Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Lifting da Face e resultados de excelência

Lifting da Face e resultados de excelência

5

O “lifting” da face compreende o tratamento do pescoço, do rosto propriamente dito e da fronte, através do tratamento dos músculos subjacentes, da realização de alguma lipoaspiração quando necessário, e da remoção do excesso de pele.

Normalmente a cirurgia é feita em conjunto com a cirurgia das pálpebras (blefaroplastia).

Muitas pacientes desta cirurgia mantêm um programa regular de tratamentos, que inclui o uso regular de protectores solares, de hidratantes, de desmaquilhantes, e até mesmo peelings, para manutenção dos resultados atingidos por mais tempo.

Vejamos as questões mais frequentes:

1) Quantos anos vou rejuvenescer?

Não é possível através da cirurgia, transformar uma face de 50 anos numa de 30. Ninguém volta atrás no tempo.

O objetivo do procedimento é melhorar os sinais de envelhecimento (flacidez, rugas, sulcos, papada, etc.) a que todos nós estamos sujeitos, dando um ar mais fresco e jovial à face.

O resultado final depende de determinados factores como a sua idade cronológica, a sua idade aparente e as condições da pele.

2) A cirurgia de face deixa cicatrizes?

Toda incisão cirúrgica deixa uma cicatriz, mas este é um procedimento que permite esconder grande parte das cicatrizes dentro do cabelo.

As poucas cicatrizes aparentes logo após a cirurgia são totalmente disfarçadas com recurso a maquilhagem e penteados adequados, ficando normalmente imperceptíveis com o passar do tempo.

3) Por quanto tempo persiste o resultado?

A cirurgia da face, pescoço e pálpebras retardam visualmente o processo de envelhecimento dessas zonas.

Retarda, mas “não interrompe o processo evolutivo do organismo”.

De acordo com o tipo de pele, oleosidade, cuidados prévios tomados, manutenção da mesma, exposição ao sol, etc., os resultados podem manter-se por alguns anos.

4) A cirurgia do rejuvenescimento facial é considerada como pequena” ou “grande cirurgia”? Há risco nesta operação?

Esta cirurgia é considerada uma grande cirurgia, pela sua riqueza de detalhes e minúcias.

Raramente a cirurgia de rejuvenescimento origina complicações graves. Isto deve-se ao facto de se preparar convenientemente cada paciente.

Mas, sendo um procedimento cirúrgico, ocasionalmente poderão ocorrer imprevistos passíveis de revisões, permitindo-nos obter o resultado desejado.

5) As fotografias pré e pós-operatórias são importantes?

Sim, pois a melhor maneira de se avaliar o resultado obtido é a comparação entre as fotografias pré e pós-operatórias, realizadas sob condições fotográficas idênticas nesses dois períodos.

Normalmente as fotografias pós-operatórias são realizadas com 3 meses de cirurgia.

As fotografias dos pacientes são parte integrante do seu processo clínico.

6) Que tipo de anestesia é utilizada?

Tanto a anestesia geral quanto a local associada a sedação podem ser utilizadas, dependendo de cada caso. O resultado final é o mesmo.

7) Quanto tempo demora a cirurgia?

Varia conforme a extensão do procedimento (face, pálpebras, pescoço, etc.) e a complexidade de cada caso; pode ser entre 4 a 6 horas.

A duração do tempo cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico, pois, esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e da recuperação pós-operatória.

8) Qual o tempo de internamento?

De 12 a 48 horas, de acordo com a necessidade de cada caso, sempre tendo em conta o conforto e segurança do paciente.

9) São utilizados curativos?

Sempre. Uma compressão ligeira e firme é feita logo após a cirurgia e é retirada às 48 horas, ficando apenas um penso ligeiro sobre as cicatrizes residuais após esse período.

10) Os olhos ficam ocluídos no pós-operatório?

Não. É recomendada a aplicação de gazes embebidas em soro fisiológico frio sobre os olhos, que são trocadas pelo paciente conforme a necessidade. Isto diminui a intensidade do edema pós-operatório sobre os mesmos.

11) Há dor no pós-operatório?

Normalmente não, desde que o(a) paciente observe as recomendações do cirurgião. Ocasionalmente poderá ocorrer uma dor ligeira, que poderá ser perfeitamente tratada com analgésicos comuns.

12) Quando são retirados os pontos?

Os pontos das pálpebras são removidos pelo quinto dia de pós-operatório. Os restantes (face, pescoço, couro cabeludo) entre 7 e 21dias.

13) Quando poderá ser utilizada maquilhagem?

Para as pálpebras, 14 dias após a retirada dos pontos. Na face, após o 5° dia de pós-operatório.

14) Quando poderão ser lavados e penteados os cabelos?

Entre o segundo e o sétimo dia de pós-operatório (com cuidado). Devem ser utilizados secadores de cabelo com ar frio ou morno.

As tintas somente deverão ser utilizadas após a quarta semana.

15) O “corte de cabelo” preparatório para a cirurgia é muito extenso? Poderá ser disfarçado no pós-operatório?

Os cabelos não são cortados.

16) Qual a evolução pós-operatória?

Não deve se esquecer que, até que se consiga atingir o resultado pretendido, este tipo de cirurgia passa por diversas fases evolutivas são características.

Assim é que edemas, equimoses, hipersensibilidade de algumas áreas, insensibilidade de outras, são comuns a todos os pacientes.

Evidentemente, que alguns pacientes apresentam estes fenómenos com menor intensidade que outros. Esperamos que esteja neste grupo. Caso não esteja, não se preocupe. Dê tempo ao tempo, que o seu organismo se encarregará de dissipar todos estes pequenos transtornos.

É evidente que toda e qualquer preocupação de sua parte deverá transmitida ao seu médico.

Um curto período de “depressão emocionalpoderá ocorrer nos primeiros dias. Isto é passageiro e geralmente advém da ansiedade em ser atingir o resultado final o quanto antes. Tenha paciência. Lembre-se que nenhum resultado de cirurgia de rejuvenescimento facial deverá ser avaliado antes dos três meses de pós-operatório.

17) Para finalizar: o resultado da cirurgia de rejuvenescimento compensa?

Cada caso é analisado individualmente, durante a 1ª consulta.

Algumas pacientes procuram, com esta cirurgia, ficar mais bonitas. Este não é o objetivo fundamental da cirurgia, mas apenas um efeito adicional.

O cirurgião deve esclarecer-la sobre todos os detalhes da cirurgia, do pós-operatório e dos resultados.

Desde que se tenha decidido, mutuamente (médico e paciente), realizar a cirurgia é porque o resultado compensa.

Nunca é demais salientar que a realização deste tipo de cirurgias estéticas devem ser efectuadas por um especialista, cirurgião plástico e estético, reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do respectivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

Não fique com dúvidas e antes de se decidir em fazer qualquer tratamento/cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Mas onde posso fazer Lifting Facial? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116. Para mais informações sobre Lifting Facial visite o nosso site em www.faccia.pt

 

be a pal and share this would ya?
Lifting da Face e resultados de excelência