferir na cirurgia. Por exemplo, existem alguns medicamentos ditos naturais podem aumentar o sangrento.

Outro aspecto a ter em atenção é a obesidade, dado que é um fator de risco para a cirurgia. Sabendo disso, muitas pessoas optam pelo uso de medicamento para perder peso rápido e se adequar às normas de segurança pré-operatórias. Ainda na lista de comprimidos a serem evitados estão a aspirina, o AAS e alguns anti-inflamatórios, que alteram a coagulação do sangue. Já a isotretinoína, substância derivada da vitamina A e usada no tratamento da acne, pode alterar a síntese de colágeno na pele e, por isso, também prejudicar a cicatrização. Os anticoncepcionais também são perigosos para a cirurgia. O problema das pílulas e da reposição hormonal é o aumento da possibilidade de trombose. Mesmo assim, na maioria dos casos, não se deve suspender o uso porque existem medidas eficazes para prevenir este problema, como o uso de anticoagulantes, meias elásticas e sistemas de massagem  para as pernas.

        3      Procure referências sobre o cirurgião estético

É importante ter informações sobre a formação do cirurgião que escolher e saber se o médico é especialista em cirurgia plástica e estética. Além de ter informação de amigos e pacientes que já foram operados pelo mesmo médico.

        4      Saber todos os detalhes

O local onde será realizada a cirurgia também  é importante e deve ser efectuada em clínicas com autorização para tal.

        5      Cumprir as orientações do pós-operatório

Seguir as orientações médicas depois da cirurgia é uma parte fundamental do processo. As recomendações sobre o repouso, a atividade física, a exposição ao sol, a alimentação e o uso da medicação e de cintas cirúrgicas também são critérios de segurança.

Deixar de colocar em prática o que é prescrito pelo médico pode dar espaço para o surgimento de infecções, aderências, fibroses e problemas de cicatrização, o que, obviamente, vai interferir no resultado do procedimento.

Nunca é demais salientar que a realização deste tipo de tratamentos estéticos deve ser efectuado por um especialista cirurgião plástico e estético reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do  respectivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

Não fique com dúvidas e antes de se decidir em fazer qualquer tratamento/cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Mas onde posso fazer uma cirurgia plástica? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116. Para mais informações sobre cirurgias plásticas visite o nosso site www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Cirurgia Plástica e Estética com segurança | Saiba como evitar os riscos