Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Aspetos a levar em conta numa reconstrução mamária

Aspetos a levar em conta numa reconstrução mamária

Sempre que se realizar uma mastectomia total, deve procurar-se, na medida do possível, proceder à reconstrução mamária imediata, na mesma cirurgia, por técnicas de cirurgia plástica e reconstrutiva. 04 Quando não for possível, a reconstrução poderá ser feita meses depois. Os resultados estéticos são bastante satisfatórios e as mulheres que se submetem à reconstrução sentem-se muito melhor do que as que não o fazem, com evidentes vantagens na preservação de sua auto-estima e auto-imagem. Existem várias técnicas para a reconstrução mamária e a escolha é sempre individualizada. São levados em conta aspectos como:

  • Tamanho das mamas;
  • Quantidade de pele e musculo retirados;
  • Quantidade de tecido adiposo abdominal;
  • Presença de cicatrizes prévias;
  • Preferência do paciente.

Crisalix_banner_250x250De uma maneira muito resumida, podem ser usados retalhos com músculos e pele de outra região, como do abdómen (músculo recto abdominal) ou do dorso (músculo grande dorsal) ou implantes de próteses expansoras (os expansões cutâneos), implantes de silicone ou, ainda, próteses expansoras com silicone. O prognóstico oncológico não sofre interferência com a reconstrução, mantendo-se a indicação da quimioterapia ou radioterapia, sempre que necessário. Em certos casos, a reconstrução mamária parece até melhorar a evolução, provavelmente pela melhor imunidade anti-neoplásica, favorecida pelo equilíbrio emocional. É importante que tire todas as suas dúvidas directamente com o cirurgião plástico e estético e é normal, também, que sinta um pouco de ansiedade, seja pela expectativa com o resultado ou pelo stress pré-operatório. Não tenha vergonha de discutir estes sentimentos com seu cirurgião plástico. O sucesso e a segurança do procedimento dependem muito de sua sinceridade durante a consulta. A realização deste tipo de cirurgias estéticas deve ser efectuada por um especialista cirurgião plástico e estético reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do respectivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas. Não fique com dúvidas e antes de se decidir em fazer qualquer cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

 

Mas onde posso fazer uma reconstrução mamária? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116/7. Para mais informações sobre reconstrução mamária visite o nosso site em www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Aspetos a levar em conta numa reconstrução mamária