Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Ginecomastia e o aumento mamário masculino

Ginecomastia e o aumento mamário masculino

A ginecomastia MamasMasculinas é o termo médico utilizado para designar o aumento das mamas no homem que é mais comum do que se pensa.

Estima-se que a ginecomastia afete até 40% dos homens, em uma ou ambas as mamas.

O forma mamária feminina produzida pela ginecomastia é uma causa importante de vergonha e inibição e costuma constranger os homens. Podendo levar a traumatismos psicológicos principalmente em jovens e adolescentes, que evitam ir à praia ou à piscina porque o simples facto de se despirem revela uma parte do corpo que os incomoda.

A ginecomastia pode estar relacionada com um desequilíbrio hormonal, em que ocorre um aumento da produção de estrogénios e uma diminuição da produção de testosterona.

Embora certas drogas (esteróides anabolizantes, álcool em excesso, corticóides, espironolactona, entre outros) e certas doenças (cirrose hepática, perturbações hormonais) possam contribuir para o aparecimento da ginecomastia masculina, na maior parte dos casos de ginecomastia não se observa uma causa identificável (“ginecomastia idiopática”). Também pode ser devido a uma acumulação de gordura na região.

Existem três tipos de ginecomastia: a “verdadeira”, a “mista” e a “falsa”.

A “verdadeira” é aquela provocada por uma hipertrofia benigna da glândula mamária. A “falsa”, pelo excesso de tecido adiposo localizado. E a “mista”, por sua vez, resulta de uma associação dos dois factores anteriores.

O tratamento cirúrgico da ginecomastia está indicado em:

  • homens cuja condição não pode ser corrigida através de tratamentos médicos alternativos;
  • indivíduos saudáveis que não tenham doenças com risco de vida ou condições médicas que possam prejudicar a cicatrização;
  • não fumadores;
  • homens com uma visão positiva e objectivos específicos para melhorar os sintomas físicos da ginecomastia;
  • indivíduos fisicamente saudável e com peso relativamente normal;
  • indivíduos com expectativas realistas;
  • indivíduos em que desenvolvimento da mama se estabilizou;
  • indivíduos que se sentem incomodados com a sensação de que têm as mamas muito grandes.

Os adolescentes também podem beneficiar da cirurgia, embora possam ser necessários procedimentos secundários, futuramente, devido à continuidade do desenvolvimento da mama.

O tratamento da ginecomastia pode ser feito com uma lipoaspiração e/ou resseção do tecido glandular através de uma incisão ao redor da aréola.

O procedimento é realizado com anestesia geral ou anestesia local com sedação, e o paciente pode ir para casa no mesmo dia da cirurgia.

A cicatriz resultante apresenta um óptimo aspecto estético, devido a coloração naturalmente escurecida da região areolar, que irá ” disfarçar ” a mesma.

Na maior parte dos casos, a ginecomastia é do tipo mista, necessitando da combinação da lipoaspiração e da remoção cirúrgica do tecido glandular.

É normal sentir algum desconforto durante alguns dias após a realização da cirurgia de ginecomastia. Estes sintomas são passageiros e são facilmente controlados pelos analgésicos receitados pelo cirurgião para fazer no pós-operatório.

A maior parte dos pacientes retoma as actividades quotidianas e o trabalho entre 24-48h, desde que o mesmo não exija a realização de esforço físico intenso.

É recomendado o uso de uma compressão torácicas durante 1 mês.

O resultado é permanente e produz um tórax de aspecto plano, firme e com contorno masculino.

Nunca é demais salientar que a realização deste tipo de cirurgias estéticas devem ser efectuadas por um especialista, cirurgião plástico e estético, reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do  respectivo país. Pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

Não fique com dúvidas e antes de se decidir em fazer qualquer tratamento/cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Mas onde posso fazer uma ginecomastia? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116. Para mais informações sobre ginecomastia visite o nosso site em www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Ginecomastia e o aumento mamário masculino