Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Ginecomastia: o que é e como tratar as mamas masculina

Ginecomastia: o que é e como tratar as mamas masculina

Ginecomastia: o que é e como tratar as mamas masculina

Em termos etimológicos, ginecomastia significa seios, mamas femininas. Em termos clínicos, designa o desenvolvimento exacerbado das mamas num homem. A correção cirúrgica da Ginecomastia é uma das cirurgias estéticas mais procuradas pelo público masculino, dado que é uma condição que afeta muitos homens. Apesar de ser relativamente comum, pode representar um enorme desconforto emocional e insegurança.

Como surge a ginecomastia?

A proliferação de tecidos na zona mamária ocorre normalmente no início da adolescência. Pode ser devido a excesso de glândula mamária, por excesso de gordura, ou misto. O esperado é que até aos 18 anos ocorra uma regressão natural da ginecomastia. Todavia, nem sempre acontece.

Um dos fatores que pode também predispor para esta condição é o consumo exagerado de bebidas alcoólicas.

Existem sintomas associados a esta condição?

Os sintomas da ginecomastia resumem-se, geralmente, à massa de tecido que é visível/palpável e uma eventual sensibilidade ao toque. Pode também haver uma assimetria das aréolas, prurido e secreção do mamilo.

Consequentemente, é normal haver uma repercussão ao nível emocional por parte do homem, cujas inseguranças podem limitar a sua vida no dia a dia (por exemplo, não ir à praia para não se expor).

Como tratar as mamas masculinas?

A ginecomastia pode ser unilateral (apenas numa das mamas) ou bilateral (em ambas) e apresentar diferentes graus de desenvolvimento. Consoante o tipo e o grau de ginecomastia, o seu cirurgião escolherá a técnica cirúrgica mais adequada ao seu caso. Conheça mais sobre esta condição aqui.

Procedimento cirúrgico da ginecomastia

A redução das mamas masculinas pela simples perda de peso geralmente é insuficiente. Assim, as técnicas mais comuns para correção cirúrgica da ginecomastia são:

  • a lipoaspiração (nos casos de excesso adiposo)
  • a excisão (nos casos de excesso de pele ou tecido glandular)

Por vezes as técnicas são utilizadas separadamente, noutras são combinadas.

O procedimento cirúrgico dura poucas horas, sendo desnecessário ficar internado ou, caso fique por ser uma intervenção mais complexa, pode levar a um internamento até 12 horas.

Cuidados a ter antes da intervenção cirúrgica

No período pré-operatório o seu cirurgião plástico vai solicitar vários exames médicos e dar-lhe outras orientações, tais como: manter uma alimentação equilibrada (e ter um jejum de 6 horas), parar de fumar durante o mês anterior, não consumir bebidas alcoólicas e repousar durante uma semana.

Cuidados a ter depois da intervenção cirúrgica

Após a cirurgia deverá evitar atividades que envolvam esforço físico (especialmente na zona dos braços), devendo esperar 30 dias para voltar a fazer exercício físico. Pode ser recomendado realizar algumas sessões de drenagem linfática, para facilitar o processo de cicatrização. Caso tenha dores após a intervenção, poderá ultrapassá-las com analgésicos simples.

Existem riscos associados à correção cirúrgica da ginecomastia?

Como qualquer procedimento cirúrgico, este tratamento envolve riscos. No entanto, os casos de complicações sérios são raros. As consequências mais comuns são os hematomas.

Nota

A realização de qualquer tipo de cirurgia estética deve ser efetuada por um especialista cirurgião plástico e estético reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do respetivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na atualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

Não fique com dúvidas. Antes de se decidir em fazer qualquer tratamento/cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Mas onde posso fazer um tratamento estético? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116. Para mais informações sobre todos os tratamentos visite o nosso site https://www.faccia.pt

be a pal and share this would ya?
Ginecomastia: o que é e como tratar as mamas masculina