Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Como acabar com a flacidez?

Como acabar com a flacidez?

A flacidez existente em algumas zonas do corpo e que tanto incomoda inúmeras pessoas pode ser resolvida com recurso a várias técnicas.

A flacidez pode ser uma consequência de várias situações, como a gravidez, o sedentarismo ou devido a características genéticas dos tecidos de cada pessoa.

A causa da flacidez pode ser cutânea ou muscular.

A pele do nosso corpo durante o processo de envelhecimento sofre uma diminuição do turgor e da elasticidade.

Com a passagem dos anos começam a surgir as acumulações de gordura que vão deformando determinadas regiões, como o abdómen, os flancos, as nádegas, a face interna dos braços e das coxas, a face e o pescoço.

A flacidez da pele pode ser intrínseca, determinada por fatores genéticos, ou extrínseca, determinada pela alimentação, pela ausência de cuidados com a pele ou por determinados hábitos prejudiciais, como o tabaco).

Existem muitas teorias que tentam explicar ou justificar o processo de envelhecimento.

O órgão em que mais precocemente se evidencia o envelhecimento é a pele, embora se vá estabelecendo de uma forma gradual.lipoaspiração

Há medida que os anos passam, o colagéneo que é um componente fundamental do tecido conjuntivo torna-se gradualmente mais rígido e com renovação celular mais lenta, enquanto que a elastina, o outro componente do mesmo tecido, vai perdendo a sua elasticidade natural devido à redução do número de fibras e outros componentes.

Assim, com o envelhecimento, a derme vai sofrendo uma redução da sua espessura e da sua elasticidade devido à perda do colagéneo e das fibras elásticas.

Dispomos de uma forma de avaliar a flacidez com os dedos (polegar e indicador) em forma de pinça, apertando e esticando a pele.

Se ao se soltar a pele, esta voltar ao normal e ficar esticada, não há flacidez de pele, porém, se demorar a retornar à posição original, existe a flacidez.

A hipotonia muscular ou flacidez do músculo refere-se à diminuição do tónus muscular, estando o músculo pouco consistente e frouxo.

Os músculos, mesmo em repouso, possuem um estado permanente de tensão que é conhecido como tónus muscular.

O tónus muscular está presente em todas as funções motoras do organismo como o equilíbrio postural, a coordenação motora, os movimentos em geral, etc..

Após a terceira década de vida, inicia-se uma progressiva e contínua perda de massa muscular esquelética, e parte da perda muscular é substituída por gordura.

A flacidez muscular mais evidente é a do abdómen ou barriga, evidenciando-se um abdómen protuberante e distendido.

Contuso, a flacidez muscular pode ocorrer em várias partes do corpo, como os braços, as pernas e o pescoço.

Um dos factores que ocasionam a flacidez muscular é a falta de exercício físico, pois quando os músculos não são solicitados adequadamente as fibras sofrem atrofia. O sedentarismo é considerado um dos factores mais frequentes para o seu aparecimento, seguido pela perda de massa muscular e aumento de acumulação de gordura decorrentes do envelhecimento fisiológico.

Além de recomendarmos a prática de actividades físicas e uma alimentação adequada, também recomendamos a correção cirúrgica das áreas de flacidez cutânea ou muscular, de acordo com cada caso especifico.

As cirurgias que poderão ser necessário realizar são as mais variadas e podem ir desde uma abdominoplastia, passando por uma mamoplastia com ou sem colocação de próteses, lifting das coxas, lifting dos braços, lifting da face e pescoço, entre outras.

A avaliação do cirurgião plástico e estético é fundamental para a determinação do tratamento ou cirurgia mais adequado em cada caso.

A realização deste tipo de cirurgia estética deve ser efectuada por um especialista cirurgião plástico e estético reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do respectivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

Não fique com dúvidas e antes de se decidir em fazer qualquer cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Mas onde posso acabar com a flacidez? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116.

Para mais informações sobre flacidez visite o nosso site em www.faccia.pt

be a pal and share this would ya?
Como acabar com a flacidez?