Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Lifting facial e rejuvenescimento facial: as questões que deve ver esclarecidas

Lifting facial e rejuvenescimento facial: as questões que deve ver esclarecidas

O lifting facial é um procedimento cirúrgico muito realizado para rejuvenescimento cirúrgico da face sendo o único procedimento que de facto leva a um retrocesso do relógio biológico no que diz respeito ao envelhecimento da face.

Quem procura no lifting facial uma resposta para o que a preocupe têm sempre uma série de questões a esclarecer, que são:

  1. Quantos anos vou rejuvenescer?
  2. Onde se localizam e como ficarão as cicatrizes? Elas irão desaparecer?
  3. O resultado mantem-se quantos anos?
  4. A cirurgia de rejuvenescimento facial (rugas) é uma “pequena” ou uma “grande cirurgia”? Há riscos nesta cirurgia?
  5. As fotografias pré e pós-operatórias são importantes?
  6. Que tipo de anestesia é utilizada?
  7. Quanto tempo demora a cirurgia?
  8. Quanto tempo é o internamento?
  9. São feitos alguns pensos?
  10. Os olhos ficam tapados no pós-operatório?
  11. Há dor no pós-operatório?
  12. Quando são retirados os pontos?
  13. Quando pode ser usada maquilhagem?
  14. Quando poderei lavar e pentear o cabelo?
  15. O corte de cabelo preparatório para a cirurgia é muito extenso? E pode ser disfarçado?
  16. Qual a evolução no pós-operatório?
  17. O resultado da cirurgia de rejuvenescimento facial compensa?

Quantos anos vou rejuvenescer?lifting facial - faccia

Não é possível, através de um lifting facial, transformar uma face de 40 anos noutra de 20. Apesar disto parecer óbvio é importante realça-lo pois existem certas informações erradas que são transmitidas por leigos desinformados ou mesmo pela comunicação social, fazendo com que alguns pacientes acreditem na possibilidade de se fazer “o relógio do tempo” ser retardado conforme sua vontade.

Nenhum cirurgião plástico e estético lhe poderá garantir que ficará com uma face como tinha aos 18-20 anos. Apenas lhe poderá assegurar que fará tudo o que tecnicamente for possível para que a sua face parece que tem menos alguns anos (10 a 15 anos).

Onde se localizam e como ficarão as cicatrizes? Elas irão desaparecer?

A cirurgia plástica e estética visa melhorar o aspecto da flacidez, as rugas, os sulcos marcados, etc., dando assim um rejuvenescimento à face. As cicatrizes, entretanto, serão permanentes, apesar de se irem tornando cada vez menos visíveis com o passar do tempo.

Numa dada fase poderá utilizar recursos cosméticos como a maquilhagem e penteados adequados sendo possível disfarçar perfeitamente as cicatrizes recentes. Além disso, cada paciente comporta-se de uma forma diferente de outro, em relação à evolução das cicatrizes, podendo, mesmo, em certos casos, tornarem-se praticamente invisíveis. Apesar de se falar sempre na questão das cicatrizes muitos pacientes, após a cirurgia esquecem-se de tal facto e passam a preocupar-se única e exclusivamente com a presença das cicatrizes.

O resultado mantem-se quantos anos?

A cirurgia da face, pescoço e pálpebras retarda visualmente o processo de envelhecimento dessas zonas. Retarda mas não interrompe o processo evolutivo do organismo.

Nalguns casos, há necessidade de retoques ou complementos, após algum tempo.

A cirurgia de rejuvenescimento facial (rugas) é uma “pequena” ou uma “grande cirurgia”? Há riscos nesta cirurgia?

Raramente a cirurgia de rejuvenescimento facial leva a complicações sérias. Contudo é um procedimento cirúrgico e ocasionalmente podem ocorrer complicações e intercorrências.

Felizmente, isto geralmente é passível de correcções posteriores, mediante revisões cirúrgicas, permitindo-nos obter o resultado desejado.

Não existe qualquer obrigatoriedade do cirurgião em intervir posteriormente (retoques, correcções), desde que a sequela não se deva a imperícia, negligência ou imprudência profissional.

As fotografias pré e pós-operatórias são importantes?

Evidentemente; a única maneira de se avaliar o resultado obtido é a comparação entre as fotografias pré e pós-operatórias, realizadas sob condições idênticas. As fotografias dos(as) pacientes fazem parte integrante de seus processos clínicos.

Que tipo de anestesia é utilizada?

Podem ser usadas a anestesia geral ou a local com sedação dependendo de cada caso.

O seu cirurgião deverá sugerir-lhe a mais conveniente sendo o resultado final o mesmo.

Quanto tempo demora a cirurgia?

Em caso de cirurgia completa, envolvendo face, pálpebras e pescoço, o ato cirúrgico poderá se estender a 3 ou 4 horas, dependendo do caso. Entretanto, o tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico, pois, esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória. Seu médico poderá lhe informar quanto ao tempo total.

Quanto tempo é o internamento?

Dependendo de cada caso o procedimento poderá ser efectuado em ambulatório ou necessitar de um internamento de 24 a 36.

São feitos alguns pensos?

Sim. O principal é feito em torno da cabeça e é mudado ao fim de 24h sendo posteriormente feito uns pensos pequenos.

Os olhos ficam tapados no pós-operatório?

Não obrigatoriamente e normalmente não ficam ocluidos, mas em geral ficam bastante inchados (caso seja efectuado blefaroplastias).

Poderá ser recomendada a aplicação de compressas embebidas em água fria sobre os olhos, ou gelo picado, para que haja menos e menos nódoas negras.

Há dor no pós-operatório?

No pós-operatório, geralmente, não há dores, desde que o(a) paciente observa as recomendações do cirurgião. Ocasionalmente poderá ocorrer uma dor ligeira ou um mal-estar, que poderá ser perfeitamente controlada com um analgésico fraco.

Quando são retirados os pontos?

A maioria dos pontos das pálpebras é pelo 4º-5º dias e os restantes (face, pescoço, couro cabeludo), entre 8º e 12º dia.

Quando pode ser usada maquilhagem?

Pode fazer maquilhagem cerca de 3 dias após a remoção dos pontos e na face após 5 dias.

Quando poderei lavar e pentear o cabelo?

Poderá levar o cabelo entre o 2º e o 7º dia de pós-operatório (com certo cuidado). Para secá-los caso queira poderá usar um secador manual com ar discretamente aquecido. Caso deseje pintar o cabelo só o deverá fazer após a 3ª semana.

O corte de cabelo preparatório para a cirurgia é muito extenso? E pode ser disfarçado?

Não se corta nenhum cabelo.

Qual a evolução no pós-operatório?

Não se deve esquecer que, até que se consiga atingir o resultado final, há diversas fases evolutivas características deste tipo de cirurgia.

Assim é comum a todos os pacientes o aparecimento de inchaço, nódoas negras, hipersensibilidade de algumas áreas e insensibilidade de outras. É claro que há pessoas que estes sinais são mais evidentes do que noutros;

O importante é dar tempo ao tempo e esperar que o seu organismo se encarregue de dissipar todos estes pequenos transtornos que, infalivelmente, chamarão a atenção dos outros, que não a pouparão à observação: “Houve alguma complicação? Será que isto vai desaparecer?”

É evidente que toda e qualquer preocupação de sua parte deverá ser transmitida ao seu médico de forma a que fique completamente esclarecida e descansada.

Também não se preocupe se ocorrer um curto período de “depressão emocional” nos primeiros dias, devido ao aspecto transitório e inicial que apresenta. Isto é passageiro e geralmente advém da “ansiedade em se atingir o resultado final o quanto antes”. Tenha paciência. Lembre-se que nenhum resultado de cirurgia de rejuvenescimento facial deverá ser avaliado antes dos 3 meses pós-operatórios.

O resultado da cirurgia de rejuvenescimento facial compensa?

Cada caso é analisado individualmente, durante a 1ª consulta. Cada caso é um caso e não há uma situação igual a outra.

Algumas pacientes pretendem ficar “mais bonitas” com esta cirurgia.

Este não é o objectivo fundamental da cirurgia cabendo ao cirurgião plástico e estético a função de esclarecer isso mesmo á paciente.

Desde que se tenha decidido mutuamente realizar a cirurgia (médico e paciente) é porque o resultado compensa. Caso contrário, a cirurgia deverá ser recusada.

Mas onde posso fazer uma lifting facial? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116/7.

Para mais informações sobre lifting facial visite o nosso site em www.faccia.pt

be a pal and share this would ya?
Lifting facial e rejuvenescimento facial: as questões que deve ver esclarecidas