Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Abdominoplastia, o que deve saber?

Abdominoplastia, o que deve saber?

A abdominoplastia é um procedimento cirúrgico em que se remove o excesso de gordura e de pele a nível abdominal e, na maioria dos casos, também se reforça os músculos abdominais, “enfraquecidos” ou separados, conseguindo-se, assim, obter um contorno abdominal mais suave, elegante e tonificado.

Quem pretende resolver estes problemas tem sempre uma serie de perguntas. Eis as mais frequentes:

1) Quantos quilos vou emagrecer com a abdominoplastia?

Sendo uma cirurgia que retira uma determinada quantidade de pele e gordura, evidentemente que haverá uma redução no peso corporal, que varia de acordo com o volume do abdómen de cada paciente.

Não são, contudo, os quilosretirados que irão definir o contorno estético, mas sim as proporções que o novo abdómen irá obter relativamente ao restante tronco e membros.

Captura de ecrã 2016-01-22, às 10.51.27

Paradoxalmente, os abdómens que apresentam um melhor resultado são aqueles em que se retiram menores volumes.

A maioria das mulheres apresenta uma certa flacidezdo abdómen após um ou vários partos, com predominância de pele sobre a quantidade de gordura localizada. Nestes casos, em geral, obtêm-se excelentes resultados.

Noutros casos, em que o paciente está com o peso acima do normal, o resultado também é compensador e proporcional ao restante do corpo, contudo, é necessário ter em atenção que excesso de gorduranoutras regiões vizinhas do abdómen pode existir, o que nos leva a aconselhar outros tipos de tratamento clínico (dieta, orientação alimentar) ou de fisioterapia (drenagens linfáticas, exercício físico), para equilibrar as diversas partes do corpo entre si.

É importante a prática de uma actividade física regular, que dependerá da idade e do seu estadosico, e quando possível deverá ser realizada inclusive no período pré-operatório, pois a musculatura estando adequada auxiliará na correção das diástases (afastamento) musculares.

2) Como ficarão as cicatrizes?

A cicatriz resultante de uma abdominoplastia localiza-se, horizontalmente, logo acima da implantação dos pêlos púbicos, prolongando-se lateralmente em maior ou menor extensão, dependendo do volume do abdómen a ser corrigido, podendo haver nalguns casos uma pequena cicatriz vertical na parte inferior do abdómen acima do púbis.

Esta cicatriz é planeada para ficar disfarçada sob os fatos de banho (há casos, mesmo em que a própria “tanga ou biquíni” poderão ser usados), e infalivelmente passará por vários períodos de evolução.

Nos casos de abdominoplastias-cirurgia de redução do estômago” (cirurgia bariátrica), a cicatriz localiza-se horizontalmente logo acima da implantação dos pêlos púbicos, prolongando-se lateralmente, e na maior parte dos casos esta cicatriz está associada a uma outra cicatriz vertical desde a região do estômago até a cicatriz horizontal, resultando numa cicatriz em formato de âncora ou T invertido.

Certas pacientes podem apresentar tendência a uma cicatrização patológica (cicatriz hipertrófica e quelóides: cicatrizes endurecidas, avermelhadas e dolorosas). Este facto deverá ser discutido e é necessário que se fique com a noção que este tipo de cicatriz nada tem a ver com a técnica cirúrgica mas que é devido ás características de cada pele. Na maior parte dos casos as pessoas de pele clara tendem a desenvolver menos este tipo de cicatrização, mas ninguém está livre de tê-las.

A cicatriz hipertrófica ou quelóide não deve ser confundida, contudo, com a evolução natural do período mediato da cicatrização.

Qualquer dúvida a respeito da sua evolução das cicatrizes deverá ser esclarecida durante as consultas de pós-operatório.

3) Em quanto tempo atingirei o resultado final definitivo?

Nos primeiros meses após a cirurgia poderá haver um edema (inchaço) que mascara o resultado definitivo.

Seguindo as recomendações pós-operatórias o resultado já será muito próximo ao final com 6 meses embora o resultado definitivo possa demorar até 12 até 18 meses.

4) Como ficará meu umbigo?

Existem duas possibilidades. Pode ser realizado o reposicionamento do seu umbigo original ou criado um novo umbigo. A escolha de qual tipo será feito depende de sua anatomia e ser-lhe informado antes da cirurgia.

5) Poderei ter filhos novamente? O resultado final seria prejudicado?

A abdominoplastia não interfere em sua fertilidade, mas caso venha a engravidar o resultado estético de sua cirurgia será alterado.

6) Há riscos nesta operação?

Todos os acto médicos incluem riscos e a cirurgia pstica e estética não é excepção. Pode minimizar-se o risco preparando-se convenientemente cada paciente, mas não é possível eliminá-lo completamente.

7) As fotografias pré-operatórias são importantes?

A melhor maneira de se avaliar o resultado obtido é através da comparação entre as fotografias pré e pós-operatórias, realizadas em padrões fotográficos semelhantes nestes dois períodos. As fotografias fazem parte do seu processo clinico.

8) Qual é o tipo de anestesia utilizado nesta operação?

Podem ser utilizadas a anestesia geral ou epidural.

9) Quanto tempo demora a cirurgia?

Em média de 3 horas.

10) Qual é o tempo de internamento?

Dependendo do tipo de anestesia e técnica cirurgia o internamento pode ir de 24 a 48 horas.

11) São utilizados pensos?

Sim.

12) Quando poderei tomar banho completo após a cirurgia?

Geralmente após 2 dias da data da cirurgia.

13) Quando são removidos os pontos?

A remoção dos pontos pode ser iniciada a partir do sétimo dia e ao fim de duas semanas já não tem nenhuns. Este tempo varia de pessoa para pessoa, pois o processo de cicatrização não pode ser previamente determinado.

14) Como é o pós-operatório?

Até que se consiga atingir o resultado final irá por várias fases evolutivas características deste tipo de cirurgia.

Deste modo é comum a existência de edemas (inchaço), “nódoas negras” devido ao infiltrado sanguíneo, hipersensibilidade de algumas áreas e insensibilidade de outras. Lembre-se que nenhum aspecto da cirurgia poderá ser avaliado antes de pelo menos 3 a 6 meses de pós-operatório.

15) Quando poderei voltar às actividades normais?

Em média após um mês da cirurgia, excepto actividades físicas extremas que poderão ser retomadas após 3 meses.

Nunca é demais salientar que a realização deste tipo de cirurgias estéticas deve ser efectuada por um especialista cirurgião plástico e estético reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do respectivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

Não fique com dúvidas e antes de se decidir em fazer qualquer cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Mas onde posso fazer uma abdominoplastia? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116.

Para mais informações sobre abdominoplastia visite o nosso site em www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Abdominoplastia, o que deve saber?