Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Cirurgia de Face: Lifting facial

Cirurgia de Face: Lifting facial

A ritidectomia, lifting facial ou cirurgia de rejuvenescimento facial é uma cirurgia altamente gratificante, capaz de corrigir alterações da forma facial decorrentes de flacidez e rugas, ocasionadas por factores como a exposição solar excessiva e prolongada, a acção da força da gravidade e a contracção muscular repetida durante a expressão facial originando sulcos e rugas de expressão, que com o tempo se transformam em fracturas cutâneas, dando à face as características típicas da face do idoso, mesmo quando a idade do(a) paciente é muito inferior à aparente.

Existem vários de cirurgias da face.

A ritidectomia clássica consiste no descolamento da pele da face e do pescoço, e posterior tração no sentido postero-superior das camadas superficiais da face (pele e gordura) e da camada superficial aos músculos da expressão facial chamada de S.M.A.S (Sistema Músculo-Aponeurótico Superficial), seguida da remoção do excesso de pele facial e do pescoço. Como consequência desta cirurgia haverá duas cicatrizes imperceptíveis: uma na parte da frente e outra na parte de trás da orelha, em lugares de pregas naturais que as tornará imperceptíveis com o tempo.

No lifting facial completo são os terços superiores, médio e inferior da face; são feitas incisões na parte da frente e na parte de trás das orelhas, as quais se prolongam até as regiões temporais, seja dentro do cabelo ou na frente deste, dependendo do caso. Esta cirurgia permite o levantamento dos três terços da face e a remoção do excesso cutâneo, sendo indicada para pacientes com flacidez músculo-aponeurótica facial, acompanhada de excesso de pele na face e no pescoço e com queda das sobrancelhas.

A designação de mini-lifting ou lifting aberto do terço médio da face pode ser um engano. O melhor mesmo é não chamar a esta cirurgia de “míni-lifting” pois o termo “míni” denota um procedimento pequeno ou menor, o que não é verdade, já que é basicamente a mesma que foi descrita anteriormente, salvo pela ausência de incisão nas partes laterais da testa (regiões temporais). Este tipo de cirurgia é reservado para as pacientes mais jovens, com flacidez restrita à área das bochechas e pescoço, com excesso cutâneo e sem alterações da posição das sobrancelhas.

lifting facial - facciaNo caso de lifting cervical ou do terço inferior as incisões estão localizadas na parte posterior das orelhas desde o pólo superior destas até o lóbulo auricular, extendendo-se para trás até a raiz do cabelo. Descolamos toda a pele do pescoço e realizamos suturas no músculo cutâneo do pescoço (platisma) para corrigir a flacidez. Nalguns casos é necessário cortar pequenas porções do platisma para eliminar umas bandas verticais chamadas bandas platismais. Nesta cirurgia pode ser necessária também uma incisão sob o queixo para tratar a flacidez do mento e retirar a “papada”.

E como são realizadas estas cirurgias, em termos gerais?
1. A área é previamente marcada com a(o) paciente sentada(o)

2. O paciente é anestesiado, sendo feita a desinfecção do local

3. É marcada a incisão na prega localizada à frente e atrás das orelhas, descolando a pele de toda a área atrás da orelha, bochecha, pescoço e da região lateral da testa

4 Aplica-se tensão à musculatura superficial da face plicando-a com pontos de tração superior

5. Traciona-se a pele em sentido posterior e superior para calcular o excesso de pele a ser retirado

6. Resseca-se o excesso de pele à frente e atrás da orelha e coloca-se um dreno de aspiração para evitar hematomas que é retirado no dia seguinte ou em raros casos dois ou três dias depois.

7. A sutura da gordura e pele é feita com fio de nylon que é retirado entre o 5º e 8º día de pós-operatório.

Mas onde posso fazer um lifting facial? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116/7.

Para mais informações sobre lifting facial visite o nosso site em www.faccia.pt

be a pal and share this would ya?
Cirurgia de Face: Lifting facial