Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Mamoplastia de Aumento – Pós-operatório

Mamoplastia de Aumento – Pós-operatório

Pós-operatório

Até que o resultado final seja alcançado, as mamas operadas passam pelas seguintes fases evolutivas:02

  • Período imediato: vai até o 30º dia. Neste período, apesar de as mamas apresentarem um aspecto bastante melhorado, a sua forma e o seu volume ainda estão aquém do resultado planejado. Lembre-se desta observação: nenhuma mama será “perfeita” no pós-operatório imediato.
  • Período mediato: vai do 30º dia até o terceiro mês. É característica deste período o edema (inchaço) em graus variáveis. Além disso, o aspecto cicatricial encontra-se em plena fase de transição (ver tópico “cicatrizes”). Com a evolução para o período tardio, há tendência progressiva de melhora.
  • Período tardio: vai do terceiro ao 18º mês. É o período em que a mama atinge seu aspecto definitivo (cicatriz, forma, consistência, volume, sensibilidade, etc.). O resultado final é influenciado pelo equilíbrio entre o grau de elasticidade da pele de cada paciente e o volume da prótese.

Os cuidados pós-operatórios são essenciais. Não segui-los pode trazer riscos e comprometer o resultado final. Nas mamoplastias de aumento, as principais recomendações pós-operatórias são:

  • Evitar esforços físicos, ambientes quentes e exposição ao sol;
  • Evitar movimentos bruscos e amplos dos braços, mantendo os cotovelos junto ao tronco;
  • Não dirigir e não carregar peso por um período de três ou mais semanas, conforme orientação médica;
  • Deitar com o tronco elevado por almofadas e travesseiros. Não deitar de lado ou de bruços até que tenha autorização médica;
  • Movimentar frequentemente os membros inferiores nos períodos de repouso para melhorar a circulação e ajudar a evitar trombose;
  • Usar o sutiã próprio (sem rendas ou aros, de forma a moldar toda a mama, sendo justo ao tórax, sem, porém, estar apertado) durante todo dia, inclusive durante o sono, geralmente por 30 dias, podendo ser recomendado o uso por maior tempo, conforme as particularidades de cada caso. O sutiã só deve ser retirado para o banho, a partir da liberação pela equipe cirúrgica;
  • Alimentação normal (salvo em casos especiais), não devendo realizar “dieta ou regime de emagrecimento” até liberação médica;
  • Não trocar ou manipular os curativos, mesmo que haja um pequeno sangramento (que é comum e não deve ser motivo de preocupação). As trocas de curativo serão feitas pela equipe cirúrgica ou orientadas por ela;
  • Banho somente com a autorização da equipe cirúrgica ou sob sua orientação;
  • Seguir prescrição médica;
  • Retorno ao consultório nos dias e horários programados;
  • Em caso de intercorrências, como sinais de infecção (dor persistente, inchaço, vermelhidão, calor local, pus ou febre), dor intensa, sinais de hematoma (inchaço súbito, geralmente, unilateral e dor intensa), deiscência (abertura do corte) ou sangramento importante, deverá ter avaliação em pronto-atendimento e comunicar imediatamente médico assistente;
  • Provavelmente você estará se sentindo tão bem, a ponto de esquecer-se de que foi operado (a) recentemente. Cuidado! A euforia poderá levá-lo (a) a um esforço inoportuno e determinar transtornos.
  • Não se preocupe com as formas intermediárias nas diversas fases. Tire com o seu cirurgião plástico, e somente com ele, quaisquer dúvidas que possam advir.

Crisalix_banner_250x250No pós-operatório, algumas alterações comuns ocorrem como resposta do organismo à cirurgia e não são consideradas complicações. Dessa forma, edema (inchaço) e equimoses (coloração arroxeada na região) podem ocorrer em graus variáveis e não devem ser motivos de ansiedade para o paciente. Em caso de dúvidas é importante comunicar o médico assistente para que não haja preocupação com alterações comuns e transitórias, bem como para que não se deixe de identificar uma intercorrência que necessite de tratamento.

Curativos

Geralmente, um curativo é realizado de modo a ajudar na modelagem das mamas, sendo sobreposto por um sutiã adequado (sem rendas ou aros, de forma a moldar toda a mama, sendo justo ao tórax, sem, porém, estar apertado).

Retirada dos pontos

Geralmente, os pontos são retirados do sétimo ao décimo dia pós-operatório.

 

Mas onde posso fazer uma mamoplastia de aumento? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116/7. Para mais informações sobre mamoplastia de aumento visite o nosso site em www.faccia.pt.

 

be a pal and share this would ya?
Mamoplastia de Aumento – Pós-operatório