Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Abdominoplastia – como obter um abdómen bonito e lisinho

Abdominoplastia – como obter um abdómen bonito e lisinho

As 15 perguntas cujas respostas deve saber.

Ter um abdómen bonito e lisinho é um dos maiores desejos dos nossos pacientes.
Mas as gravidezes, o envelhecimento e as alterações no peso corporal podem resultar num excesso de pele, em flacidez e na formação de estrias no abdómen.
Em algumas pessoas mesmo a actividade física regular pode não eliminar essas alterações. Para essas pessoas está indicada a Cirurgia Plástica e Estética.

A abdominoplastia – cirurgia plástica do abdómen tem como objetivos:
– melhoria estética da parede anterior do abdómen;
– correção da diastáse (fraquezas) da musculatura abdominal;
– remoção dos excessos de pele e gordura da porção inferior do abdómen.

A cirurgia é realizada, geralmente, com anestesia geral ou raquianestesia. A escolha do tipo de anestesia envolve critérios clínicos, que serão avaliados e informados durante a consulta.

As perguntas mais frequentes sobre esta cirurgia são:

1) Quantos quilos vou emagrecer com a cirurgia plástica ao abdómen?

Sendo uma cirurgia que retira uma determinada quantidade de pele e gordura, evidentemente que haverá uma redução no peso corporal, que varia de acordo com o volume do abdómen de cada paciente. Não são, entretanto, os “quilos” retirados que definirão o contorno estético, mas sim as novas proporções que o novo abdómen ira ter com o restante tronco e membros.

Paradoxalmente, os abdómens que apresentam melhores contornos estéticos são justamente aqueles em que se retiram menos quantidade de pele. A maioria das mulheres apresenta uma certa “flacidez” do abdómen, sobretudo após um ou vários partos, com predominância do excesso de pele sobre a quantidade de gordura localizada na região.

Noutros casos, em que o paciente está com um peso acima do normal, o resultado também será compensatório e proporcional ao restante do corpo; entretanto, vale a pena lembrar que o “excesso de gordura” noutras regiões vizinhas do abdómen ainda existirá, o que nos leva a aconselhar a estes pacientes que devem fazer um tratamento clínico (dieta, orientação alimentar) e/ou de massagens de drenagens linfática e exercício físico, para equilibrar as diversas partes do corpo entre si.

É importante a prática de actividade física, que dependerá da sua idade e condição física, e quando possível deverá ser realizada inclusive no período pré-operatório, pois a musculatura estando preparada irá auxiliará no tratamento da diastáses (afastamento) musculares.

2) Como ficam as cicatrizes?

A cicatriz resultante de uma cirurgia plástica ao abdómen localiza-se horizontalmente, logo acima da implantação dos pelos púbicos, prolongando-se lateralmente, em maior ou menor extensão, dependendo do volume do abdómen a ser corrigido, podendo haver nalguns casos uma pequena cicatriz vertical na parte inferior do abdómen acima do púbis.

Esta cicatriz é planeada para ficar disfarçada sob as roupas de banho (há casos, mesmo em que a própria “tanga ou biquíni” poderão ser usados), e infalivelmente passará por vários períodos de evolução.

Nos casos de abdominoplastia pós-cirurgia de “redução do estômago”, a cicatriz localiza-se horizontalmente logo acima da implantação dos pelos púbicos, prolongando-se lateralmente, e é associada a uma cicatriz vertical desde a região do estômago até à cicatriz horizontal, resultando numa cicatriz em formato de âncora.

3) Em quanto tempo se atinge o resultado definitivo?

Nos primeiros meses após a cirurgia poderá haver um edema (inchaço) que mascara o resultado definitivo. Seguindo as recomendações pós-operatórias o resultado já será muito próximo ao final com 6 meses embora o resultado definitivo possa demorar de 12 até 18 meses.

4) Como ficará o umbigo?

Existem duas possibilidades. Pode ser efectuado o reposicionamento do umbigo original ou criado um novo umbigo. A vantagem deste último é que não há cicatrizes externas. A escolha de qual tipo será feito depende da sua anatomia e será informada antes da cirurgia.

5) Poderei ter filhos novamente? O aspecto final seria prejudicConsulta de Nutriçãoado?

A cirurgia plástica do abdómen não interfere com a fertilidade. Entretanto, caso venha a engravidar o resultado estético da abdominoplastia ficará alterado.

6) Há riscos nesta operação?

Todos os procedimentos cirúrgicos têm riscos e a cirurgia estética como parte da Medicina, não é excepção. Pode minimizar-se o risco preparando-se convenientemente cada paciente, mas não é possível eliminá-lo completamente.

7) As fotografias pré-operatórias são importantes?

A melhor maneira de se avaliar o resultado obtido é através da comparação entre as fotografias pré e pós-operatórias, realizadas em padrões fotográficos semelhantes nesses dois períodos. As fotografias fazem parte de seu processo clínico e são confidenciais.

8) Qual é o tipo de anestesia utilizado nesta operação?

Podem ser utilizadas a anestesia geral ou raquianestesia.

9) Quanto tempo demora a cirurgia?

Em média 3 a 4 horas.

10) Qual é o tempo de internação?
Dependendo do tipo de anestesia e cirurgia realizada, entre 1 a 2 dias.

11) São utilizados pensos?
Sim.

12) Quando poderei tomar banho depois da cirurgia?

Geralmente após 2 dias.

14) Qual a evolução do pós-operatório?

Até que se atinja o resultado final, passa-se por diversas fases evolutivas e características deste tipo de cirurgia. Deste modo, os edemas (inchaço), as “nódoas negras” de infiltrado sanguíneo, a hipersensibilidade de algumas áreas e a insensibilidade de outras são comuns a todos os pacientes. Evidentemente que, alguns pacientes apresentam estes fenómenos com maior ou menor intensidade que outros.

15) Quando poderei voltar às actividades normais?

Em média após um mês da cirurgia.

Para mais informações sobre como obter um abdómen bonito e lisinho consulte o site www.faccia.pt

be a pal and share this would ya?
Abdominoplastia – como obter um abdómen bonito e lisinho