Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Ginecomastia – Cirurgia plástica das mamas masculinas

Ginecomastia – Cirurgia plástica das mamas masculinas

A ginecomastia é causada por um desenvolvimento excessivo do tecido glandular e ou adiposo da região mamária masculina.

Não depende da idade, pois pode ocorrer na infância, na adolescência ou na velhice.ginecomastia - faccia

A ginecomastia pode ser idiopática (sem causa aparente) ou provocada pelo consumo excessivo de álcool, drogas, esteróides anabolizantes ou, ainda, certos tipos de medicamentos.

Basicamente, existem três tipos de ginecomastia: a “falsa”, ou lipomastia, resultante do excesso de tecido adiposo localizado, cujo tratamento é a lipoaspiração; a “mista”, fruto do aumento de tecido adiposo e glandular, para a qual são indicadas a lipoaspiração para retirar a gordura, e a incisão cirúrgica para retirar o tecido glandular; e a “verdadeira”, causada por uma hipertrofia benigna da glândula mamária, sendo indicada a ressecção glandular, associada ou não ao possível excesso de pele existente.

A técnica cirúrgica mais comum consiste numa incisão periareolar inferior (em forma de semicírculo na parte inferior da aréola) para que seja retirada a glândula.

A cicatriz fica praticamente imperceptível com o tempo.

O procedimento cirúrgico pode ser realizado em carácter ambulatório, sob anestesia local com sedação, e sem internamento.

No pós-operatório o paciente deve utilizar uma banda compressiva no tórax durante 4 semanas.

O retorno à rotina de atividades é rápido, em média cerca de 3 a 7 dias após a cirurgia plástica das mamas masculinas.

A exposição ao sol deve ser evitada durante os primeiros 2 meses. O paciente poderá voltar a praticar exercício físico um mês após a cirurgia.

A realização deste tipo de cirurgia estética deve ser efectuada por um especialista cirurgião plástico e estético reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do respectivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

 

Não fique com dúvidas e antes de se decidir em fazer qualquer cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Para mais informações consulte o site www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Ginecomastia – Cirurgia plástica das mamas masculinas