Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Aumentar o volume das mamas

Aumentar o volume das mamas

A mamoplastia de aumento é o nome dado à cirurgia que visa aumentar o volume das mamas através da inclusão de próteses de silicone. Pode ainda ser associada à cirurgia para elevação das mamas quando houver a necessidade de, além de aumento do volume, reposicioná-las, através de um procedimento conhecido como mastopexia.04

As técnicas utilizadas podem variar de acordo com o biotipo da paciente, tendo sempre em vista a obtenção do melhor resultado estético possível, com as menores cicatrizes e com a preservação da fisiologia das mamas.

Orientações básicas

Riscos. Apesar da sua aparente simplicidade, a mamoplastia é uma cirurgia como qualquer outra e como tal possui os mesmos riscos das intervenções do seu porte, riscos esses que podem ser minimizados através de um bom planejamento cirúrgico. O procedimento deve ser feito em ambiente hospitalar, por um cirurgião plástico devidamente qualificado.

Idade. A mamoplastia de aumento pode ser realizada quando as mamas estiverem bem desenvolvidas e estáveis. Isso geralmente ocorre cerca de quatro anos após a menarca (primeira menstruação), ou seja, em média aos dezesseis anos de idade.

Cicatrizes. As cicatrizes variam de acordo com a técnica utilizada. São de pequena extensão e posicionadas no sulco submamário, no contorno areolar inferior ou na axila. A evolução das cicatrizes passa por várias fases, que incluem a modificação da sua cor, forma e textura, tornando-se definitiva entre o décimo segundo e o décimo oitavo mês após a cirurgia.

Posicionamento das próteses. Existem três níveis de inclusão das próteses, que seriam subglandular, subfascial e submuscular. A escolha dependerá do biotipo da paciente, tamanho da prótese, espessura do tecido mamário e presença de contraindicações clínicas responsáveis pela vedação de alguma das opções.

Escolha da prótese. As próteses de melhor qualidade apresentam um gel coesivo, o que representou uma grande melhoria do resultado estético. A multiplicidade de camadas de cobertura da prótese e a sua natureza, texturizada ou de poliuretano, também contribuíram para essa finalidade. As mais utilizadas são as próteses redondas, texturizadas e de perfil alto, mas essa opção pode ser influenciada por variações individuais. A escolha das próteses deve ser feita dentro de um contexto. Próteses de mesmo tamanho podem ser consideradas grandes para uma determinada pessoa e pequenas para outras, de acordo com as variações do porte físico. Moldes serão apresentados para melhor orientar a escolha.

Durabilidade dos implantes. A durabilidade dos implantes não pode ser definida com precisão, pois todo tipo de material pode sofrer modificações estruturais e desgastes naturais ao longo dos anos. Contudo, existe uma recomendação de troca que deve ocorrer por volta dos dez anos de uso.

Anestesia. As mamoplastias podem ser realizadas com qualquer tipo de anestesia (geral, regional, local assistida). As anestesias mais utilizadas são a regional e a local com sedação.

Dor. Geralmente o desconforto é de pequena intensidade e bem controlado com analgésicos e anti-inflamatórios.

Tabagismo. Pode influenciar direta e negativamente no resultado da cirurgia. Deve ser evitado ou reduzido ao mínimo.

Internação. Na grande maioria dos casos, a alta hospitalar acontece no mesmo dia da cirurgia. Providencie um acompanhante por ocasião da alta.

Duração da cirurgia. Entre sessenta e noventa minutos, considerando-se como sendo ato cirúrgico o período da efetiva realização da mamoplastia. Não deve ser aqui considerado o período de preparo pré e pós-operatório, nem o período em que o paciente permanecerá na sala de recuperação.

Sutiã, modelador. Você já sairá da sala de cirurgia utilizando um sutiã previamente designado. Se houver uma outra cirurgia associada, a opção poderá ser o uso de um modelador.

Drenagem linfática. Indicada em todos os casos, iniciando-se por volta de quinze dias após a realização da cirurgia.

Massagem. Iniciada na mesma ocasião da drenagem linfática, a massagem complementa esse procedimento e deve ser feita diariamente durante o banho após o décimo dia de cirurgia, procurando-se mobilizar as próteses. A massagem das cicatrizes com óleos ou pomadas, se indicada, deverá ser iniciada após dois meses de cirurgia e mantida por um período variável, conforme a necessidade de cada caso. Alterações nessa cronologia serão avaliadas individualmente.

Amamentação. Não é alterada nas abordagens submamária e axilar. A incisão no contorno areolar inferior poderá reduzir discretamente a capacidade de amamentação. Caso você esteja amamentando, aguardar um período mínimo de seis meses após a interrupção da amamentação para realizar a cirurgia.

Gravidez e oscilações de peso. As mamas são compostas de tecido adiposo (gordura) e glandular e, portanto, sofrerão alterações com as oscilações hormonais e de peso. Deve-se procurar manter a forma física e o controle do peso após qualquer cirurgia estética. A recuperação total ou parcial da forma das mamas guarda uma relação direta com a manutenção do peso, tipo de pele, ocorrência ou não de estrias e cuidados durante a gestação e a amamentação. Devemos também considerar que o corpo humano certamente sofrerá modificações da forma com o passar do tempo, gestação e mudança de hábitos de vida, podendo também alterar a estrutura das mamas.

Sensibilidade. Raramente se modifica. O efeito mais comum é uma alteração transitória da sensibilidade, que pode perdurar por até dezoito meses.

Consistência. Com o aumento de volume, haverá um aumento natural da consistência das mamas, que vai variar de acordo com o predomínio de tecido glandular ou adiposo (gorduroso).

Associações cirúrgicas. As associações cirúrgicas são frequentes.

Resultado. Nos primeiros dias é usual a ocorrência de edema (inchaço) assim como alterações de sensibilidade. Nunca se deve considerar como definitivo qualquer resultado antes de seis a nove meses do pós-operatório. Mesmo depois de transcorrido esse período, as cicatrizes continuarão evoluindo aproximadamente até o décimo oitavo mês do pós-operatório. Devemos ponderar, entretanto, que todas as cicatrizes são permanentes, e que terão uma evolução variável, conforme características individuais de cada paciente. A obtenção e manutenção do resultado estão estreitamente relacionadas à observância dos cuidados pós-operatórios.

Mas onde posso fazer uma mamoplastia de aumento? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116. Para mais informações sobre mamoplastia de aumento visite o nosso site em www.faccia.pt.

 

be a pal and share this would ya?
Aumentar o volume das mamas