Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Abdominoplastia – tratamento da região abdominal

Abdominoplastia – tratamento da região abdominal

Abdominoplastia – tratamento da região abdominal

A abdominoplastia é a cirurgia realizada para tratamento da região abdominal; a abdominoplastia geralmente está indicada para pacientes que já engravidaram ou que apresentaram uma grande perda de peso e se queixam de flacidez e excesso de pele e gordura, localizados, principalmente, por baixo do umbigo.

A abdominoplastia, geralmente, realiza-se em associação à lipoaspiração da região dorsal (costas) e de flancos (cintura) para melhorar o contorno corporal:

Com a abdominoplastia é possível a ressecção do excesso de pele do abdómen e reaproximação dos músculos abdominais, que foram afastados pelas gravidezes ou pela obesidade intra-abdominal prévia, conferindo ao abdómen uma forma globosa e laxa.

Com a reaproximação muscular e resseção do excesso de pele, o abdómen volta a conter adequadamente o volume intrabdominal, adquirindo um contorno mais firme e agradável aos olhos, e não globoso como anteriormente.

Dependendo da quantidade excedente de pele, a abdominoplastia poderá ser total ou mini-abdominoplastia.

Na abdominoplastia total a cicatriz inferior pode ir de uma extremidade a outra do abdómen, mas localizada sempre num local que pode ser escondido pela roupa interior, e há também uma pequena cicatriz ao redor do umbigo, que fica escondida no seu interior.

Com a abdominoplastia total é possivel retirar toda a pele excedente localizada abaixo do umbigo e que dava um contorno desagradável ao corpo.

Já a mini-abdominoplastia está indicada nos casos onde não há tanta pele a ser excisada como na abdominoplastia total, mas que também não apresentariam bons resultados apenas com lipoaspiração, pois resultaria em flacidez de pele.

Nestes casos efectua-se a lipoaspiração abdominal e a excisão de um pequeno fuso de pele na região inferior do abdómen, resultando numa cicatriz um pouco maior que a de uma cesariana, e não fica nenhuma cicatriz umbilical aparente nesse caso. A anestesia realizada geralmente é a local com sedação ou, se necessário, anestesia geral.

abdominoplastia

No primeiro mês pós-operatório, a paciente deverá manter uma certa flexão da cintura mesmo quando estiver a andar, para evitar o alargamento da cicatriz. Deve dormir com a barriga para cima durante este período, com os joelhos flectidos sobre uns travesseiros e as costas, também, levemente elevadas.

Deve ser realizada drenagem linfática com um profissional da nossa equipe, para que haja uma redução mais rápida do edema pós-cirúrgico e evite a formação de nódulos de gordura e cicatriz feias.

Durante todo este periodo deve usar uma cinta de contensão/compressão de forma a ajudar na redução do edema/inchaço e ajudar na modelação do abdómen e cintura.

Nos casos em que foi realizada plicatura da musculatura, deve evitar carregar peso e realizar exercícios com grande esforço abdominal durante cerca de 90 dias. No entanto, após 30 dias de cirurgia, se o (a) paciente estiver bem, poderá iniciar exercícios físicos leves, como caminhada e bicicleta ergométrica.

A realização de qualquer tipo de cirurgia estética deve ser efetuada por um especialista cirurgião plástico e estético reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do  respectivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

Não fique com dúvidas. Antes de se decidir em fazer qualquer tratamento/cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Mas onde posso fazer abdominoplastia? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116. Para mais informações sobre abdominoplastia visite o nosso site www.faccia.pt.

 

be a pal and share this would ya?
Abdominoplastia – tratamento da região abdominal