Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Lipoaspiração e lipoescultura. São a mesma técnica ou técnicas diferentes?

Lipoaspiração e lipoescultura. São a mesma técnica ou técnicas diferentes?

Captura de ecrã 2016-02-05, às 17.02.13A lipoaspiração e a lipoescultura são diferentes e são semelhantes – Isto pode parecer um pouco confuso mas já vamos tentar esclarecer isso.

A lipoaspiração é a cirurgia estética indicada para pacientes que desejam melhorar o seu contorno corporal. Com a lipoaspiração consegue-se retirar o excesso de gordura localizada em determinadas regiões do nosso corpo que não são passíveis de desaparecer com a prática regular de exercício fisico e um regime alimentar adequado.

Na lipoaspiração a gordura localizada é retirada com o auxilio de umas cânulas que são introduzidos por debaixo da pele através de pequenas incisões e que permitem aspirar essa gordura, que pode estar localizada na região abdominal, nas ancas, nas pernas ou noutras regiões do corpo.

As cicatrizes da lipoaspiração são muito pequenas e na maior parte dos casos ficam imperceptíveis com o passar do tempo. A duração da lipoaspiração realização da depende da quantidade de gordura a ser removida e das áreas a serem tratadas, mas em média dura cerca de 2 horas.

Os melhores resultados são os obtidos nos casos em que a gordura está localizada numa região corporal que tenha uma pele com boa elasticidade e sem flacidez.  Caso haja excesso de pele associada a flacidez a lipoaspiração deve ser acompanhada da remoção dessa pele em excesso.

Quanto à lipoescultura é uma técnica que além de retirar a gordura em excesso de determinadas áreas especificas também permite a sua aplicação noutras zonas.

O termo lipoescultura é usado popularmente para definir a cirurgia que envolve a combinação das técnicas de lipoaspiração e lipoenxertia. Como a gordura é retirada do corpo do próprio paciente, as probabilidades de rejeição são mínimas, mas há sempre uma reabsorção de uma parte da gordura injectada, que é variável e não se consegue prever.

Ambas – a lipescultura e a lipoaspiração – são cirurgias indicadas para pessoas que desejam ajustar o seu contorno corporal através da remoção de gordura localizada de determinadas regiões e eventualmente a sua aplicação noutras.

É importante referir que a a lipescultura e a lipoaspiração não são procedimentos para emagrecer. Pode acontecer que até perca alguns quilos após a cirurgia mas não é uma perda significativa.

Os cirurgiões plásticos e estéticos são os únicos especialistas que têm uma formação especifica e adequada para a realização de a lipesculturas e a lipoaspirações. A grande maioria das complicações em lipoaspirações ocorre nos casos que não são efectuados por profissionais não especializados em cirurgia plástica e estética.

Além da escolha dos profissionais certos é importante frisar que lipoaspiração e lipoescultura, mesmo quando de pequeno porte, são procedimentos cirúrgicos e devem ser realizados num ambiente clínico adequado, que tenha uma estrutura e segurança necessárias, ou seja, devem ser efectuados em clínicas ou hospitais com autorização para tal e realizado por especialistas credenciados pela Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética.

Após a realização dos procedimentos, é essencial a realização de uma drenagem linfática adequada, pois auxilia na redução do inchaço, evita a acumulação de líquidos no espaço criado pela lipoaspiração, activa a circulação sanguínea e alivia a dor. Ainda, através da drenagem linfática com aparelhos, é possível auxiliar na remoção das equimoses, acelerar o processo de cicatrização e evitar a formação de fibrosas.

Aqui também se aplica a mesma regra e a drenagem deve ser efectuada por técnicos com experiência na realização de drenagem linfática após uma cirurgia o que é completamente diferente do outro tipo de massagem de drenagem linfática que é efectuada para outros fins.

A manutenção do resultado satisfatório depende não só da cirurgia, mas, também, dos cuidados do próprio paciente.

Uma alimentação adequada e a prática de exercícios físicos regulares são essenciais para a permanência dos resultados e para que se obtenha boa condição de saúde.

Nunca é demais salientar que a realização deste tipo de cirurgias estéticas devem ser efectuadas por um especialista, cirurgião plástico e estético, reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do  respectivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

Não fique com dúvidas e antes de se decidir em fazer qualquer tratamento/cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Mas onde posso fazer uma lipoaspiração ou uma lipoescultura? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116. Para mais informações sobre lipoaspiração ou lipoescultura visite o nosso site em www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Lipoaspiração e lipoescultura. São a mesma técnica ou técnicas diferentes?