Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Como é feita a Lipoaspiração?

Como é feita a Lipoaspiração?

Como é feita a Lipoaspiração?

A lipoaspiração é uma técnica cirúrgica especialmente indicada para tratamento de gordura localizada.

Com a lipoaspiração e através de pequenos cortes na pele e introdução de cânulas metálicas, realiza-se a sucção da gordura (ou adiposidade) localizada.

Essa técnica teve origem na década de 70 e revolucionou o tratamento do contorno corporal, tornando-se uma das cirurgias plásticas mais realizadas em todo o mundo.

Quais os pacientes que mais beneficiam da lipoaspiração?

  •         Pacientes sem obesidade
  •         Paciente com gorduras localizadas, que se mantêm mesmo com uma dieta equilibrada e a prática de exercícios físicos
  •         Paciente com pouca, ou nenhuma, flacidez de pele
  •         

Qual a diferença entre lipoaspiração e lipoescultura?

Na lipoaspiração removemos as gorduras localizadas, e na lipoescultura utilizamos essa gordura retirada para aumentar áreas corporais que necessitem de mais volume (geralmente os glúteos, aumento mamário, reposição de volume facial, rejuvenescimento das mãos, engrossamento das canelas, tratamento de cicatrizes aderentes, etc.).

Quantos litros de gordura são retirados numa lipoaspiração?

Não há um volume pré-estabelecido.

Cada paciente tem uma determinada quantidade de gordura localizada. Por isso, apesar de ser uma pergunta frequente, não podemos planear uma lipoaspiração em função da quantidade de gordura a ser aspirada mas sim no tratamento da área de gordura localizada e aprimoramento do contorno corporal.

Além disso, há um limite de segurança preconizado: não se deve lipoaspirar mais de 7% do peso corporal do paciente.

A lipoaspiração pode ser feita para perda de peso?

Não. A lipoaspiração não esta indicada para pacientes obesos e não substitui hábitos saudáveis como uma dieta equilibrada e a prática de exercícios físicos regulares.

Além disso, a lipoaspiração em obesos é mais arriscada e o resultado não é satisfatório, pois lipoaspirar apenas 7% do peso desses pacientes geralmente não oferece uma melhora significativa no contorno corporal.

Onde ficam as cicatrizes?

lipoaspiração e lipoescultura

 

As cicatrizes ficam escondidas em sulcos ou pregas naturais do corpo ou sob a roupa íntima.

A quantidade de incisões necessárias varia de acordo com as localizações das adiposidades. Os pontos são retirados após 10 dias.

Que tipo de anestesia é usado?

  •         No caso de pequenas acumulações de gordura o procedimento pode até ser feito sob anestesia local (mini-lipo).
  •         Já no caso de lipoaspiração de várias áreas corporais, o ideal é a anestesia local com sedação ou a anestesia geral.
  •         

Quanto tempo dura a cirurgia?

A duração da lipoaspiração varia de 1-3h, de acordo com a extensão das áreas a tratar.

Quanto tempo de internamento?

  •         No caso da mini-lipo sob anestesia local não há internamento e a paciente pode sair cerca de 1 h após a realização do procedimento.
  •         Já no caso de uma  lipoaspiração corporal, o tempo de internamento varia de 8-24h de acordo com a extensão do procedimento.
  •         

Quais os cuidados no pós operatórios?

  •         Usar cintas compressivas no mínimo 30 dias
  •         Evitar banhos muito quentes na primeira semana
  •         Fazer drenagem linfática que pode ser iniciada por volta do 4.º- 5.º dia de pós operatório e deve ser mantida no 1.º mês.

Quando é possível voltar a fazer atividades físicas?

As atividades físicas leves, e sem carga, podem ser iniciadas após o 10.º dia.

Já as actividades em geral podem ser iniciadas após o 30.º dia, mas pode variar de acordo com a extensão da cirurgia.

Quando é possível observar o resultado definitivo?

Em cerca de 4 a 6 meses, mas os pacientes que continuam a fazer a drenagem linfática semanal costumam ter resultados mais rápidos.

Não fique com dúvidas. Antes de se decidir em fazer qualquer tratamento/cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Mas onde posso fazer uma lipoaspiração? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116. Para mais informações sobre lipoaspiração visite o nosso site www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Como é feita a Lipoaspiração?