Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Quer fazer uma lipoaspiração? Como escolher o seu cirurgião plástico?

Quer fazer uma lipoaspiração? Como escolher o seu cirurgião plástico?

Os cirurgiões e a cirurgia plástica e estética tem tido grandes avanços nos últimos anos.Captura de ecrã 2016-02-05, às 17.02.13

São realizadas cada vez mais procedimentos e a procura pela cirurgia plástica cresce anualmente em todo mundo.

Qualquer tipo de procedimento, desde os menos invasivos até aos que exigem um grande trabalho por parte do cirurgião plástico, como uma lipoaspiração, envolvem escolhas e a mais importante é selecionar um cirurgião certificado, experiente e em quem confie.

Quem deseja fazer uma lipoaspiração, um procedimento que remodela áreas específicas do corpo, removendo os depósitos de gordura acumulados e melhora os contornos do corpo e as proporções corporais. Deve estar ciente que esta cirurgia oferece riscos e deve avaliar se as suas expectativas, em relação aos resultados, são realistas, conjuntamente com o cirurgião plástico e estético que escolher. O médico irá explicar-lhe todo o procedimento, as possíveis complicações e recuperação, que é muito importante para o resultado final da cirurgia.

O primeiro passo antes da cirurgia é a avaliação prévia da saúde do paciente. Poderá ter que efectuar exames laboratoriais e uma posterior avaliação médica. Um ajuste nos medicamentos que toma diariamente (por exemplo não pode fazer aspirina, certos anti-inflamatórios ou alguns medicamentos ditos naturais uma vez que eles aumentam a possibilidade de sangramento) ou ter que fazer outros para o ajudar no processo de recuperação.

Segurança do paciente em primeiro lugar

A escolha de um cirurgião plástico e estético pertencente à Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e à Ordem dos Médicos é, em primeiro lugar, uma segurança para o paciente.

Um médico pertencente à Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e à Ordem dos Médicos significa que efectuou a sua formação durante seis anos, no mínimo, nesta especialidade.

Teve acesso à formação certificada e rigorosa, é um profissional que está habilitado para realizar todo tipo de cirurgia plástica. Trabalha submetido a um código de ética e realiza as cirurgias somente em instalações médicas credenciadas com centros cirúrgicos autorizados entidades oficiais (Entidade Reguladora de Saúde), com equipamentos e uma equipa treinada para qualquer intercorrência.

O que deve verificar ao escolher um cirurgião plástico e estético?

Se decidiu efectuar uma cirurgia plástica e estética verifique:

  • Se o médico é certificado pela Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e à Ordem dos Médicos como especialista de Cirurgia Plástica (e não apenas médico);
  • Quais as associações a que pertence;
  • Onde é a clinica e onde opera (estrutura do consultório);
  • A experiência desse médico com outros pacientes.

A relação de parceria com o cirurgião começa na primeira consulta e não acaba logo após a cirurgia; a maioria dos resultados são evidentes após um período de recuperação e dependendo da cirurgia pode ocorrer alguma mudança com o passar do tempo, por isso as visitas regulares ao cirurgião são muito importantes.

A empatia entre médico e paciente é indispensável.

O paciente precisa confiar e se identificar com o médico para o sucesso do procedimento, de qualquer natureza.

Os candidatos ideais para a realização de uma lipoaspiração são pessoas que têm a pele firme e com tónus muscular normal; indivíduos saudáveis e que não tenham nenhuma condição médica desfavorável em relação à cicatrização e idealmente não fumadores.

A decisão pela realização do procedimento é pessoal e escolher um cirurgião plástico que segue as recomendações de segurança irá tornar todo o processo mais seguro.

Se você deseja fazer uma lipoaspiração converse com outras pessoas que já realizaram o procedimento, encontre um médico certificado e marque uma consulta.

Nunca é demais salientar que a realização deste tipo de cirurgias estéticas devem ser efectuadas por um especialista, cirurgião plástico e estético, reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do  respectivo país. Pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

Não fique com dúvidas e antes de se decidir em fazer qualquer tratamento/cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Mas onde posso fazer lipoaspiração? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116. Para mais informações sobre lipoaspiração visite o nosso site em www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Quer fazer uma lipoaspiração? Como escolher o seu cirurgião plástico?