Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Lifting facial ou ritidectomia

Lifting facial ou ritidectomia

Existem duas maneiras de se corrigir os efeitos do tempo.

A primeira é manter a aparência jovem tratando os problemas pouco a pouco, assim que ocorrem, com procedimentos estéticos menores, menos traumáticos e mudanças menos drásticas. Este programa de manutenção com pequenas cirurgias constantes é o mais comum hoje em dia.

Mas há quem prefira deixar todos os sinais de envelhecimento aparecer para combatê-los ao mesmo tempo.09

Qualquer que seja a opção, a solução final é a realização do lifting facial, um dos procedimentos mais populares em cirurgia plástica.

Mas é bom lembrar que a cirurgia plástica de rosto não faz milagres como, por exemplo, transformar um rosto de 60 anos num de 30 anos.

Porém, o lifting facial rejuvenesce, deixa o rosto mais limpo e dá um excelente resultado.

Quando os sinais de envelhecimento, como a perda do contorno da mandíbula, a queda das bochechas e a flacidez de pele no pescoço, ficam evidentes, mesmo após o repouso e a maquilhagem, independente da idade do paciente, poderá recorrer á realização do lifting facial, para melhorar estes aspectos.

Para saber o que a cirurgia facial pode fazer por você, faça um teste, em frente ao espelho: puxe sua pele com uma das mãos em cada lado do rosto, ligeiramente para cima e para trás, com cuidado para não puxar com muita força. Se os cantos da boca ficarem distorcidos, solte um pouco. O resultado do lifting facial equivale a um estiramento ligeiro.

Com a ritidectomia pretendemos tratar a flacidez do rosto, reposicionar os músculos da face, remover a gordura excessiva e redesenhar o contorno facial, isto é, rejuvenescer em termos gerais e com isso melhorar a auto-estima.

As rugas de expressão, causadas pela contração constante dos mesmos músculos, não são eliminadas totalmente pela cirurgia.

A cirurgia plástica ao rosto deve ser efectuada ao primeiro sinal de flacidez na face e pescoço, enquanto a elasticidade da pele está preservada e a estrutura óssea é forte e bem definida, ou seja, entre 40 e 60 anos.

Em pacientes com sinais ligeiros de envelhecimento no pescoço, a moderna cirurgia plástica tem á sua disposição a possibilidade de realizar um minilifting ou lifting facial com pequenas incisões, em que não há cicatrizes atrás das orelhas.

Em casos de muita flacidez da pele e alterações do contorno do pescoço, é usada a técnica tradicional, com incisões atrás das orelhas.

Nos últimos anos, surgiram novas técnicas capazes de atenuar as rugas da testa e elevar as sobrancelhas com incisões menores e até com aparelhos de vídeo.

Mas em casos de sinais expressivos de envelhecimento na região, a cirurgia tradicional de lifting facial ainda oferece melhores resultados.

A anestesia pode ser local com sedação ou geral.

A duração da cirurgia de lifting facial é de duas a seis horas dependendo da extensão da mesma.

Geralmente é usado um penso tipo capacete após a realização da “plástica ao rosto, que é retirado depois de um dia.

Ele comprime e imobiliza os tecidos, reduzindo as possibilidades de sangramento.

Normalmente, utiliza-se um pequeno dreno, que é removido ao fim de 24h.

Os olhos normalmente não ficam tampados, recomendando-se apenas o uso de compressas embebidas em água fria sobre os mesmos para diminuir a intensidade dos edemas ou inchaços.

É comum a face ficar inchada e com manchas negras, principalmente nos três primeiros dias após a cirurgia, especialmente na região ao redor dos olhos e orelhas. Não se preocupe. Após o terceiro dia esse edema vai diminuindo.

É normal, também, sentir uma rigidez no pescoço e na face nas primeiras duas semanas devido ao inchaço e ao processo de cicatrização.

O fumo do tabaco é um grande inimigo da cirurgia de lifting da face e alguns cirurgiões nem operam fumadores por causa dos problemas causadas pela nicotina na cicatrização. A nicotina diminui o fluxo do sangue até à pele pelo que deve deixar de fumar, pelo menos, 14 dias antes da cirurgia.

A maquilhagem deve ser evitada, pelo menos, dez dias. Depois deste período, pode usar maquilhagem leve, porém deve ter cuidado ao retirá-la. Lave o rosto delicadamente com água e sabão neutro ou tire a maquilhagem cuidadosamente com um lenço humedecido.

Tome banho normalmente.

Os cabelos poderão ser lavados e penteados com cuidado entre o segundo e o sétimo dia depois do lifting facial.

É importante secar bem atrás da orelha, para que os cabelos não fiquem aderentes nesta região e deve manter o couro cabeludo bem limpo.

Evite a exposição ao sol por dois a três meses após a cirurgia de lifting facial. É indispensável aplicar um protector solar no rosto todas as vezes que sair de casa, independente do horário, por pelo menos seis meses após o lifting facial.

Deve proteja o rosto com um chapéu, óculos escuros e lenços. Estes cuidados podem ajudar a evitar nódoas negras e cicatrizes escuras.

Não use brincos pelo menos durante um mês.

Faça repouso por sete dias, mantendo sempre a cabeça elevada.

Durma de barriga para cima. Dormir de lado pode deixar um lado mais inchado que o outro. Se isso ocorrer, não se preocupe pois o resultado do lifting facial não será comprometido.

Procure falar pouco, ficar longe do telefone e nada de sorrir em excesso, para evitar aumento do inchaço e sangramento.

Não beba bebidas alcoólicas uma semana após a cirurgia plástica de rosto. O álcool pode aumentar o edema.

Prefira alimentos moles, que não exijam muita mastigação.

Quando precisar se virar, faça-o com o corpo todo, evitando inclinar apenas a cabeça.

Relações sexuais ficam proibidas, pelo menos, por duas semanas pelo risco de sangramentos e traumatismos.

Não faça nenhum esforço físico significativo na primeira semana após o lifting facial. Ginástica, só depois de um mês.

As cicatrizes do lifting facial em geral são discretas, posicionadas nas rugas naturais da pele e no couro cabeludo. Levam de seis meses a dois anos para amadurecerem totalmente.

O lifting facial é geralmente indolor. Ocorre um discreto desconforto ao virar a cabeça e ao abrir a boca. Por isso, evite movimentos bruscos com a cabeça. Caso haja dor, o uso de analgésico está indicado.

Está indicado a realização de drenagem linfática após a realização do lifting facial, para acelerar a reabsorção do inchaço e evitar o aparecimento de irregularidades e depressões nas áreas tratadas. Devem ser iniciadas cinco dias após o acto cirúrgico.

Mas deve ter em mente que o processo de envelhecimento é contínuo. Factores como a genética, a idade, a raça, as doenças, a nutrição e o estilo de vida contribuem para a manutenção ou não do resultado a um prazo mais longo.

Mas, por melhores que sejam os resultados, pode tornar-se necessário repetir o procedimento após cerca de 10 anos.

A realização deste tipo de cirurgia estética deve ser efectuada por um especialista cirurgião plástico e estético reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do respectivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

 

Não fique com dúvidas e antes de se decidir em fazer qualquer cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Para mais informações consulte o site www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Lifting facial ou ritidectomia