Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Barriga lisa e bonita

Barriga lisa e bonita

A cirurgia ao abdómen, a chamada abdominoplastia, consiste num procedimento extremamente gratificante, estando indicada nos casos onde exista um excesso de pele acompanhado de flacidez da musculatura da região abdominal, o que geralmente ocorre após a gravidez ou após um emagrecimento acentuado.

Com a gestação, o crescimento do útero leva ao afastamento das fibras dos músculos retos abdominais, a chamada “diastase” tornando o abdómen proeminente e abaulado, por mais que a paciente recupere o seu peso após o parto. Além deste afastamento muscular, o estiramento da pele do abdómen na gestação leva à sua distinção no pós-parto, tornando muito difícil a recuperação natural do contorno corporal.lipoaspiração abdominal

Utilizando-se a técnica de ressecção em bloco, as incisões são meticulosamente calculadas de modo a dar origem a uma cicatrizes simétrica e ocultável pela roupa interior ou fatos de banho. Adicionalmente, o tratamento da musculatura abdominal permite a correção da flacidez muscular, permitindo delinear uma cintura e produzindo um abdómen muito mais jovial e harmonioso.

É muito comum, após o período gestacional, a ocorrência simultânea de flacidez abdominal com o esvaziamento e ptose (queda) das mamas. Nestes casos está indicado a realização simultânea de ambas as cirurgias, ou seja, de uma abdominoplastia e de uma cirurgia das mamas, o que nos E.U.A., desde há muitos anos, recebeu a simpática denominação de “The Mommy Makeover”, ou seja “A transformação da Mamã”.

Esta cirurgia combinada permite abordar concomitantemente as regiões que foram afetadas com a gestação e a amamentação, aproveitando-se um só procedimento cirúrgico para o efeito, o que significa um menor período de recuperação se compararmos com as duas cirurgias feitas separadamente.

Atenção especial deve ser dada à cicatriz umbilical, uma vez que esta é a região mais aparente com o uso de roupas de praia, tornando-se um foco frequente de queixas em casos mal operados.

A técnica de onfaloplastia (reconstrução da cicatriz umbilical) usada permite que a cicatriz fique por dentro do umbigo, minimizando o aspecto cicatricial e permitindo resultados muito naturais.

Em casos específicos, a cirurgia do abdómen pode ser complementado com a lipoaspiração para a obtenção de um melhor resultado, e naqueles casos em que exista uma hérnia umbilical, esta pode ser tratada também durante o mesmo procedimento.

A cirurgia do abdómen é realizada com anestesia geral, o que conduz a um maior conforto e segurança para o paciente e para o cirurgião.

Existem muitos casos, quando existe apenas um pequeno excesso de pele, pode estar indicado a realização de uma mini-abdominoplastia.

A mini-abdominoplastia não implica uma abordagem melhor ou mais moderna, mas trata-se de um procedimento menor, indicado para aqueles pacientes em que o excesso de pele é pequeno. Portanto, não devemos comparar a abdominoplastia e a mini-abdominoplastia como se uma técnica fosse melhor ou mais moderna que a outra, mas sim compreender qual delas constitui a melhor indicação para o paciente em questão. Realizar uma mini-abdominoplastia num paciente que tem uma indicação formal para a realização de uma abdominoplastia vai levar, necessariamente, a um resultado insatisfatório, uma vez que o excesso de pele não será removido adequadamente.

Do mesmo modo, é desnecessário efectuar uma abdominoplastia num paciente que apresente apenas um pequeno excesso de pele abaixo do umbigo, o que poderia ser bem corrigido com com a realização de uma mini-abdominoplastia, sem a necessidade de ampliar a cicatriz.

Em qualquer caso, a avaliação do cirurgião estético é fundamental para indicar a abordagem mais adequada paro o seu caso.

A realização deste tipo de cirurgia estética deve ser efectuada por um especialista cirurgião plástico e estético reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do respectivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

Não fique com dúvidas e antes de se decidir em fazer qualquer cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Para mais informações consulte o site www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Barriga lisa e bonita