Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Antioxidantes – Os Nossos Aliados no Combate ao Envelhecimento

Antioxidantes – Os Nossos Aliados no Combate ao Envelhecimento

A alimentação é um dos pilares fundamentais de cuidado diário da sua pele bem como um dos principais auxiliadores no combate ao envelhecimento precoce.

A razão para tal facto reside em que alguns alimentos são ricos em antioxidantes, que são o grande escudo da protecção celular, isto é protegendo a nossa pele do foto-envelhecimento.

O que são antioxidantes?

Os antioxidantes são compostos que ajudam a proteger o nosso corpo da formação de radicais livres, provenientes da oxidação celular e são esses radicais livres que provocam o envelhecimento da pele.Esses radicais livres são produzidos pelo metabolismo normal do corpo e por factores como a exposição à radiação solar e poluentes ambientais.

Os antioxidantes estão presentes em alimentos como hortaliças, legumes, fruta, cereais, ovos, carne e frutos secos, isto é, são alimentos ricos em vitamina A, C e E.

Quais são os benefícios dos Antioxidantes?

Os antioxidantes absorvem e retêm os radicais livres que estão acumulados no corpo (tecidos saudáveis). Promovem também o crescimento das células saudáveis; ajudam a fortalecer o tecido conjunto muscular, bem como o sistema cardiovascular e previnem o envelhecimento celular.

Deficiência de Antioxidantes

A hipersensibilidade à luz solar pode ser uma das formas de défice de antioxidantes; este défice também aumenta a probabilidade de aparecimento de manchas castanhas na pele, bem como esta deficiência se pode manifestar quando existe insuficiência arterial.

Quais são os alimentos ricos em vitamina A, C e E?

Os alimentos ricos em vitamina A são a cenoura, abóbora, batata-doce, espinafres, brócolos agrião, entre outros.

A vitamina C sé encontrada em maior quantidade nos os citrinos (laranja, limão), kiwi, morango, papaia, brócolos, couve-bruxelas

A vitamina E encontra-se nos óleos vegetais, abacate, ovo, beterraba, amêndoa.

De uma forma geral, conseguimos identificar estes alimentos através na sua cor. Quanto mais cor tiver no seu prato mais protegido fica e tem a certeza que ingere a quantidade certa de antioxidantes.

be a pal and share this would ya?
Antioxidantes – Os Nossos Aliados no Combate ao Envelhecimento