Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

As fases de desenvolvimento da Mama

As fases de desenvolvimento da Mama

As fases de desenvolvimento da Mama

Ao longo da vida, o ser humano vai sofrendo várias alterações que modificam o funcionamento e a estrutura do nosso corpo. Mas sabia que as mamas também sofrem alterações relacionadas com as suas diferentes fases de desenvolvimento? Tal como todo o nosso organismo, a mama também sofre alterações ao longo dos anos, nomeadamente modificações relacionadas com alterações hormonais. Estas mudanças que se vão registando ao longo da vida são provocadas por duas hormonas: o estrogénio e a progesterona.

Começando na puberdade e acabando na menopausa, conheça todas as alterações que as mamas da mulher sofre.

Puberdade

A puberdade é conhecida como a altura da vida em que o corpo sofre mais alterações. As mudanças hormonais revelam-se a partir dos 9 anos, mas a verdade é que não existe uma idade mínima para o início da puberdade. A presença do estrogénio e da progesterona permite que a rapariga comece a sentir algumas alterações na mama antes de ter o período menstrual. Normalmente, a mama parece mais pesada e cheia, e pode dar a sensação da presença alguns caroços. É também nesta fase que a rapariga pode ter dores mamárias relacionadas com o ciclo menstrual. Algumas mulheres permanecem com essa sensação durante toda a vida: dores mamárias cíclicas.

Gravidez

Sabia que muitas mulheres começam a suspeitar de uma gravidez após notarem alterações mamárias, como hipersensibilidade, formigueiro ou ardor? Nesta fase, os níveis de estrogénio e de progesterona aumentam exponencialmente fazendo com que a fisiologia das mamas mude.

Esta é a fase da vida na qual a mama muda mais, em comparação com os outros períodos. Além do aumento, os canais galactoforos aumentam para que seja possível produzir leite materno.

Amamentação

Durante esta fase, a mulher produz grandes quantidades de leite, o que resulta numa variação de tamanho da mama ao longo do dia. Nos primeiros meses de amamentação, a mulher continuará a senti-las bastante cheias. No entanto, quando terminar, a mama voltará a ser mais ou menos o que era antes da gravidez, apesar de poderem ficar com um tamanho diferente e menos firmes.

Menopausa

Depois dos 30 anos, o tecido glandular começa a ser substituído por gordura. Devido à produção de hormonas, esta é uma fase de muitas alterações no corpo da mulher. À medida que os níveis de estrogénio diminuem, as mamas alteram de tamanho, perdem firmeza e ficam mais flácidas e descaídas. Aqui é mais comum notar a formação de quistos mamários e é importante ser acompanhada por um médico que esteja familiarizado com todas estas mudanças.

Não importa a idade nem a fase de vida onde se encontra, é importante conhecer o seu corpo e estar alerta para possíveis perturbações. Caso registe alguma anormalidade, dirija-se ao médio. Faça ecografia e mamografia com regularidade, não esquecendo as clavículas e axilas.

be a pal and share this would ya?
As fases de desenvolvimento da Mama