Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Abdominoplastia ou Dermolipectomia Abdominal

Abdominoplastia ou Dermolipectomia Abdominal

Abdominoplastia ou dermolipectomia abdominal é a cirurgia em que retira uma determinada quantidade de pele e de gordura do abdómen.

A abdominoplastia promove uma certa perda de peso, contudo, não é a quantidade de gramas que se retira que define o resultado estético final, mas, sim, a manutenção da proporcionalidade e da harmonia do corpo como um todo. Paradoxalmente, os abdómens que ficam com os melhores resultados são aqueles onde se retira menos quantidade, como os casos de flacidez pós-parto, com predominância de pele relativamente à pequena quantidade de gordura localizada.

Isto não quer dizer, que nos casos onde o peso do(a) paciente se apresente acima do normal, não se obtenham bons resultados, em especial se associados a outros tipos de tratamento noutras partes do corpo que, também tenham excesso de gordura.

Informações específicas
03

Geralmente emprega-se a anestesia geral. Em casos especiais poderá ser utilizada a peridural ou similar; ou ainda, local sob sedação.

A cirurgia normalmente não causa muita dor, mas nos primeiros 5 ou 7 dias há bastante desconforto, devido à presença dos drenos e à posição dobrada que é necessária para uma boa cicatrização da ferida operatória.

Após a remoção do dreno, a paciente já pode esticar o corpo um pouco mais e isso permite uma grande melhora na recuperação.

Ao longo dos dias após a cirurgia o principal inchaço vai diminuindo bastante, mas o final do processo só é avaliado após 6 meses.

A evolução da cicatriz tem vários aspectos; até ao 30.º dia a incisão tem bom aspecto, podendo ocorrer uma reacção discreta aos pontos ou ao próprio penso.

Do 30º dia ao 12º mês ocorre um espessamento natural da cicatriz e mudança na tonalidade da cor, podendo passar de vermelho ao castanho, para em seguida começar a clarear. Por ser o período menos favorável da evolução cicatricial, é o que mais preocupa aos (às) pacientes pelo que deverá seguir as recomendações do seu cirurgião. Este aspecto é temporário e varia de paciente a paciente.

Do 12º ao 18º mês a cicatriz tende a tornar-se cada vez mais clara e menos espessa, atingindo, o seu aspecto definitivo. Daqui se depreende que qualquer avaliação definitiva de uma cirurgia deste tipo só deverá ser realizada após um período de 18 meses.

A realização deste tipo de cirurgias estéticas deve ser efectuada por um especialista cirurgião plástico e estético reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do respectivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

Não fique com dúvidas e antes de se decidir em fazer qualquer cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Mas onde posso fazer uma abdominoplastia? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116. Para mais informações sobre abdominoplastia visite o nosso site em www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Abdominoplastia ou Dermolipectomia Abdominal