Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Como atenuar os sinais visíveis de envelhecimento no rosto?

Como atenuar os sinais visíveis de envelhecimento no rosto?

Como atenuar os sinais visíveis de envelhecimento no rosto?

Técnicamente conhecida como ritidectomia, o lifting facial é um procedimento cirúrgico para atenuar os sinais visíveis de envelhecimento no rosto e no pescoço tais como a flacidez no terço médio da face, os vincos profundos por baixo das pálpebras inferiores, os vincos profundos ao longo do nariz que se estendem até aos cantos da boca e a gordura que desceu (papada), além da pele laxa e do excesso de depósitos de gordura sob o queixo e a mandíbula.

Não é possível, através desta cirurgia, transformar uma face de 40 anos noutra de 20. Apesar desta cirurgia visar rejuvenescer a face, é impossível estabelecer o período e o grau de rejuvenescimento

A cirurgia plástica de face tem como objectivo atenuar o aspecto da flacidez, melhorar as rugas e os sulcos profundos, etc., dando assim um rejuvenescimento à face.

As cicatrizes são permanentes, mas vão-se modificando com o decorrer do tempo. Estas cicatrizes numa fase inicial podem ser mascaradas com recurso a determinadas maquilhagens ou penteados.

Cada paciente comporta-se de forma diferente em relação à evolução das cicatrizes, e nalguns casos, podem tornar-se imperceptíveis.

Certos pacientes podem apresentar uma tendência a uma cicatrização inestética (cicatriz hipertóficas ou quelóides). Este facto deverá ser discutido durante a consulta inicia.

As cicatrizes hipertróficas ou quelóides não devem ser confundidas com a evolução natural do período mediato da cicatrização.

Qualquer dúvida a respeito da sua evolução cicatricial deverá ser esclarecida durante as visitas à clinica após a cirurgia.

A cirurgia da face, pescoço e pálpebras minimizam visualmente o aspecto de envelhecimento dessas áreas. O lifting facial retarda, mas não interrompe o “processo evolutivo do organismo.

A melhor maneira de se avaliar o resultado obtido é através da comparação entre as fotografias pré e pós-operatórias, realizadas em padrões fotográficos semelhantes nesses dois períodos. As fotografias dos(as) pacientes fazem parte integrante do seu processo clinico.

No caso da cirurgia completa, envolvendo a face, as pálpebras e o pescoço, o acto cirúrgico poderá durar 4 horas ou mais, dependendo de cada caso.

Até que se consiga atingir o resultado desejado, a face vai passar por várias fases evolutivas. Ocorrem edemas (inchaço), “manchas” de infiltrado sanguíneo, hipersensibilidade de algumas áreas, insensibilidade de outras e evidentemente, que alguns pacientes apresentam estes fenómenos com maior ou menor intensidade que outros.

Toda e qualquer preocupação de sua parte deverá ser transmitida ao seu cirurgião, que lhe prestará os esclarecimentos necessários para sua tranquilidade, mas deve ter  paciência. Lembre-se que nenhum resultado da cirurgia de rejuvenescimento facial poderá ser avaliado  antes do 3.º ao 6.º meses de pós-operatório.

Nunca é demais salientar que a realização deste tipo de tratamentos estéticos deve ser efectuado por um especialista cirurgião plástico e estético reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do  respectivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

Não fique com dúvidas e antes de se decidir em fazer qualquer tratamento/cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos  e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética  e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Mas onde posso fazer um lifting facial? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116. Para mais informações sobre lifting facial visite o nosso site em www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Como atenuar os sinais visíveis de envelhecimento no rosto?