Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Facelift ou ritidectomia – tratamento das rugas

Facelift ou ritidectomia – tratamento das rugas

Facelift ou ritidectomia – tratamento das rugas

A cirurgia de face, também conhecida por facelift ou ritidectomia permite o tratamento das rugas da face e reposicionamento dos seus tecidos moles que vão ficando caídos com o passar dos anos, com o objectivo de se devolver jovialidade à expressão da (o) paciente.

O facelift ou ritidectomia geralmente é realizado em pacientes após os 50 anos de idade, podendo em alguns casos ser realizada mais precocemente.

O facelift ou ritidectomia é o procedimento de eleição para tratamento do envelhecimento da face e pescoço e o único que consegue dar uma resposta a todas os problemas relacionados com o envelhecimento. Actualmente o procedimento deixou de ser um mero “puxar da pele” ou de um mero “esticar” mas tem em atenção a recuperação tridimensional dos traços da juventude, em que associado á recuperação de volumes se consegue dar um aspecto mais liso e jovem à face.

O facelift ou ritidectomia pode ser dividido em três partes principais: frontoplastia (tratamento da fronte ou testa), blefaroplastia (cirurgia das pálpebras) e ritidectomia propriamente dita (tratamento do terço inferior da face e do pescoço).

A fronte pode ser tratada de forma cirúrgica ou conservadora, visando basicamente a redução ou eliminação das rugas da fronte (testa) e glabela (região entre as sobrancelhas) e reposicionamento da cauda da sobrancelha. O tratamento conservador pode ser realizado com aplicação de toxina botulínica e/ou preenchimento com substancias tais como acido hialurónico. Já o tratamento cirúrgico pode ser realizado por videoendoscopia ou cirurgia aberta, e a indicação da técnica mais adequada vai depender de cada caso.  Contudo, nos últimos anos a utilização de toxina botulinica para tratamento da testa é o método mais usado pelos oitos resultados que se consegue obter, sem as necessárias sequelas d uma cirurgia desta região.

A blefaroplastia é a designação da cirurgia para tratamento das pálpebras, tanto inferiores quanto superiores.

A ritidectomia do terço inferior da face é a designação da cirurgia para o tratamento das rugas e da descida dos tecidos moles da face através de remoção do excesso de pele e reposicionamento desses tecidos.

A cicatriz pode variar em tamanho e posição conforme a técnica usada, mas geralmente consiste numa cicatriz que vai do couro cabeludo anteriormente, contornando a orelha inferiormente, e retornando ou não ao couro cabeludo posteriormente.

A ritidectomia geralmente é realizada sob anestesia geral, podendo, em alguns casos, ser realizada com anestesia local e sedação.

Necessita de internamento, sendo realizada em centro cirúrgico e sob supervisão e cuidados de médico anestesiologista.

A realização de qualquer tipo de cirurgia estética deve ser efetuada por um especialista cirurgião plástico e estético reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do  respectivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

Não fique com dúvidas. Antes de se decidir em fazer qualquer tratamento/cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Mas onde posso fazer um facelift ou ritidectomia? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116. Para mais informações sobre facelift ou ritidectomia visite o nosso site www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Facelift ou ritidectomia – tratamento das rugas