Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Ginecomastia e aumento das mamas no homem

Ginecomastia e aumento das mamas no homem

O desenvolvimento excessivo das mamas nos homens, designado de ginecomastia, causa um aspeto afeminado ao seu corpo, gerando constrangimento e vergonha. Para se resolver esta situação nada melhor que a realização de uma cirurgia que deverá ser efetuada por um profissional de cirurgia plástica e estética.

Desta forma, os homens também podem beneficiar da Cirurgia Plástica e Estética para corrigir os problemas que afetam a sua autoestima. O homem, assim como a mulher, possui glândulas mamárias. Porem, em situação normal não se desenvolve. O desenvolvimento da região mamária masculina devido ao aumento da glândula mamária é designado de ginecomastia; se for devido à acumulação de gordura designa-se de pseudo-ginecomastia.

Alguns fatores estão associados a este problema: a genética, as alterações hormonais na infância, na adolescência e na idade avançada e até certos tipos de medicamentos. Porém, a maioria dos casos não tem causa certa. Através de uma consulta médica detalhada, o médico poderá fazer o diagnóstico e indicar o melhor tratamento. Nalguns casos são solicitadas análises clínicas e exames de imagiologia.

02

Caso decida efetuar um tratamento à ginecomastia deve programar a sua vida diária e social nos dias seguintes à cirurgia, respeitando os cuidados que o seu médico lhe indicar e é essencial que esteja em boas condições de saúde para fazer a cirurgia. Na consulta médica é realizada uma avaliação física completa e são solicitadas análises clínicas.

Deve informar o seu médico os medicamentos que toma normalmente, pois alguns devem ser suspensos antes da cirurgia, como é o caso dos anticoagulantes, além de ser aconselhável a interrupção do consumo de bebidas alcoólicas e tabaco nos dias que antecedem a intervenção.

Outras recomendações específicas, relativas aos cuidados com o penso, relativas à cicatrização, à exposição solar e prática de atividades desportivas, serão dadas pelo seu médico. Ao longo de alguns meses irá ver um resultado mais natural e definitivo.

As complicações são raras, devido à preparação realizada no pré-operatório e aos cuidados que se tem durante e após a cirurgia. A cirurgia plástica e estética é uma possibilidade para conquistar mais auto- confiança e melhorar a sua qualidade de vida, contudo não é tudo. Converse sobre as suas expetativas com o seu médico e veja o que realmente pode ser feito no seu caso, pois a perfeição não existe, contudo, em geral, os resultados obtidos valem a pena.

Tem que ter sempre em mente que não há cirurgia plástica sem cicatrizes e cada pessoa tem um processo de cicatrização diferente, que não depende do médico, mas sim do seu organismo. Com isto queremos dizer que deverá desejar o melhor resultado dentro da sua realidade, sem ter a expectativa de ficar parecido com alguém famoso ou alguém que você admira.

A técnica cirúrgica utilizada em cada caso depende da situação clínica em particular. Basicamente e de uma forma muito resumida poderemos dizer que se baseiam em dois procedimentos básicos: a excisão da glândula e a lipoaspiração. A excisão da glândula é feita através de uma incisão na periferia da aréola, através da qual se retira o excesso de glândula mamária. Em geral, a cicatriz fica disfarçada na transição da aréola com a pele do tórax, e é pouco visível.

Nos casos em que há grande excesso de pele, as cicatrizes têm que ser maiores. Quando existe somente excesso de gordura, pode ser tratada apenas com a lipoaspiração, resultando em cicatrizes mínimas. Pode ser necessário colocar drenos para auxiliar na remoção dos líquidos acumulados; em geral estes drenos são retirados no dia seguinte à cirurgia.

A cirurgia plástica de correção da ginecomastia devolve a autoestima do homem, eliminando constrangimentos em vestiários, praias e atividades sociais, e até mesmo sexuais. Nos primeiros dias, as mamas ficam inchadas e pode ocorrer ou não insensibilidade temporária, além de ter que evitar a exposição solar neste período.

Para mais informações sobre ginecomastia visite o nosso site em www.faccia.pt

be a pal and share this would ya?
Ginecomastia e aumento das mamas no homem