Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Lifting facial e rugas

Lifting facial e rugas

O lifting facial ou ritidectomia é uma cirurgia eficaz no rejuvenescimento da face. A técnica cirúrgica de lifting facial permite o reposicionamento dos volumes faciais e a remoção da flacidez de pele, atenuando as rugas e os sulcos. O lifting facial ou ritidectomia está indicado para pessoas de idade avançada e com grande envelhecimento facial.

A genética, o tabaco, a exposição solar excessiva e a má alimentação são alguns dos fatores que aceleram o envelhecimento. Com a idade, a pele perde parte das suas fibras de colagénas e elásticas, tornando-se flácida, enrugada, sem brilho e macilenta. Os tecidos profundos também sofrem com o envelhecimento e fatores como a ação da gravidade promovem a queda da gordura da face e mudam o formato do rosto.

Na juventude, a região malar é volumosa e iluminada. A região inferior dos olhos são bem preenchidos e o contorno mandibular definido. Assim, a face tem um formato de triângulo com o ápice para baixo. Já na face envelhecida, é possível notar uma queda nos tecidos faciais. Com o deslocamento da gordura malar, a região inferior dos olhos perde volume e forma-se o sulco naso-labial, conhecido como bigode chinês. A região da mandíbula perde a sua definição e o pescoço torna-se flácido. Todas estas alterações são passíveis de ser resolvidas com o lifting facial ou ritidectomia.

Beautiful happy woman with long curly hair.

Se está decidido a efetuar um lifting facial ou ritidectomia deve programar a sua vida diária e social nos dias seguintes à cirurgia tendo em atenção os cuidados necessários e é importante que esteja em boas condições de saúde para fazer a cirurgia. Na consulta médica é realizada uma avaliação física completa, e são solicitadas análises clínicas. Deve informar o seu médico quais os medicamentos que toma regularmente, pois alguns devem ser suspensos antes da cirurgia, como é o caso dos anticoagulantes, assim como se estiver com gripe ou alguma indisposição. Nos dias que antecedem a cirurgia, é aconselhável interromper o consumo de bebidas alcoólicas e tabaco.

Outras recomendações específicas, relativas aos cuidados com o penso, a cicatrização, a exposição solar e a prática de atividades desportivas, serão dadas pelo seu médico, de acordo com o seu caso. A paciência e os cuidados são fundamentais no pós-operatório uma vez que esta cirurgia não propriamente dolorosa mas é incomodativa, além de implicar algumas semanas de recuperação até estar em condições de aparecer em público. o resultado final demora alguns meses até surgir e á medida que os meses vão passando irá poder ver um resultado mais natural e definitivo. As complicações são raras, devido à preparação realizada no pré-operatório e aos cuidados que se tem durante e após a cirurgia.

A cirurgia plástica é um dos caminhos para conquistar mais autoconfiança e melhorar a sua qualidade de vida, mas não é tudo. Converse sobre as suas expectativas com o seu médico e ver o que realmente pode ser feito no seu caso, pois a perfeição não existe, contudo, em termos gerais, os resultados valem a pena. Juntos poderão discutir as técnicas cirúrgicas existentes e as mais indicadas para o seu caso, pois tem que se respeitar sempre a anatomia de cada pessoa. Esta cirurgia, mais que qualquer outra, é altamente personalizada, dai que cada caso é um caso diferente. Se uma técnica é efetuada numa dada pessoa não quer dizer que a mesma técnica seja a mais indicada para outra. Há que se efetuar uma avaliação correta e minuciosa por um profissional com experiência na realização desta cirurgia.

Não existe cirurgia plástica sem cicatrizes. Cada pessoa tem um processo de cicatrização diferente que não depende do médico, mas sim do seu organismo. Você deve procurar atingir o melhor resultado dentro da sua realidade, sem a expectativa de ficar parecido com alguém famoso ou que admire. A face é constituída por uma camada de pele, gordura, e músculos que se dispõe por cima dos ossos da face. O lifting facial ou ritidectomia inicia-se com o descolamento da pele da face e do pescoço e depois é realizado um reposicionamento dos tecidos profundos e o excesso de pele é removido. Nalguns casos, pode ser necessária a associação da lipoaspiração para retirar o excesso de gordura localizada no pescoço.

O uso de drenos pode ser necessário para remoção de líquidos que se formam por debaixo da pele, facilitando a cicatrização e promovendo uma recuperação mais rápida. A sua remoção é feita nos dias seguintes ao procedimento.

O tamanho das cicatrizes varia de acordo com o grau de flacidez da pele. De um modo geral, ficam discretas e escondida dentro do cabelo e ao redor das orelhas. As cicatrizes amadurecem e vão ficando menos visíveis com o passar do tempo, podendo levar alguns meses a atingir o resultado final.

O lifting facial ou ritidectomia não impede o processo de envelhecimento, mas diminui a flacidez da pele do rosto e pescoço, mantendo um aspeto jovem por muitos anos. Após a realização da cirurgia é aconselhável repousar com a cabeceira elevada e usar compressas geladas para diminuir o inchaço inicial.

Para mais informações sobre lifting facial visite o nosso site em www.faccia.pt

be a pal and share this would ya?
Lifting facial e rugas