Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Cirurgia Estética com segurança

Cirurgia Estética com segurança

Fazer uma cirurgia estética hoje em dia é muito mais seguro do que foi há algumas décadas atrás.

Os equipamentos são mais modernos, as técnicas de anestesia oferecem um risco mais pequeno de causar complicações e os médicos estão melhor preparados para qualquer eventualidade.

Ainda assim, existem procedimentos e comportamentos perigosos.Cirurgia Plástica gemeos

Para que a sua cirurgia estética decorra com a maior segurança possível, deverá seguir algumas recomendações.

Antes de entrar no bloco operatório, deverá efectuar exames pré-operatórios de forma a efectuar o despiste das principais doenças que podem originar problemas, além de manter sob controlo as doenças crónicas, como a diabetes e a hipertensão.

Neste ponto convém chamar a atenção dos fumadores que devem ter alguns cuidados adicionais. A nicotina prejudica a circulação de sangue nos tecidos, favorecendo a má cicatrização e levando por isso a um pós-operatório mais demorado além de comprometer os resultados.

É aconselhável deixar de fumar, pelo menos três meses antes, e dois meses depois da cirurgia.

Deve ter em atenção que muitos dos medicamentos de uso frequente podem interferir na cirurgia. Existem muitas medicamentos ditos “naturais” que podem aumentar o risco de hemorragias e trazer riscos para o paciente. Como estes medicamentos não necessitam de receita médica para a sua compra, esses produtos passam a falsa ideia de que são inofensivos.

Outro grupo importante de medicamentos é o das “fórmulas” de emagrecimento.

A obesidade é um factor de risco para a cirurgia. Por isso, muita gente opta pelo uso deste tipo de medicamentos para perder peso rapidamente e se adequar às normas de segurança pré-operatórias.

Ainda na lista de comprimidos a serem evitados estão a aspirina, o acido acetilsalicilico e alguns anti-inflamatórios que alteram a coagulação do sangue.

Deverá igualmente procurar referências acerca do cirurgião plástico. Indicações de amigos e de outros médicos são sempre bem-vindas, mas não se restrinja a elas.

Outra medida importante é saber se o médico é especialista em cirurgia plástica e estética.

É também fundamental ter acesso fácil ao médico e disponibilidade para voltar ao consultório ou ao hospital se ele recomendar.

Seguir as orientações médicas depois da cirurgia é parte importante do processo.

As recomendações sobre repouso, actividade física, exposição ao sol, condução de veículos, alimentação e uso correcto da medicação e de cintas cirúrgicas também são critérios de segurança extremamente importantes.

A realização deste tipo de cirurgia estética deve ser efectuada por um especialista cirurgião plástico e estético reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do respectivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

Não fique com dúvidas e antes de se decidir em fazer qualquer cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

 

Para mais informações consulte o site www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Cirurgia Estética com segurança