Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Lipoaspiração e Resultados

Lipoaspiração e Resultados

A lipoaspiração é a cirurgia estética mais realizada em todo o mundo, sobretudo em países em que o culto do corpo é mais marcado.

Os hábitos sedentários e os excessos nutricionais associados a factores como a hereditariedade, a gravidez e o processo natural de envelhecimento contribuem para alterações do contorno corporal o que conduzem a uma motivação psicológica forte para a sua correção.

Os factores hormonais, como o excesso de estrogénios ou a menopausa também estão relacionados com a acumulação de gorduras localizadas. As áreas mais afectadas, infelizmente, dificilmente são corrigidas com a dieta e o exercido físico.

03
Durante muitos anos, o tratamento para este tipo de alteração funcional e estética foi realizado com técnicas deficientes e com resultados que deixavam muito a desejar.

A lipoaspiração começou a ganhar popularidade a partir de 1977, altura em que se passou a realizar este procedimento para tratamento de gordura localizada com recurso a cânulas conectadas a aparelhos de alto poder de sucção.

Esta técnica inicial abriu caminho para uma grande variedade de opções de tratamento de gordura localizada, sem cicatrizes extensas, e possibilitou o retorno mais rápido às actividades do dia-a-dia. Para já não falar da sua principal vantagem que é a permanência dos resultados.

A procura cada vez maior pela cirurgia do contorno corporal tem sido favorecida pela anestesia segura e por técnicas cirúrgicas eficazes, resultando num alto grau de satisfação dos pacientes.

Nos homens, a gordura é preponderante na parte superior do corpo, acima da cintura. Nas mulheres, pelo contrário, há um predomínio de tecido adiposo na parte inferior do abdómen, nádegas, ancas e coxas.
Infelizmente, o sexo feminino é quem apresenta alterações de tecido adiposo mais marcadas com grandes distorções do contorno corporal.

Actualmente há cada vez mais pacientes do sexo masculino que procuram a lipoaspiração para o tratamento daquele gordura localizada que teima a não desaparecer mesmo com a prática regular de exercício fisico.
As áreas mais tratadas são os flancos (os famosos “pneuzinhos”), o abdómen, o mento (abaixo do queixo) e a ginecomastia (aumento do volume das mamas).

O volume de gordura possível de ser retirado depende de cada caso e pode ser estimado antes da cirurgia na consulta com o cirurgião plástico e estético. Quando há perda de peso, o número de células adiposas permanece o mesmo uma vez que não há redução no número destas células quando emagrecemos. A redução deste número somente é possível com a cirurgia.

A lipoaspiração consiste numa técnica cirúrgica de remoção de tecido adiposo, por sucção. Esta remoção é feita através de incisões muito pequenas por onde são introduzidas cânulas de vários calibres, todos eles muito pequenos.
A lipoaspiração é usada em cirurgia plástica há aproximadamente quadro décadas onde tem assumido uma posição de destaque entre as técnicas cirúrgicas e tem vindo a ser aperfeiçoada. Pode ser usada nas mais diversas áreas do corpo como o abdómen, as pernas, os braços, o pescoço, o tórax, as costas, etc.

Na realização da lipoaspiração é essencial o conceito de cirurgia do contorno corporal.
A procura cada vez maior pela cirurgia do contorno corporal tem sido favorecida pela anestesia segura e por técnicas cirúrgicas eficazes, resultando num alto grau de satisfação do paciente A experiência com esta técnica, as novas tecnologias disponíveis, a anestesia mais seguras tem levados cirurgiões e pacientes a elevados graus de satisfação.

A anestesia pode ser local ou geral, variando com a área a ser aspirada, a quantidade de gordura a retirar, o perfil do paciente e a indicação do cirurgião. A duração do procedimento pode variar de 1 a 4 horas.

No pós-operatório devem ser usadas cintas de compressão e devem ser feitas sessões de drenagem linfática.

Para mais informações sobre lipoaspiração, consulte o site www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Lipoaspiração e Resultados