Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Abdominoplastia e barriga lisinha – A técnica mais recente de lipoabdominoplastia

Abdominoplastia e barriga lisinha – A técnica mais recente de lipoabdominoplastia

A gravidez, o efeito emagrece-engorda das dietas, além do “peso” da idade levam a um acumular de gordura e provocam flacidez da pele além de fraqueza muscular no abdómen.

A lipoaspiração resolve os casos em que há uma acumulação de gordura localizada, mas sem existir flacidez da pele.

Nos outros casos em que há flacidez cutânea e excesso de pele, muitas vezes acompanhada do afastamento dos músculos, a única solução é a cirurgia de abdómen ou abdominoplastia, através da qual melhoramos o contorno da barriga, removendo os excessos de pele e gordura, corrigindo a flshutterstock_3547777acidez da musculatura da parede abdominal e deixando o abdómen liso e a cintura mais fina.

A abdominoplastia está indicada em pacientes que têm gordura localizada e fraqueza muscular no abdómen associada à flacidez da pele, casos em que a lipoaspiração não consegue tratar. Esta só está indicada se existir um bom tónus muscular, uma boa elasticidade da pele e gordura localizada em pequena quantidade.

Há casos em que os procedimentos de lipoaspiração e de abdominoplastia devem ser associados para um melhor resultado. Nestes casos designa-se de lipoabdominoplastia que é uma técnica recente com muito bons resultados.

A abdominoplastia tradicional pode ser substituída pela miniabdominoplastia quando só houver excesso de pele e de gordura abaixo do umbigo.

A abdominoplastia não deve ser efectuada em pacientes com obesidade generalizada.

É melhor submeter-se à abdominoplastia depois de ter todos os filhos, porque a gravidez pode provocar novamente flacidez da pele e laxidão muscular.

A abdominoplastia deve ser realizada com o paciente no peso ideal, porque o risco de complicações pós-operatórias no paciente obeso é maior. Além disto, o excesso de peso pode comprometer o resultado final.

Todas as suas cirurgias efectuadas na nossa clinica são realizadas com toda atenção e calma possível, segundo um plano cirúrgico individualizado, minuciosamente definido para cada paciente, sendo usadas todas as capacidades técnicas de toda a equipa e todos os recursos necessários para se atingir o melhor resultado possível, e só então, a cirurgia pode ser finalizada.

A abdominoplastia pode ser feita com anestesia geral.

Na abdominoplastia o umbigo é remodelado.

Na maior parte dos casos os pontos usados são absorvidos nação sendo necessário ficar preocupada em os retirar posteriormente.

São usados, na maior parte dos casos, drenos de aspiração para evitar a acumulação de seromas (líquido entre a pele e os músculos), além se auxiliarem na redução do inchaço.

Não deve fumar pelo menos por um mês após a realização da abdominoplastia, para não prejudicar a cicatrização e diminuir os riscos de necrose de pele e infecção.

Deve fazer repouso, em média, uma semana e uma sensação de cansaço pode ocorrer neste período. Deve procurar descansar e alimentar-se bem.

Na primeira semana após a realização da abdominoplastia recomenda-se dormir de barriga para cima, com a cabeceira elevada e travesseiros colocados debaixo dos joelhos para manter as pernas semi-flectidas.

Deve evitar deitar-se de lado, mas, se dormir de lado, não se esqueça de dobrar as pernas. Este é um dos aspectos que causa maior desconforto para à paciente. Caso se vire durante a noite, ao dormir, não fique preocupada; só deve manter as pernas flectidas.

Não é necessário um repouso absoluto após a realização da abdominoplastia. Pequenas caminhadas dentro de casa são recomendadas após as primeiras 24h uma vez que ajudam a circulação dos membros inferiores e auxiliam na saída dos líquidos através do dreno.

É bom ficar sentado a partir do segundo dia após a realização da abdominoplastia. É a melhor e mais confortável posição. Não fique em posição totalmente vertical. Mantenha uma postura curvada, com o corpo levemente inclinado para frente até 15 dias, para não provocar tensão na zona da cicatriz.

Não tome bebidas alcoólicas pelo menos por uma semana após a realização da abdominoplastia. O álcool pode aumentar o edema.

É comum que o intestino fique lento nas primeiras semanas, mas é importante regularizá-lo. Caso não funcione por dois dias, no terceiro recomenda-se o uso de um regulador de intestino (sob orientação do seu médico).

Não se exponha ao sol por dois meses após a realização da abdominoplastia. Se tiver nósoas negras é indispensável aplicar um protector solar. A exposição sem proteção só é permitida dois meses após a abdominoplastia ou de acordo com a orientação do seu médico. Estes cuidados podem ajudar as nósoas negras e a ficar cicatrizes escuras.

Evite, nas primeiras duas semanas, as relações sexuais pelo risco de sangramentos e traumatismos.

Não faça nenhum esforço físico significativo na primeira semana.

Os exercícios físicos só serão permitidos a partir do 30º dias, dependendo da sua recuperação.

Qualquer desporto com risco de traumatismo (ex.desportos com bola ou de contacto físico) deve ser evitado por 60 dias após a realização da abdominoplastia.

Dê preferência a roupas confortáveis e de tecidos finos na primeira semana após a realização da abdominoplastia. Evite roupas justas ou difíceis de vestir porque elas vão ficar apertadas e incómodas no primeiro mês devido ao inchaço pós-operatório.

Use a cinta colocada no final da abdominoplastia 24 horas por dia por, pelo menos, quatro semanas, tirando apenas durante o banho. A cinta não deve ficar muito apertada para não prejudicar a circulação, causar desconforto e retardar a cicatrização.

Estão indicadas, e são essenciais, sessões de drenagem linfática a partir da primeira semana após a realização da abdominoplastia para acelerar a drenagem do líquido no local, facilitando a cicatrização e eliminando o inchaço.

Na primeira semana, o local fica inchado e com algumas áreas de equimoses (nódoas negras), principalmente na região dos flancos. Esse inchaço é maior pela manhã e regride ao longo do dia, podendo um dos lados ficar mais inchado do que o outro.

É importante lembrar que isto é temporário e não interfere com o resultado final.

A partir da segunda semana, há uma melhoria progressiva do inchaço, proporcionando maior conforto a cada dia.

A cicatriz da abdominoplastia fica localizada logo acima da implantação dos pelos púbicos e é facilmente escondida pelas roupas interiores e biquínis.

A abdominoplastia geralmente não dói. A região da cicatriz fica levemente dolorida apenas nas primeiras 72h. Se houver dor depois disso, recomenda-se que faça um analgésico.

A realização deste tipo de cirurgia estética deve ser efectuada por um especialista cirurgião plástico e estético reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do respectivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

 

Não fique com dúvidas e antes de se decidir em fazer qualquer cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Para mais informações consulte o site www.faccia.pt

be a pal and share this would ya?
Abdominoplastia e barriga lisinha – A técnica mais recente de lipoabdominoplastia