Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Lipoaspiração e lipoescultura | Qual a diferença?

Lipoaspiração e lipoescultura | Qual a diferença?

Lipoaspiração e lipoescultura | Qual a diferença?

Fique a saber qual a diferença entre a lipoaspiração e a lipoescultura. A cirurgia estética mais realizada no nosso país é a lipoaspiração, esta cirurgia remodela áreas específicas do corpo, removendo o excesso de depósitos de gordura, melhorando os contornos do corpo e as suas proporções. Esta gordura aspirada pode também ser usada para modelar outras áreas do corpo num procedimento que se designa por lipoenxertia.

Apesar de boa saúde e da prática de exercício físico regular, algumas pessoas podem, ainda, ter um corpo com contornos desproporcionados devido a depósitos de gordura localizadaEstas alterações podem ocorrer devido a características genéticas, à falta de controle do peso ou ausência de actividade física adequada.

A lipoaspiração pode ser usada para tratar acumulações localizadas de gordura em várias partes do corpo, incluindo coxas, braços, pescoço, cintura, costas, parte interna dos joelhos, peito, bochechas, queixo, pernas e tornozelos. Poderá ser realizada isoladamente ou associada a outros procedimentos de cirurgia plástica tais como o face-lift, a redução mamária ou a abdominoplastia.

Também se fala também muito em lipoescultura. Mas o que é uma lipoescultura?

A lipoescultura é uma lipoaspiração em que a gordura que é retirada é depois processada e usada como enxerto para aumentar, ou modelar, outras partes do corpo, como por exemplo os glúteos, os vincos/rugas da face, as depressões da pele, entre outros.

A lipoaspiração está indicada quando a pele do paciente tem uma boa elasticidade e desta forma tem uma boa possibilidade de retrair de forma ideal no pós-operatório. Para realização da lipoaspiração o médico faz incisões em lugares estratégicos para retirar a gordura. São incisões muito pequenas por onde se introduz uma cânula de lipoaspiração para eliminar o excesso de gordura. Como orientações gerais, é importante realizar exames de rotina antes da cirurgia para ver se está tudo bem e não grandes riscos na realização da cirurgia. Não se devem tomar alguns medicamentos como, por exemplo, anticoagulantes e anticoncepcionais e é fundamental controlar a pressão arterial e diabetes, e interromper o fumo de tabaco, pelo menos, um mês antes da cirurgia. Algumas mulheres nos primeiros dias após a cirurgia sentem sintomas parecidos com dores musculares. Também é comum o edema (inchaço) e equimoses (nódoas negras) nas áreas lipoaspiradas.

Nunca é demais salientar que a realização deste tipo de tratamentos estéticos deve ser efectuado por um especialista cirurgião plástico e estético reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do  respectivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

Não fique com dúvidas e antes de se decidir em fazer qualquer tratamento/cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Mas onde posso fazer uma cirurgia plástica? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116. Para mais informações sobre cirurgias plásticas visite o nosso site www.faccia.pt.

 

be a pal and share this would ya?
Lipoaspiração e lipoescultura | Qual a diferença?