Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Cirurgia plástica em idosos

Cirurgia plástica em idosos

A Sociedade Americana de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS) revela que 10% das pessoas que realizaram cirurgias plásticas nos Estados Unidos em 2013 tinham mais de 65 anos.

Ao contrário do que se costuma imaginar, a cirurgia plástica em idosos não é mais arriscada do que em adultos ou jovens.

A idade por si só não é um factor de risco para uma cirurgia, o que é levado em conta é a saúde do paciente.

Uma cirurgia plástica num jovem hipertenso, por exemplo, é mais arriscada do que num idoso com a saúde controlada.

Contudo, os idosos precisam de cuidados especiais e a recuperação costuma ser mais lenta.

Não obstante, o idoso deve evitar cirurgias combinadas porque estas são mais prolongadas e têm um maior impacto na recuperação pós cirúrgica.

Outro detalhe relevante é em relação à anestesia.

Existem medicamentos que circulam mais tempo no organismo.

Por isso, é preciso administrar medicamentos que sejam específicos para essa faixa etária e numa quantidade correcta, além de ter uma equipa médica que seja especializada no cuidado com idosos.

Em relação à recuperação pós cirúrgica, o idoso vai demorar mais tempo para retomar as suas atividades do dia-a-dia, sejam elas o regresso ao trabalho, a realização de atividades físicas ou até mesmo o uso de alguns produtos estéticos.

O rejuvenescimento da face é um dos procedimentos cirúrgicos mais procurados por quem já ultrapassou os 60 anos.

No entanto, cirurgias que antes eram mais realizadas por pessoas mais jovens passaram a ser de interesse dos que já estão na terceira idade, como é o caso da lipoaspiração e da mamoplastia de aumento.

No caso das cirurgias no rosto, o paciente ganha um rejuvenescimento de cerca de 10 anos, dependendo da qualidade da pele antes da cirurgia.

Este é um objetivo totalmente alcançável e que não depende da idade em que o procedimento é feito.

Actualmente, a cirurgia plástica mais procurada por portugueses acima dos 60 anos é a das pálpebras.

A cirurgia ao nariz, os implantes capilares e a
vêm a seguir no que diz respeito aos homens. No caso das mulheres, o lifting facial, a mamoplastia com prótese e a lipoabdominosplatia (técnica que combina a lipoaspiração e abdominoplastia) são as mais procuradas nesta faixa etária.

A realização deste tipo de cirurgias estéticas deve ser efectuada por um especialista cirurgião plástico e estético reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do respectivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

 

Não fique com dúvidas e antes de se decidir em fazer qualquer cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Para mais informações consulte o site www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Cirurgia plástica em idosos