Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Conheça os Diferentes Tipos de Implantes Mamários

Conheça os Diferentes Tipos de Implantes Mamários

Conheça os Diferentes Tipos de Implantes Mamários

Os implantes mamários podem estar indicados em duas situações: aumentar o tamanho das mamas ou reconstruí-las (como nas situações após tratamento de neoplasias da mama).

Como cada mulher tem uma forma de mama única e, também, desejos singulares, “aumentar o tamanho das mamas” pode ser um pouco genérico demais, pois existem vários tipos de próteses de mama. Algumas servem para dar mais projeção e outras, por exemplo, preenchem a parte de cima (o colo). Os implantes mamários diferem no volume (quantidade de mililitros), perfil, tipo e preenchimento.

Tipos de implantes mamários – volume e perfil

O volume dos implantes a serem colocadas na mamoplastia de aumento é definido depois de uma avaliação feita pelo cirurgião plástico. É considerado o desejo da paciente, as medidas do seu tórax, a sua altura e o tamanho e forma da mama existente.

O perfil dos implantes tem bastante impacto na primeira decisão. O volume em mililitros dos implantes dá origem a uma aparência diferente de acordo com o perfil que tenham.

Os implantes de perfil baixo têm uma base mais larga e uma altura mais baixa. As próteses desse tipo estão indicadas para mulheres que desejam um maior preenchimento do colo e pouca projeção para frente.

Os implantes de perfil alto possuem uma base menor e uma altura maior. São utilizados quando se deseja uma maior projeção para a frente, sem preencher muito o colo mamário.

As próteses de perfil anatómico têm uma forma de gota e projetam menos as mamas para frente, quando comparadas às de perfil alto. Estão recomendadas para mulheres que já possuem umas mamas com boa forma e contorno e desejem um aumento de tamanho proporcional.

Mamoplastia de Aumento

Tipos de implantes e preenchimento

Outra característica importante é o tipo de implante que se usa na cirurgia. Esta característica tem uma influência direta no resultado final e na recuperação da cirurgia:

  • Implantes lisos: aumentam o risco de complicações porque não aderem facilmente aos tecidos adjacentes;
  • Implantes texturizados: são os tipos de implantes mais usados nas mamoplastias de aumento, pois a sua superfície contém microrugosidades que facilitam a adesão aos tecidos.

Os tipos de implantes mamários também variam de acordo com o seu material de preenchimento. Este material pode ser soro fisiológico ou gel de silicone.

Mamoplastia de Aumento 

O soro fisiológico deixa as próteses mais duras e artificiais ao toque. A sua peculiaridade é que a substância só é injetada dentro das próteses depois destas serem colocadas nas mamas. O cirurgião utiliza uma seringa para as preencher com a quantidade de mililitros estipulada.

A outra opção é o gel de silicone, que é o tipo de preenchimento mais conhecido e utilizado. Atualmente, o silicone usado é de gel coesivo por ser mais seguro que o líquido. Caso ocorra uma ruptura na prótese, as hipóteses de o gel coesivo vazar são muito pequenas. Além disso, a sua densidade e textura parecem-se muito com as do tecido mamário.

Uma escolha bem fundamentada dos implantes em cada mamoplastia de aumento proporciona resultados naturais, de acordo com o tipo de físico de cada mulher e é essencial para a segurança e saúde da paciente.

Impantes mamários

Implantes de silicone

A realização de qualquer tipo de cirurgia estética deve ser efetuada por um especialista cirurgião plástico e estético reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do respetivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na atualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

Não fique com dúvidas e antes de se decidir em fazer qualquer cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

mamoplastia de aumento

Mas onde posso fazer uma mamoplastia de aumento? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116. Para mais informações sobre mamoplastia de aumento visite o nosso site www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Conheça os Diferentes Tipos de Implantes Mamários