Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Aumento das nádegas: o que não deve deixar de saber!

Aumento das nádegas: o que não deve deixar de saber!

É frequente que as pessoas com nádegas pequenas e pouco atraentes, se sintam insatisfeitas com a sua aparência física. Os pacientes com este problema podem ver o seu problema resolvido, através de técnucas cirúrgicas ou não-cirúrgicas.

A técnica cirúrgica para aumento de nádegas designa-se de gluteoplastia de aumento, e tal é conseguido através da introdução de implantes glúteos de silicone. No caso de considerar uma cirurgia de aumento de glúteos, não pode deixar de colocar ao seu médico um conjunto de questões, como:

1. A cirurgia estética de aumento de glúteos deixa cicatrizes?

Felizmente, esta cirurgia permite-nos colocar a cicatriz num local muito escondido, o que é muito agradável.

Este local é o sulco interglúteo (entre as nádegas), tal como indicado na figura abaixo, e que geralmente fica coberto pelo biquíni, no caso das mulheres, e pelas cuecas, no caso dos homens.

2. Ou dizer que alguns/algumas pacientes ficam com cicatrizes muito visíveis. Isso é possível?

Sim. Certos(as) pacientes apresentam tendência à cicatrização hipertrófica ou quelóide.

Geralmente, as pessoas de pele clara têm menos tendência a ter esta complicação cicatricial; as pessoas de pele morena ou orientais têm maior predisposição a fazer quelóide ou a ter uma cicatriz hipertrófica. Contudo, não é uma regra absoluta.

Reforçamos a ideia que é impossível prever o aparecimento de quelóide, bem como garantir que tal não surja.

3. Existe correção para as cicatrizes hipertróficas?

Existem várias opções, médicas e cirúrgicas para se tentar melhorar as cicatrizes inestéticas.

Não se deve confundir com uma evolução normal de uma cicatriz. Qualquer dúvida a respeito da sua evolução cicatricial deverá ser esclarecida connosco e nunca com terceiros que, como você, também estão apreensivos quanto ao resultado final.

4. Como ficarão as minhas nádegas, em relação ao tamanho e consistência?

As nádegas terão o volume aumentado através da cirurgia de colocação de próteses. Além disso, também pretendemos melhorar a sua consistência e forma.

O aumento é dependente do volume da prótese a ser introduzida, e existem vários tamanhos disponíveis.

É importante salientar, no entanto, que há limites para este aumento de volume, pois o resultado deverá ser proporcional ao corpo do(a) paciente.

A consistência geralmente é macia depois de alguns meses da cirurgia, porém, em casos raros, pode ocorrer um certo grau de “endurecimento”.

5. Como são as próteses e em que posição elas ficam?

As próteses podem ser redondas ou ovais e são sempre colocadas dentro do músculo grande glúteo, embora possam ser colocadas atrás deste músculo (submuscular) ou na frente, atrás da sua fascia, que é uma pelicula fina que o reveste (subfascial).

A – Próteses redondas colocadas de acordo com a indicação

B – Próteses ovais colocadas de acordo com a indicação

6. Quando é que fico com a forma definitiva?

Apesar do resultado imediato ser muito bom, só numa fase mais tardia (após um ano) é que as nádegas atingirão sua forma definitiva.

7. Se ficar grávida, o resultado permanecerá ou ficará prejudicado?

O resultado geralmente não é alterado durante ou após a gravidez, desde que não ganhe muito peso.

Ao contrário da pele abdominal ou mamária, que sofrem distensões durante a gravidez e amamentação, a pele das nádegas não.

Contudo, o aumento de peso, durante uma gestação ou por outra razão, poderá comprometer o resultado.

8. O pós-operatório desta cirurgia é doloroso?

Geralmente, não é muito doloroso, desde que siga, à risca, as indicações médicas, principalmente no que diz respeito ao repouso pós-operatório e à medicação.

Claro que cada paciente reage de uma forma diferente a certos estímulos dolorosos. Há pacientes que não sentem praticamente nenhuma dor após esta cirurgia; pelo contrário outros sentem muita dor.

De qualquer forma são prescritos anti-inflamatórios e analgésicos após a cirurgia, que serão utilizados de acordo com cada caso em particular.

9. Há perigos nesta cirurgia? E complicações?

As complicações nesta cirurgia são raras. Isto deve-se ao facto de se preparar, adequadamente, cada paciente, além de ponderarmos sobre a correcta indicação ou não da utilização das próteses de silicone.

Problemas como infecção e hematoma são pouco comuns, embora possam ocorrer em qualquer cirurgia. São tratados assim que diagnosticados. Cicatrizes inestéticas podem ocorrer, mas são raras.

A acumulação de líquido em volta da(s) prótese(s) pode ocorrer, mas também é raro (esta complicação designa-se de seroma).

A contratura capsular, que é a complicação conhecida como “rejeição” pela maioria dos(as) pacientes, que é pouco frequente nas mamoplastias de aumento, ainda é menos frequente nas cirurgias de aumento glúteos.

O perigo não é maior nem menor que uma viagem de avião ou de automóvel, ou mesmo o simples atravessar de uma rua.

10. Qual o tipo da anestesia utilizada?

Na maior parte dos casos, utiliza-se anestesia geral ou epidural com sedação.

11. Qual o período de internamento?

Geralmente o(a) paciente tem alta no dia seguinte.

12. São utilizados pensos?

Sim, são feitos pensos sobre a cicatriz. Na zona onde estão colocadas as próteses são colocadas umas fitas compressivas e, por vezes, é feito um “enfaixamento” local. Posteriormente, aconselha-se a utilização de uma cinta compressiva.

13. Quando são retirados os pontos?

Geralmente, não há necessidade de remover os pontos, pois é feita uma intradérmica com um fio absorvível.

14. Quando poderei tomar banho completo?

Geralmente, entre o segundo e o quarto dia de pós-operatório já pode tomar um banho completo. Antes disso, poderá tomar banho “à gato”, evitando molhar o local de incisão.

15. Qual a evolução pós-operatória?

Nunca se esqueça que, até que se atinja o resultado final, a área operada vai passar por várias fases. Se a sua preocupação for no sentido de “desejar atingir o resultado definitivo antes do previsto”, é aconselhável que não faça disto motivo de sofrimento: tenha a devida paciência, pois o seu organismo encarregar-se-á de, espontaneamente, fazer desaparecer todas as alterações que irão decorrer e que, infelizmente, poderão chamar a atenção de algum(a) amigo(a) que não se poupará à observação.

16. Será que isto vai desaparecer mesmo?

Deverá ser o seu médico a dar-lhe todos os esclarecimentos necessários para evitar qualquer preocupação e deixá-lo(a) mais tranquilo(a).

17. Quando poderei começar a fazer ginástica?

Pode começar a fazer exercício físico após 30 dias, com exercícios progressivos. As caminhadas podem ser iniciadas após 15 dias, e os exercícios que movimentam muito a região glútea, como andar de bicicleta, por exemplo, só deverão ser iniciandos após os 3 meses.

18. O que vem a ser a retração da cápsula?

É uma reacção exagerada da cápsula fibrosa que o organismo forma ao redor da prótese; isto determinará um certo grau de endurecimento à região, quando se apalpa. Esta fibrose ao redor do implante forma-se em todas as próteses, mas numa espessura que não causa problemas ou alterações.

Contudo, se esta cápsula for muito intensa as próteses poderão e deverão ser retiradas, através da mesma cicatriz.

Caso isso ocorra, o cirurgião e o paciente deverão ponderar sobre a conveniência, ou não, da reintrodução de próteses no mesmo acto cirúrgico ou num tempo posterior.

A retração da cápsula não reflecte a falta de experiência do cirurgião, mas sim, um comportamento próprio de cada organismo. Felizmente, no caso das próteses glúteas, esta complicação é muito rara.

19. Em que posição devo ficar no pós-operatório?

A posição indicada é de barriga para baixo nos primeiros dias (geralmente uma semana). Poder-se-á sentar apoiando mais as coxas a partir do terceiro dia, por períodos curtos, mas sem dúvida que a posição mais confortável é a de barriga para baixo.

Mas onde posso fazer uma gluteoplastia de aumento? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116/7.

Para mais informações sobre gluteoplastia de aumento visite o nosso site em www.faccia.pt

be a pal and share this would ya?
Aumento das nádegas: o que não deve deixar de saber!