Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Descubra tudo sobre cirurgias estéticas e cicatrizes

Descubra tudo sobre cirurgias estéticas e cicatrizes

Descubra tudo sobre cirurgias estéticas e cicatrizes

Por mais excitante e motivador que uma cirurgia plástica seja, às vezes, o medo de uma má cicatrização desencoraja as pessoas a se submeterem a estes procedimentos. Descubra tudo sobre cirurgias estéticas e cicatrizes.

Esta privação, porém, pode ser evitada caso a paciente esteja munida de informação e saiba como proceder após a operação. Alguns aspectos sobre o tema merecem ser esclarecidos para que sejam evitadas surpresas.

Em primeiro lugar, é preciso ter mente que toda a cirurgia, plástica ou não, resulta numa cicatriz. Ela pode ser discreta e praticamente imperceptível ou ser evidente, de diferentes tamanhos e coloração. Os factores determinantes para a caracterização da cicatriz são a genética da paciente e o tratamento dado à mesma após a operação.

Uma regra geral para quem se submete a uma cirurgia plástica é fugir do sol, pelo menos, nos primeiros 30 dias de recuperação. O uso de protetor solar é igualmente importante e indispensável, mesmo após a cicatrização. A exposição solar pode causar escurecimento da cicatriz e tornar as equimoses permanentes, isto é, as manchas arroxeadas provenientes da própria cirurgia. Além disso, a dilatação dos vasos sanguíneos causada pelo calor solar aumenta o inchaço. Só deve apanhar sol quando a cicatriz assume a tonalidade normal da pele da paciente.

Outros aspectos que podem prejudicar a cicatrização são o tabagismo e a dieta hipoproteica. O primeiro, porque dificulta a distribuição de sangue e oxigénio. Já o segundo compromete o fornecimento das proteínas necessárias para a recuperação dos tecidos e cicatrização.

Entre os fatores genéticos que aumentam ou diminuem as chances de que se formem cicatrizes hipertróficas ou quelóides, destaca-se a idade e o tipo de pele. Crianças e adolescentes em fase de crescimento apresentam uma maior taxa de produção de células, enquanto os adultos e os idosos só têm capacidade de repôr as já existentes. Além disso, os negros e asiáticos são mais propensos a desenvolverem cicatrizes hipertróficas.

Os cuidados com a cicatriz devem ser adotados assim que o médico retirar os pontos cirúrgicos. Caso a tendência para formação de cicatrizes hipertróficas seja detectada, o tratamento deve ser iniciado logo.

A realização de qualquer tipo de cirurgia estética deve ser efetuada por um especialista cirurgião plástico e estético reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do  respectivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

Não fique com dúvidas. Antes de se decidir em fazer qualquer tratamento/cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Mas onde posso fazer um cirurgias estéticas? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116. Para mais informações sobre cirurgias estéticas visite o nosso site www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Descubra tudo sobre cirurgias estéticas e cicatrizes