Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Mastopexia e correcção da queda das mamas

Mastopexia e correcção da queda das mamas

 

Captura de ecrã 2016-01-27, às 09.58.13

Com o passar dos anos, as grandes perdas de peso e as gestações normalmente afetam as mamas traduzindo-se numa perda da elasticidade, flacidez e excesso de pele.

A cirurgia de mastopexia está indicada nos casos de ptose mamária (“seios caídos”), em que se tem uma perda do contorno e da firmeza das mamas.

O objetivo da mastopexia é a melhoria estética do contorno e forma das mamas, dando um aspecto mais jovem às mesmas.
Nas consultas que antecedem a cirurgia é escolhida a melhor técnica para cada caso.

A utilização ou não de próteses mamárias e o tipo de incisão utilizada vão depender de vários factores como o grau de ptose das mamas, a quantidade de tecido mamário e a textura da pele, que serão analisados na consulta.
A cirurgia de mastopexia demora, em média, 3 a 4 horas.

Como todo procedimento cirúrgico, a mastopexia deve ser realizada num centro cirúrgico devidamente equipado e sob supervisão de um anestesista.

Normalmente são colocados drenos que são retirados no primeiro dia de pós-operatório.

No pós-operatório é comum algum grau de dor, normalmente bem controlável com analgésicos.

Também é comum nos primeiros dias um certo inchaço, que pode ser significativo, e em geral tem uma redução importante na primeira semana.

As equimoses (nódoas negras) podem ocorrer e são reabsorvidas nas primeiras semanas.

Nos primeiros dez dias após a cirurgia o paciente deve dormir em decúbito dorsal (barriga para cima), evitando comprimir as mamas. O soutien cirúrgico deve ser utilizado por, pelo menos, três semanas após a realização da cirurgia (idealmente 4 semanas).

Na primeira semana deve evitar esforços ou grandes movimentações com os membros superiores (braços).

Normalmente pode voltar ao trabalho após 1 semana.
Qualquer exposição ao sol deve ser completamente evitada até a resolução de qualquer equimose (nódoas negras), e após esse período, sempre com protector solar.

Essas orientações são orientações gerais e poderão ter que ser adaptadas caso a caso.
Todos os procedimentos cirúrgicos têm riscos que não estão directamente relacionados com a qualidade do procedimento cirúrgico como sejam as infecção, o seroma, a contratura, a extrusão das próteses, entre outros.

Todos os riscos e possíveis complicações devem ser minuciosamente discutidos nas consultas que antecedem a cirurgia.

A realização deste tipo de cirurgias estéticas deve ser efectuada por um especialista cirurgião plástico e estético reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do  respectivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

Não fique com dúvidas e antes de se decidir em fazer qualquer cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Mas onde posso fazer uma mastopexia? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116/7. Para mais informações sobre mastopexia visite o nosso site em www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Mastopexia e correcção da queda das mamas