Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Consulta de cirurgia plástica: online ou presencialmente?

Consulta de cirurgia plástica: online ou presencialmente?

Consulta de cirurgia plástica: online ou presencialmente?

Com a propagação da Covid-19 e consequente adoção de novas medidas e práticas, várias áreas de serviços (dentro e fora da saúde) desenvolveram soluções que permitem a realização da sua atividade de forma remota. Na área da cirurgia plástica, como sabemos, tem de haver contacto físico para a efetivação da cirurgia. No entanto, na Clínica Faccia desenvolvemos a modalidade de consultas online, que pode ser aplicada no pré e no pós-operatório.

As consultas online surgem, então, como uma solução dos tempos modernos, com recurso a tecnologias que já existiam e que são, agora, aplicadas à área da saúde.

Como decorre uma consulta online de cirurgia plástica?

A consulta online não é uma novidade, mas só agora começou a ser uma prática comum. Na Faccia, o processo de marcação e realização de uma consulta online é muito simples. Só tem de entrar em contacto connosco para marcar o dia e hora da consulta. Iremos validar a marcação e, depois, a consulta decorre por videochamada, recorrendo à aplicação ou software que prefira.

Numa consulta online de cirurgia plástica há, claro, limitações. No entanto, estas consultas permitem a observação do médico e respetivo acompanhamento, tal como numa consulta presencial. Há situações em que a consulta online é a mais adequada; outras existem em que recomendamos vivamente que faça a consulta presencial.

Qual a consulta de cirurgia plástica mais indicada para mim: online ou presencial?

A consulta mais indicada para si dependerá de várias questões: já conhece o médico e as instalações? Tem em sua casa as condições necessárias para que a consulta online decorra sem percalços? Qual é o propósito da sua consulta? Procura apenas esclarecimentos sobre determinada cirurgia ou está já a preparar-se para o grande dia? Será necessária uma observação muito detalhada do seu corpo? Encontra-se nas proximidades da clínica?

Todas estas questões são importantes quando está a decidir se prefere marcar uma consulta online ou presencial.

Quando faz sentido marcar uma consulta online de cirurgia plástica?

A consulta online pode ser uma boa solução em várias situações. A principal situação em que recomendamos a consulta online é se não está em Portugal ou se não está perto da nossa clínica. Nestes casos, podemos fazer toda a preparação online, tendo apenas de se deslocar à clínica no dia da cirurgia. Este processo é mais desafiante, tanto para a equipa médica como para o paciente, uma vez que é mais difícil criar empatia e pode haver obstáculos técnicos a uma observação correta do paciente. No entanto, temos vários métodos para ultrapassar esses obstáculos e, embora não seja a melhor solução, esta é uma solução perfeitamente viável.

Por outro lado, a consulta online também é perfeitamente adequada caso já conheça o médico (por exemplo, se já fez outra cirurgia plástica na nossa clínica) e apenas procure aconselhamento para um novo procedimento. Neste caso, o médico já conhecerá as suas características e conseguirá dar-lhe o devido aconselhamento.

Caso esteja a ponderar marcar uma consulta online mas tenha receio de não receber a mesma qualidade de serviço, não precisa de se preocupar. Todas as consultas online são administradas pelos mesmos médicos que dão consultas nas clínicas, que estão devidamente formados para dar consultas online. Além disso, tecnologias como o Crisalix, que permitem fazer uma simulação 3D do resultado da sua cirurgia, já podem ser utilizadas remotamente.

A consulta de cirurgia plástica online tem várias vantagens: mantém-se no conforto de sua casa, mantém o distanciamento social e tem menos custos. No entanto, é importante lembrar que a clínica está perfeitamente preparada para acolher os pacientes em plena segurança pelo que, caso tenha essa possibilidade, é sempre melhor deslocar-se às nossas instalações.

Quando devo optar pela consulta de cirurgia plástica presencial?

Devemos começar por dizer que a consulta presencial é quase sempre a melhor solução (exceto se não está perto da nossa clínica).

Há uma situação específica em que não recomendamos a consulta de cirurgia plástica online: caso seja a sua primeira consulta na Faccia e, especialmente, caso seja a sua primeira consulta de cirurgia plástica. Nestes casos, e se tiver possibilidade de o fazer, deve sempre deslocar-se à clínica, uma vez que é importante conhecer pessoalmente o espaço e a equipa.

No geral, as vantagens da consulta presencial são mais relevantes do que as vantagens da consulta online.

Em primeiro lugar, a consulta presencial irá permitir ao médico fazer uma observação mais detalhada do seu corpo, sem qualquer obstáculo tecnológico (por exemplo, fotografias ou vídeos de qualidade insuficiente). É vantajoso que esta observação real seja feita numa fase inicial do processo, em oposição a ser feita no dia da cirurgia.

Por outro lado, deslocando-se às nossas instalações irá ter contacto real com o médico, a equipa e o espaço. Assim, poderá avaliar se está confortável com as condições nas quais a sua cirurgia será feita e conseguirá criar uma relação de empatia com a equipa médica. Além disso, criando esta relação ser-lhe-á muito mais fácil expor as suas preocupações, dúvidas e questões. Isto irá trazer-lhe muita tranquilidade no dia da cirurgia, uma vez que saberá que irá para um espaço que lhe agrada com uma equipa em que confia.

Por fim, a consulta presencial dá-lhe acesso a equipamentos mais avançados que provavelmente não terá em sua casa. É o caso dos óculos de realidade virtual, que lhe premitem ver uma simulação 3D do seu corpo após a cirurgia como se ele já fosse real (em oposição a vê-la num ecrã).

Qual das duas é melhor para mim?

Em suma, a consulta online é uma solução viável, principalmente caso não se encontre nas proximidades da clínica. No entanto, a consulta presencial é sempre mais recomendada, especialmente caso seja a sua primeira consulta.

Marque a sua consulta (online ou presencial) entrando em contacto connosco.


Formulário de Contacto


Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

be a pal and share this would ya?
Consulta de cirurgia plástica: online ou presencialmente?