Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Cirurgias plásticas mais populares em cada faixa etária

Cirurgias plásticas mais populares em cada faixa etária

Cirurgias plásticas mais populares em cada faixa etária

A cirurgia plástica e estética é cada vez mais comum hoje em dia e o seu poder de transformação incentiva homens e mulheres. Ao contrário da maioria das cirurgias, as cirurgias estéticas não são medicamente necessárias, o que torna difícil fazer uma análise demográfica.

Se, por um lado, as necessidades individuais e os objetivos são diferentes de pessoa para pessoa, é possível fazer uma avaliação das cirurgias por grupo etário, porque certos procedimentos são consistentemente populares em determinadas idades.

A rinoplastia – alteração da forma do nariz – é cada vez mais comum entre os 16 e os 19 anos, principalmente porque o nariz com que nascemos é o nariz que teremos para o resto das nossas vidas.

Enquanto outras partes do corpo podem alterar-se devido ao envelhecimento ou ao estilo de vida da pessoa, o nariz é a parte do corpo que muda menos, tanto na forma como na estrutura. A pele perde firmeza e as cartilagens podem perder a sua força, mas no geral as características que o definem permanecem as mesmas ao longo da vida. Adolescentes perto da idade adulta muitas vezes optam por este procedimento para melhorar a sua aparência e autoestima.

Entre os 20 e os 29 anos, o procedimento estético mais comum é o aumento mamário. Normalmente, por esta altura as mamas já estão completamente formadas tanto no tamanho como na forma. Alterações de peso, gravidez e estilo de vida (por exemplo, utilização ou não do sutien) podem alterar o tamanho e a forma das mamas, mas de uma forma impossível de prever. Esta é uma fase em que a imagem é muito importante para as mulheres, que procuram este tipo de cirurgia para aumentar a sua confiança e melhorar as proporções do seu corpo.

Quando chegam aos 30, o metabolismo de mulheres e homens começa a ficar mais lento. Começam a notar uma mudança na forma e os nossos corpos retêm gordura mesmo fazendo exercício regularmente e mantendo uma alimentação saudável. Determinadas partes do corpo armazenam gordura que se torna difícil de perder mesmo com um estilo de vida saudável. A lipoaspiração é o procedimento a que recorrem nessa altura. Com a existência de novas formas de lipoaspiração menos invasivas e mais seguras, como a Smarlipo, verificou-se um aumento de procura por este tipo de cirurgia.

Aos 40 começa realmente a definir-se o processo de envelhecimento. É à volta dos olhos e na testa que começamos a observar os primeiros sinais de envelhecimento. A pele em torno dos olhos tende a enrugar e a ganhar alguma flacidez e a pele por cima dos olhos e na testa pode começar a abater, dando uma aparência cansada ou abatida. Portanto, é entre os 40 e os 55 anos que é mais provável fazer um lifting ou uma blefaroplastia (cirurgia das pálpebras) para minimizar estas alterações.

Por fim, a partir dos 55 anos, o lifting é um procedimento extremamente popular. Nestas idades muitas áreas faciais mostram sinais de envelhecimento: as bochechas e os cantos da boca tendem a descair, a pele do pescoço e o queixo adquirem flacidez e aparecem papadas. É necessário um procedimento que faça um rejuvenescimento de toda face. Um lifting ajuda a restaurar uma aparência mais jovem ao dedicar-se diretamente a estas áreas, incluindo as pálpebras e o pescoço.

É certo que todos envelhecemos de forma diferente e os objetivos de cada um também diferem, pelo que aquilo que resulta para uns pode não ser o indicado para outros. Por isso, marque uma consulta e explique ao cirurgião plástico os seus objetivos para que, em conjunto, possam decidir qual é o melhor método para os atingir.

A realização de qualquer tipo de cirurgia estética deve ser efetuada por um especialista cirurgião plástico e estético reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do  respectivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

Não fique com dúvidas. Antes de se decidir em fazer qualquer tratamento/cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Mas onde posso fazer uma cirurgia plástica? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116. Para mais informações sobre cirurgia plástica visite o nosso site www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Cirurgias plásticas mais populares em cada faixa etária