Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

A evolução da cirurgia de rinoplastia ao longo dos tempos

A evolução da cirurgia de rinoplastia ao longo dos tempos

A evolução da cirurgia de rinoplastia ao longo dos tempos

Tal como outros procedimentos cirúrgicos e estéticos, a rinoplastia evoluiu muito nas ultimas décadas, sendo hoje um procedimento cirúrgico muito mais efetivo e aperfeiçoado, permitindo obter resultados plenamente satisfatórios. A busca do nariz perfeito, que esteja harmonizado com o rosto, é o desejo de muitas pessoas, sobretudo, mulheres.

Na década de 90, por exemplo, chegou-se a padronizar um formato do nariz (do tipo empinado) e de um dado tamanho, via de regra, pequeno. Esta tendência originou uma espécie de fenómeno, dando a impressão de “produção em série” devido à semelhança da feição e rosto das pessoas que ficavam com o mesmo tipo de nariz. Os anos passaram e os conceitos de rinoplastia evoluíram. Hoje as pessoas não pretendem apenas uma alteração do tamanho ou da forma do nariz, mas procuram, sobretudo, a obtenção de uma harmonia do “conjunto da obra”, ou seja, o nariz deve ser remodelado, mas mantendo a personalidade e as característica do paciente.

A cirurgia de rinoplastia é feita por meio de incisões na parte interna do nariz, ou na linha que separa as narinas. Com os cortes internos, o cirurgião levanta os tecidos, remodelando toda a estrutura do nariz, criando uma nova forma, afinando a ponta, alterando as narinas e até mesmo removendo a bossa do dorso nasal. Outra indicação para a realização de uma rinoplastia é a correção de desvio no septo, factor que optimiza a respiração devido a redução das saliências internas do nariz. Um mês é o tempo necessário para que o paciente fique afastado das suas actividades para uma melhor recuperação. O resultado final é atingido a partir de 6.º meses e até um ano, dependendo de cada caso.

Nunca é demais salientar que a realização deste tipo de tratamentos estéticos deve ser efectuado por um especialista cirurgião plástico e estético reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do  respectivo país. Pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

Não fique com dúvidas e antes de se decidir em fazer qualquer tratamento/cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Mas onde posso fazer uma rinoplastia? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116. Para mais informações sobre a rinoplastia visite o nosso site www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
A evolução da cirurgia de rinoplastia ao longo dos tempos