Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Dúvidas e inseguranças sobre próteses de silicone

Dúvidas e inseguranças sobre próteses de silicone

cont

Este é um tema que levanta muitas questões e inseguranças.

Aqui vai encontrar mais algumas respostas simples às principais perguntas sobre mamoplastia de aumento com próteses de silicone.

É possível ter ideia de como vai ficar o resultado da minha cirurgia?

Muitas pacientes chegam à consulta após analisarem fotos de pessoas que já efectuaram uma mamoplastia de aumento  com alguma ideia do tamanho da prótese que gostariam de colocar.

O problema, é que nem sempre o tamanho do implante mamário que teve um bom resultado numa pessoa, dará o mesmo efeito em si. O melhor é não perder tempo com essa escolha. Escolha um cirurgião plástico da sua confiança e juntos decidam qual a melhor opção para si.

Pode se surpreender com esta afirmação, mas é muito raro duas mulheres possuírem os seios exactamente iguais.

Para escolher o tamanho mais indicado de implante para cada mulher, o cirurgião plástico necessita sempre fazer uma avaliação muito cuidadosa, levando em conta o corpo de cada mulher, os seus desejos e expectativas, a quantidade de seio já existente, a qualidade e quantidade da pele, etc..

Existem sistemas 3D que permitem a simulação do resultado após a realização da cirurgia o que é uma óptima ajuda para si.

Tomo pílula anticoncepcional. Quanto tempo antes efectuar a cirurgia devo parar a pílula?

Esta é uma dúvida bastante comum. Não é necessário interromper a pílula mas tem que ter a noção que o seu efeito ficará diminuído, após a cirurgia terá que tomar cuidados adicionais para não engravidar.

Como fica a sensibilidade dos seios depois da cirurgia? Há alterações?

Poucas mulheres referem uma diminuição na sensibilidade dos seios.

Logo após a cirurgia, é comum ocorrer alteração de sensibilidade, que costuma melhorar logo após as primeiras semanas na maioria das pacientes.

Entre todas as vias de colocação dos implantes mamários a perioareloar é que mais pode causar alteração da sensibilidade.

Quais os tipos de próteses de silicone para as diferentes mamas que existem?

Existem diversos tipos de próteses de silicone.

Alguns exemplos são as próteses redondas, as próteses anatómicas ou naturais (conhecidas como “prótese em gota”), as próteses cónicas, etc.

Cada modelo de implante mamário visa conseguir um determinado resultado para cada tipo específico de mama.

O tipo de implante mais usado é a prótese redonda. Com esse tipo de implante é possível dar bastante realçe ao “colo” dos seios deixando-os mais atraentes.

É possível colocar próteses de silicone mais pequenas para ficar com seios mais “naturais”?

Tem existido, nos últimos anos, uma certa tendência das mulheres de pretenderem novamente mamas mais harmoniosas com o seu corpo e de menores dimensões.

Cada vez mais as mulheres com implantes muito grandes, procuram uma nova cirurgia para colocar implantes menores com o objectivo de ficarem com seios “naturais”.

O ideal é que as próteses colocada sejam o mais proporcionadas possível, pois muitas vezes, quando as mulheres pretendem colocar implantes menores, pode ser necessário a remoção de algum excesso de pele, o que leva, necessariamente, a cicatrizes adicionais.

Pelo contrário, se no futuro a paciente desejar aumentar os seios a cirurgia é muito mais simples e podem ser usadas as mesmas cicatrizes.

Como fica a consistência dos seios com implantes? Fica natural?

Os implantes actuais são feitos de gel de silicone coesivo. Assim, os seios com implantes ficam com uma consistência bastante natural e agradável ao toque.

A colocação das próteses por baixo do músculo confere um aspecto ainda mais natural, quando indicado.

Como saber se as próteses de silicone que serão colocada são de qualidade?

É muito importante que seja colocada uma prótese que atenda todos os requisitos de segurança necessários e só deve colocar implantes com aprovação e certificado da F.D.A.. Peça ao seu médico que lhe mostre as certificações e garantias dos implantes.

Geralmente, marcas de silicon que estão no mercado à mais tempo, são muito confiáveis.

Não deve escolher o implante somente pelo preço.

Tenha em conta que colocar implantes mamários é um investimento a longo prazo na sua saúde e auto estima.

Onde ficam as cicatrizes após a cirurgia de aumento mamário? Por onde são colocadas as próteses?

Os implantes mamários podem ser colocados basicamente por 3 locais: o sulco inframamário (“dobra natural” por baixo da mama), periareolar (ao redor da aréola) e axilar (na dobra das axilas).

A colocação de silicone através do umbigo não é feita em Portugal usualmente. Para isso é necessário próteses de soro fisiológico, as quais não são utilizadas cá.

Próteses de silicone por cima ou por baixo do músculo. Qual a diferença?

Essa é uma pergunta que “atormenta” muitas paciente.

Captura de ecrã 2016-01-22, às 10.17.49

Existem dois locais principais onde os implantes podem ser colocados: por cima ou por baixo do músculo grande peitoral.

Cada técnica tem as suas vantagens e desvantagens:

1) próteses de silicone por cima do músculo (subglandular) – Usada principalmente em pacientes que já têm algum volume de mamas, geralmente com uma espessura maior que 2 cm na sua  parte superior. As próteses ficam um pouco mais “marcadas” e visíveis e a técnica consegue aproximar bastante as mamas na parte interna (desejo de muitas mulheres). Costuma dar menos dor após a cirurgia e tem uma recuperação mais rápida.

2) Próteses de silicone por baixo do músculo (submuscular) – A colocação das próteses de silicone por baixo do músculo é feita de duas maneiras. Totalmente submuscular ou pela técnica de Dual Plane (metade da prótese fica debaixo do músculo). A colocação por baixo do músculo está indicada em pacientes que tem pouca mama e querem resultados mais naturais (a transição do “colo” da mama não fica tão “marcada, ficando mais natural).

A colocação dos implantes pela técnica de Dual Plane tem uma série de benefícios, porém a recuperação é um pouco mais lenta e dói mais.

As próteses de silicone para os seios podem causar cancro da mama?

Não há evidências que a colocação implantes mamários cause cancro da mama pelos estudos efectuados até à data.

Tenho historial familiar de cancro de mama. Existe algum cuidado especial?

Pacientes com risco aumentado de cancro da mama podem colocar silicone sem problemas. O importante é que seja feita uma rotina de exames antes e depois de colocar os implantes.

O seguimento médico contínuo é sempre muito importante para a avaliação destas doentes após a cirurgia.

A mamografia pode ser feita depois de colocar os implantes?

Estudos indicam que a mamografia continua sendo um exame confiável para o despiste do cancro da mama, mesmo após a cirurgia de aumento mamário.

Em pacientes com risco aumentado de cancro a colocação dos implantes por baixo do músculo grande peitoral (submuscular) torna o exame mais preciso, sendo a técnica mais indicada.

As próteses da mama podem interferir na amamentação?

É muito pouco provável que a colocação de implantes mamários prejudique a amamentação.

Para que haja problemas no aleitamento materno, é necessário que haja lesão nos ductos que conduzem o leite até o mamilo. A única técnica que pode ter mais probabilidade de causar dificuldade na amamentação é a utiliza a via periaréolar.

Na colocação das próteses de silicone pela axila e pelo sulco mamário normalmente não há problema.

Colocar próteses de silicone pode levantar as mamas e corrigir a flacidez?

É muito comum que as pacientes que tenham as mamas flácidas após terem amamentado, pensem que a colocação de implantes mamários irão levantar só por si as mamas e corrigir a flacidez. Infelizmente, na maioria das vezes, isso não ocorre.

Para levantar os seios caídos após a amamentação, é necessário fazer uma mastopexia (levantamentos das mamas com excisão de pele) associado à colocação das próteses mamárias.

A excisão do excesso de pele e levantamento dos mamilos, associados à colocação de prótese, é capaz de corrigir a flacidez (atrofia mamária pós-gestacional). No entanto, nesses casos é necessário efectuar cicatrizes maiores (geralmente em ” T invertido” ) do que na simples colocação de próteses.

Nunca é demais salientar que a realização deste tipo de cirurgias estéticas deve ser efectuado por um especialista cirurgião plástico e estético reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do  respectivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

Não fique com dúvidas e antes de se decidir em fazer qualquer tratamento/cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Mas onde posso fazer uma mamoplastia de aumento? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116. Para mais informações sobre mamoplastia de aumento visite o nosso site em www.faccia.pt.

 

be a pal and share this would ya?
Dúvidas e inseguranças sobre próteses de silicone