Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

o que preciso de saber sobre a abdominoplastia?

o que preciso de saber sobre a abdominoplastia?

A abdominoplastia não é uma cirurgia para emagrecer, mas sim para o remodelamento do abdómen.

Abdominoplastia

Segundo o relatório da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e Estética, em 2015, foram efectuadas, em todo o mundo, 758.590 abdominoplastias.

 

A realização da uma abdominoplastia está indicado para os pacientes que tiveram uma perda de peso considerável e na sequência do mesmo ficaram com um excesso de pele na região abdominal. Esta situação, por vezes, também ocorre após a gravidez.

 

Na abdominoplastia efectua-se uma incisão na região inferior do abdómen, junto ao púbis.

Procuramos fazer esta incisão o mais baixo possível de maneira a ficar escondida pela roupa interior. A cicatriz é semelhante a uma cicatriz de cesariana, mas maior, uma vez que se estende mais lateralmente.

É necessário, também, uma atenção especial em relação ao umbigo.

O umbigo é um dos detalhes principais a ter em consideração na realização deste procedimento.

O umbigo, quando bem feito, com uma cicatriz bem colocada na parte de dentro , fica com uma aspecto muito natural e desta forma este estigma de cirurgia deixa esta cirurgia camuflada, não sendo evidente que efectuou uma cirurgia plástica e estética ao abdómen.

É muito importante  toda a atenção dedicada à realização do umbigo e da incisão inferior  uma vez que estes aspectos são determinantes na diferenciação entre um excelente resultado de um resultado sofrível.

 

A realização da abdominoplastia está muito vezes associado à realização, no mesmo tempo operatório, de uma lipoaspiração.

A realização em simultânea destes dois procedimentos permite a obtenção de uma optimização dos resultados dado que além da obtenção de um abdómen recto, liso, na parte anterior também se trata aqueles excessos laterais que saem de cada lado. É aqui que a lipoaspiração pode ter o seu papel como complemento final e em contribuir na obtenção de um resultado final mais harmonioso e agradável.

 

Na realização da abdominoplastia um outro aspecto muito importante  que também deve ser tido em consideração é o tratamento do afastamento dos músculos com o objectivo de se restaurar a musculatura abdominal. Durante a gravidez, devido ao aumento de volume intra-abdominal, há um afastamento dos músculos da parede abdominal o que dá como consequência uma abdómen globoso, proeminente.

Ao efectuar-se a plicatura dos músculos (ou seja a sutura de ambos os músculos rectos abdominais uma ao outro) consegue-se, também, fazer uma cintura mais fina e marcada.

O tratamento global consiste na remoção do excesso de pele, restauração de toda a estrutura muscular, remoção do excesso de gordura e definição de uma nova cintura melhor definida.

Ao se abordar todos estes planos (músculos, gordura e pele) consegue-se uma melhoria global do contorno corporal.

 

No pós-operatório imediato é muito importante evitar esforços no mínimo 30 dias e deve usar uma cinta compressiva  além da realização de massagens de drenagem linfática. Estas massagens aceleram o processo de recuperação, permitem a obtenção de um resultado mais natural e que os pacientes voltem mais rapidamente ás suas actividades.

 

Nunca é demais salientar que a realização deste tipo de cirurgias estéticas devem ser efectuadas por um especialista, cirurgião plástico e estético, reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do  respectivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

Não fique com dúvidas e antes de se decidir em fazer qualquer tratamento/cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos (www.ordemdosmedicos.pt) e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética (www.spcpre.org.pt) e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

 

Para mais informações consulte o site www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
o que preciso de saber sobre a abdominoplastia?