Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Cirurgia de Rejuvenescimento Facial

Cirurgia de Rejuvenescimento Facial

A cirurgia de rejuvenescimento facial, também conhecida como ritidectomia ou lifting facial, tem por objetivo restaurar a harmonia facial, atenuando os efeitos do envelhecimento biológico, mantendo contudo a naturalidade da expressão facial.

Pretende melhorar o aspeto da flacidez, das rugas profundas, dos sulcos, aprofundados com o tempo, reposicionando estruturas e retirando os excessos de pele da face e pescoço.

Infelizmente não conseguimos deixar uma pessoa “mais bonita” com esse procedimento, e o resultado compensador deve ser amplamente discutido antes da tomada de decisão em realizar a ritidectomia.

A cirurgia é única para cada pessoa, devendo ser planeada individualmente e dentro da realidade objetiva de cada caso em particular.

Não é possível prever quantos anos a pessoa vai rejuvenescer. A naturalidade do resultado vai depender do entendimento da pessoa que não é possível retardar o tempo, inclusive na face, nem prever um rejuvenescimento em anos.

01

Também não é possível manter o resultado através dos anos vindouros, onde os efeitos do tempo continuarão atuando no processo evolutivo do organismo. São utilizadas a anestesia local com sedação ou a anestesia geral para a realização desta cirurgia. O ato cirúrgico demora de 3 a 6 horas, dependendo do planeamento.

Sendo um procedimento delicado, o tempo deixa de ter importância, pois o que importa é a perícia, a
experiência, a prudência e a diligência com que o cirurgião plástico e estético trabalha, e não o tempo de cirurgia.

Os pensos são parte integrante do ato cirúrgico. No lifting facial, usamos um penso feito com compressas e ligaduras, chamado de “capacete”. As orientações em relação às trocas dos pensos são feitas pela equipe médica e dependem da evolução do paciente.

No pós-operatório em geral as dores não são intensas. O que normalmente é referido é um certo desconforto.

São prescritos analgésicos de uso comum e raramente é necessário medicações mais fortes para dor.

As cicatrizes se localizam dentro do couro cabeludo, na parte da frente das orelhas e atrás delas, e nas áreas de implantação dos cabelos. Não são pequenas, nem desaparecem, sendo permanentes. Tornam-se apenas discretas, tanto pela sua localização escondida ou camuflada, como pelo amadurecimento e clareamento das mesmas. Cada pessoa se comporta diferentemente da outra em relação à cicatrização, tendo um comportamento individual e com muitas variações.

Todas as cicatrizes passam por três fases, que não podem ser apressadas:

  • até o dia 30 são finas e pouco visíveis, podendo apresentar uma certa vermelhidão devido a reacção aos pontos ou ao penso.
  • do dia 30 ao mês 12 apresentam um espessamento natural, vermelhidão ou arroxeamento e ocorre mudanças na sua tonalidade.
  • do mês 12 ao mês 18 tornam-se habitualmente mais claras e mais finas, atingindo o seu aspecto definitivo. Qualquer avaliação do resultado só pode ser feita nesta fase.

Infelizmente não existe nenhuma forma de se prever o comportamento cicatricial de uma pessoa, nem exames complementares, nem cicatrizes anteriores. Cada cicatriz é uma nova viagem, de destino provável mas imprevisível, e devemos seguir as orientações para uma melhor chegada. Por isso, deve seguir aos cuidados pós-operatórios que lhe são indicados.

As drenagens linfáticas podem ser iniciadas no 2.º ou 3.º dia depois da cirurgia. Ajudam a reduzir os inchaços, o desconforto, as equimoses e a formação de nodulações. O número e a frequência são estabelecidos pela fisioterapeuta que a seguirá, de acordo com a sua evolução.

Só deve pintar os cabelos após o primeiro mês de pós-operatório. Os cabelos não são cortados na cirurgia, apenas presos levemente. É importante que não tenha compromissos sociais aos quais não posso faltar durante o primeiro mês.

Não se esqueça que irá ter edemas (inchaço), equimoses (manchas negras), aumento ou diminuição da sensibilidade, diferenças entre os dois lados, em maior ou menor grau, mas que estas alterações fazem parte da evolução pós-operatória normal e tendem a regredir com o tempo.

Nenhum resultado de lifting facial deverá ser avaliado antes de 3 meses depois da cirurgia. Tenha paciência. Toda a equipa está disponível para si 24h sobre 24h de forma a que todas as suas duvidas sejam esclarecidas de forma a minimizar a sua ansiedade.

Mas onde posso fazer uma lifting facial? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116/7.

Para mais informações sobre lifting facial visite o nosso site em www.faccia.pt

be a pal and share this would ya?
Cirurgia de Rejuvenescimento Facial