Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Posição dos implantes de silicone na mamoplastia de aumento

Posição dos implantes de silicone na mamoplastia de aumento

Posição dos implantes de silicone na mamoplastia de aumento

A escolha do plano de colocação dos implantes mamários na mamoplastia de aumento é uma escolha fundamental. Esta decisão, se os implantes são colocados no plano subglandular ou submuscular, tem de ser falada na consulta médica com o cirurgião plástico e estético.

Para se definir qual a melhor posição dos implantes de silicone o seu cirurgião plástico e estético deverá ter em conta algumas características físicas. A qualidade da sua pele, a quantidade de tecido mamário que virá a cobrir o implante e o tipo físico da paciente. São algumas das características a serem avaliadas.

Além disso, o tamanho da implante e o objetivo estético da paciente também devem ser tidos em conta.

A colocação dos implantes mamários no plano subglandular (debaixo da glândula mamária) é a mais utilizada, dado que é a mais fácil de realizar. É mais fácil a realização da cavidade por baixo da glândula, onde se irá colocar o implante. Este plano está associado a um sangramento menor (e por isso uma menor probabilidade de se colocar drenos), um pós-operatório com menos dor e durante menos tempo.

Este plano não é o mais indicado nos casos de pacientes muito magras e com pouco tecido mamário. Pois nestas situações é mais provável que a prótese fique visível dando origem a um resultado indesejado. Pode ocorrer, também, a formação de pequenas dobras visíveis a olho nú ou sentidas à apalpação o que se designa de “rippling”.

Implantes de silicone

Implantes mamários

A colocação dos implantes no plano submuscular tem como principal objetivo esconder/camuflar os mesmos, pois as próteses ficam cobertas pelo músculo grande peitoral.  A possibilidade de se notar os bordos dos implantes é muito pequena, assim como a taxa de desenvolvimento de contratura capsular também é menor.

A colocação dos implantes mamários no plano submuscular está indicado em mulheres magras, com pouco tecido mamário que proteja/recubra as próteses de modo a que não fiquem visíveis.

As mulheres que têm as mamas juntas na linha média, sem separaçãoo entre ela (simastia) e as mulheres com histórico familiar de neoplasia da mama, também têm indicação para a colocação dos  implantes no plano submuscular. Nesta última situação, pelo facto dos implantes estarem no plano scubmscular, não há perigo na realização de biópsias de for necessário.

Esta plano anatómico está associado a um pós-operatório com mais dor, devido à distensão do músculo grande peitoral, a recuperação é mais lenta e o retomar das atividades diárias também demora mais tempo.

Existem ainda outros planos anatómicos onde se poderão colocar os implantes mamários como dual-plan ou o subfascial. No dual-plan os implantes ficam cobertos pelo músculo na parte superior e na parte inferior ficam apenas revestidos pela glândula mamária. No plano subfascial os implantes são colocados por debaixo da fascia/aponevrose do músculo grande peitoral. Qualquer uma destas localizações dos implantes, a paciente pode amamentar normalmente caso engravide.

antes e depois - mamoplastia de aumento

Antes e depois de uma mamoplastia de aumento

Caso queira fazer uma mamoplastia de aumento, consulte o nosso artigo “Questões frequentes sobre a mamoplastia de aumento“, conheça melhor o procedimento e tire qualquer dúvida que tenha.

Nunca é demais salientar que a realização deste tipo de cirurgias estéticas devem ser efectuadas por um especialista, cirurgião plástico e estético, reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do  respectivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

Não fique com dúvidas e antes de se decidir em fazer qualquer tratamento/cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Mas onde posso fazer uma mamoplastia de aumento? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116. Para mais informações sobre mamoplastia de aumento visite o nosso site em www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Posição dos implantes de silicone na mamoplastia de aumento