Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Blefaroplastia

Blefaroplastia

Considerados o espelho da alma e a vida do rosto, os olhos sofrem com os primeiros sinais de envelhecimento, a partir dos 30 anos, dando ao rosto um aspecto cansado, envelhecido e triste.

A blefaroplastia ou cirurgia das pálpebras é uma possibilidade que dispomos para apagar e corrigir estes sinais.

Na blefaroplastia são retirados o excesso de pele e as bolsas de gordura dos olhos que dão um ar cansado e envelhecido ao olhar.

Nalgumas pessoas, o passar dos anos provoca a queda do canto lateral dos olhos, expondo à conjuntiva – área branca dos olhos abaixo da íris –, agravando a aparência de envelhecimento.lábios

Este problema pode ser resolvido com a realização de uma cantopexia ou cantoplastia, técnica que reposiciona o canto lateral do olho através de um ponto de fixação aos ossos da órbita ao redor dos olhos.

A cirurgia das pálpebras rejuvenesce o rosto, tirando a sensação de peso e cansaço das pálpebras, deixando os olhos com um aspecto mais limpo.

A blefaroplastia está indicada em pacientes com excesso de pele e/ou gordura nas pálpebras e nos casos em que a pele das pálpebras superiores fica flácida e cai, atrapalhando a visão.

O procedimento também é usado nos casos em que as bolsas de gordura existentes nas pálpebras superiores e inferiores começam a ficar visíveis, por causa da flacidez da pele.

Desta forma uma das finalidades desta cirurgia também é eliminar a pele excedente e as bolsas de gordura das pálpebras.

Com a blefaroplastia os “pés de galinha” não desaparecerão por completo, mas o rosto vai ficar com aparência mais descansada e rejuvenescida.

Não existe uma idade ideal para corrigir o problema, mas ele geralmente ocorre depois dos 30 anos.

A blefaroplastia pode ser feita somente nas pálpebras superiores, somente nas inferiores ou nas duas.

Geralmente, a cirurgia das pálpebras é feita com anestesia local, com sedação prévia. Mas pode ser realizada com anestesia geral, a pedido do paciente ou indicação do médico.

Normalmente, a blefaroplastia demora cerca de uma hora e meia.

O edema ou inchaço varia de paciente para paciente e poderá ser mais intenso nos primeiros quatro dias após a realização da blefaroplastia, desaparecendo quase por completo dois meses após a operação.

Com uma evolução normal pós-operatória, o paciente poderá voltar às actividades normais entre quatro e sete dias.

Recomenda-se o uso de compressas com água fria ou soro fisiológico por alguns minutos, várias vezes ao dia.

Entre os cuidados especiais após a realização da blefaroplastia estão o evitar banhos quentes, sol e calor, que favorecem o aparecimento e manutenção do edemas e equimoses (nódoas negras).

Não deve coçar os olhos, ler ou assistir à televisão nas primeiras 24 horas e deve manter a cabeça sempre elevada.

Aparecimento de manchas causadas pela infiltração do sangue em volta ou na conjuntiva ocular devido ao traumatismo da cirúrgico.

As cicatrizes da cirurgia das pálpebra ficam disfarçadas pelos sulcos da pele. Elas praticamente desaparecem pelo terceiro mês.

Na pálpebra inferior, as bolsas de gordura podem ser eliminadas por via transconjuntival, sem cicatrizes exteriores.

A dor da blefaroplastia é perfeitamente suportável e não é de todo o que preocupa os pacientes.

A realização deste tipo de cirurgia estética deve ser efectuada por um especialista cirurgião plástico e estético reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do respectivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

 

Não fique com dúvidas e antes de se decidir em fazer qualquer cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Para mais informações consulte o site www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Blefaroplastia