Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Realize uma Cirurgia Estética com segurança

Realize uma Cirurgia Estética com segurança

Realize uma Cirurgia Estética com segurança

Hoje em dia, fazer uma cirurgia estética é muito mais seguro do que há décadas atrás.

Além de termos equipamentos mais modernos e técnicas anestésicas menos agressivas  que permitem oferecer um risco menor de causar complicações, os médicos estão melhor preparados para qualquer eventualidade que possa ocorrer.

Mas tem que ter noção que existem algumas situações que poderão aumentar os riscos de uma cirurgia estética.

Veja alguns pontos que deverá ter em atenção:

  1. Mantenha a sua saúde sem problemas

Antes de realizar qualquer procedimento cirúrgico, deve efectuar exames que devem ser observados pelo médico, pois só assim ele saberá como manter sob controle as eventuais doenças crónicas, como diabetes e hipertensão.

Os fumadores também precisam de cuidados especiais, pois a nicotina prejudica a circulação de sangue nos tecidos, favorecendo a má cicatrização.

Idealmente deve deixar de fumar, pelo menos, três meses antes e dois meses depois da cirurgia.

  1. Atenção aos medicamentos que toma habitualmente

É fundamental saber como os remédios que usa no dia-a-dia porque existem alguns que   interferem com a cirurgia.

Por exemplo, existem alguns medicamentos “naturais” que podem aumentar o sangramento e trazer riscos para a paciente.

Outro aspecto é a obesidade, que é um factor de risco para a cirurgia. Sabendo disso, muita gente opta pelo uso de medicamento para perder peso rápido e se adequar às normas de segurança pré-operatórias.

Ainda na lista de comprimidos a serem evitados estão a aspirina, o ácido acetilsalicilico e alguns anti-inflamatórios, que alteram a coagulação do sangue.

Já a isotretinoína, substância derivada da vitamina A e usada no tratamento da acne, pode mudar a síntese de colágeno na pele e, por isso, também atrazar a cicatrização.

Os anticoncepcionais também são perigosos para a cirurgia. O problema das pílulas e da reposição hormonal é o aumento da possibilidade de trombose. Mesmo assim, na maioria dos casos, não se deve suspender o seu uso porque existem medidas eficazes para prevenir este problema, como o uso de anti-coagulantes, de meias elásticas e de sistemas de massagem mecânica para as pernas.

  1. Procure referências sobre o cirurgião

É importante ter informações sobre a formação do cirurgião e saber se o médico é especialista em cirurgia plástica e estética.

Além das indicações de amigos e pacientes que já passaram efectuaram cirurgias com esse médico pode consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética.

  1. Saber todos os detalhes

O local onde será realizada a cirurgia também determina o nível de risco. Deverá efectuar a sua cirurgia em estruturas, clinicas ou hospitais, devidamente licenciados pelas entidades oficiais.

  1. Seguir as orientações do pós-operatório

Seguir as orientações médicas depois da cirurgia é uma parte fundamental do processo e meio caminho para obter bons resultados.

As recomendações sobre o repouso, a actividade física, a exposição ao sol, a alimentação e o uso da medicação e de cintas cirúrgicas também são essenciais.

Caso não siga as orientações do médico pode abrir espaço para o surgimento de infecções, manchas, aderências, fibroses e problemas de cicatrização, o que, obviamente, vai interferir com o resultado final do procedimento.

Nunca é demais salientar que a realização deste tipo de cirurgias estéticas deve ser efectuada por um especialista cirurgião plástico e estético reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do  respectivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

Não fique com dúvidas e antes de se decidir em fazer qualquer cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Mas onde posso fazer uma cirurgia plástica? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116. Para mais informações sobre cirurgias plásticas visite o nosso site www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Realize uma Cirurgia Estética com segurança