Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Perguntas frequentes sobre a Blefaroplastia

Perguntas frequentes sobre a Blefaroplastia

Factores como a idade, a textura da pele, os distúrbios da acuidade visual, os problemas emocionais, etc., podem dar origem a perturbações a nível do território das pálpebras.

Muitas vezes o problema das pálpebras ocorre devido a outros factores clínicos, podendo não estar indicado a realização de qualquer cirurgia, como por exemplo, as olheiras”.

A cirurgia plástica das pálpebras corrige apenas os excessos de pele, gordura e flacidez muscular do território palpebral, podendo, em certos casos, melhorar o aspecto funcional além do estético, como por exemplo, no ectrópio senil.021_

As perguntas mais comuns em relação a esta cirurgia são:

1) Existe uma idade ideal para se fazer a pálpebras?

Não existe uma idade ideal, mas sim, uma oportunidade ideal.

Esta oportunidade é determinada pela presença do defeito a ser corrigido.

2) As cicatrizes são visíveis? Onde se localizam?

Sendo a pele das pálpebras de espessura muito fina, as cicatrizes tendem a ficar disfarçadas nos sulcos da pele.

Para tanto, deve ser aguardado o período de maturação das cicatrizes. Pela sua localização são passíveis de serem disfarçadas com uma maquilhagem ligeira, desde os primeiros dias.

3) Qual o tipo de anestesia?

Pela extensão da cirurgia e boa qualidade dos anestésicos, a maioria dos casos é operada sob anestesia local com ou sem sedação.

4) Há dor no pós-operatório?

Geralmente não, desde que o(a) paciente observe as recomendações do cirurgião. Ocasionalmente poderá ocorrer uma dor ligeira.

5) Os olhos ficam muito inchados e negros? Por quanto tempo?

O edema (inchaço) e as equimoses (nódoas negras) dos olhos variam de paciente para paciente.

Alguns casos apresentam-se com um aspecto bastante natural já na primeira semana. Mesmo assim, os três primeiros dias do pós-operatório são aqueles em que existem maiores alterações das pálpebras.

O uso de óculos escuros poderá ser útil nesta fase, assim como a utilização de compressas frias e colírios.

Sómente após o 3.º mês é que poderemos dizer que o edema residual é discreto.

6) É necessário internamento?

Não.

7) Quanto tempo dura a cirurgia?

Normalmente, em torno de 90 minutos.

Dependendo do caso, existem detalhes que podem prolongar este tempo.

Contudo, o tempo do acto cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico, pois, esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória.

8) O que são as nódoas negras ou avermelhadas observadas nos pós-operatórios?

Nada mais são do que a infiltração do sangue na pele subjacente, e mesmo na conjuntiva ocular, devidas ao próprio traumatismo cirúrgico.

Isto não constitui qualquer problema futuro e não é considerado como uma complicação.

9) Quando são retirados os pontos?

Os pontos das pálpebras são removidos após 72 horas normalmente.

10) Quando poderá ser utilizada maquiagem?

Em média 14 dias após a retirada dos pontos.

11) Quando atingirei o resultado definitivo?

Normalmente após o 3° mês, variando para mais ou para menos de acordo com a coloração da pele.

12) Os olhos ficarão tapados após a cirurgia?

Normalmente não.

É apenas recomendada a colocação de compressas frias por alguns dias, acto este controlado pelo(a) próprio(a) paciente, como profilaxia do edema acentuado, sempre de forma cuidadosa para que não haja uma queimadura na pele.

13) Afinal, o resultado compensa?

Certamente. É importante, no entanto, ter em consideração o facto de que a cirurgia das pálpebras não proporciona o rejuvenescimento geral da face, quando executada isoladamente.

Muitas pacientes esperam este resultado (rejuvenescimento) apenas com a realização da blefaroplastia.

O cirurgião plástico melhorará este território prejudicado pelos defeitos estéticos aí pré-existentes, tais como as bolsas de gordura, a flacidez e o excesso de pele.

O rejuvenescimento da face implica a realização de outras condutas associadas à blefaroplastia. Os “pés de galinha” não desaparecerão, devido à acção do músculo orbicular e à perda da elasticidade da pele remanescente. Para isto é necessário realizar outros procedimentos.

Nunca é demais salientar que a realização deste tipo de cirurgias estéticas devem ser efectuadas por um especialista, cirurgião plástico e estético, reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do respectivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

Não fique com dúvidas e antes de se decidir em fazer qualquer tratamento/cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Mas onde posso fazer uma Blefaroplastia? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116. Para mais informações sobre Blefaroplastia visite o nosso site em www.faccia.pt.

 

be a pal and share this would ya?
Perguntas frequentes sobre a Blefaroplastia