Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Lipoaspiração, Lipoescultura e Enxerto Adiposo

Lipoaspiração, Lipoescultura e Enxerto Adiposo

A lipoaspiração é um dos procedimentos mais realizados em cirurgia plástica e estética e tem como objectivo remover os depósitos de gordura localizados no corpo.

É muito importante salientar que a lipoaspiração não é uma cirurgia de emagrecimento, mas sim para melhor o contorno corporal.

Os candidatos ideais para a realização de uma lipoaspiração são aqueles pacientes que tem gordura localizada, mesmo praticando exercícios regularmente e têm uma dieta saudável.11

Existe uma certa confusão entre os termos lipoaspiração (remoção de gordura), lipoescultura e enxerto adiposo (reintrodução de gordura em outras áreas) que convém esclarecer.

A lipoaspiração (remoção de gordura) e o enxerto adiposo (reintrodução de gordura em outras áreas) são os recursos utilizados para a realização da lipoescultura.

Existem muitas informações erradas sobre esta cirurgia, cirurgia esta que se realiza á mais de 25 anos. Essas informações tiveram origem em casos excepcionais de pacientes operadas em condições adversas à normalidade.

Vejamos as perguntas mais frequentes que são colocadas aos cirurgiões plásticos e estéticos por quem pretende efectuar este tipo de cirurgias:

1) Quantos quilos vou emagrecer com a lipoaspiração?

Sendo uma cirurgia que retira uma determinada quantidade de gordura, evidentemente que uma redução no peso, que varia de acordo com o volume corporal de cada paciente.

Não são, entretanto, os quilosretirados que definirão o resultado estético, mas sim as proporções entre as várias áreas do corpo que se consegue obter.

O limite máximo a ser retirado é de cerca de 5 a 7% do peso corporal.

2) Que outros aspectos devem ser tidos em consideração para se obter um bom resultado estético?

Os aspectos a ter em consideração são:

capacidade de retração da pele (quanto maior a flacidez cutânea, menor a probabilidade de haver um bom resultado);

quantidade de gordura (nos casos em que existe um peso muito acima do normal, recomendamos um redução pondera prévia);

localização da gordura (parietal ou visceral);

• tónus muscular de boa qualidade;

• inexistência de cicatrizes.

A avaliação de todos este factores permitem-nos optimizar os resultados.

É importante lembrar que a lipoaspiração não trata a “celulite”.

3) É possível associar a lipoaspiração a outras cirurgias?

Sim, sempre respeitando os critérios de segurança.

Para isto, deve ser avaliada por um cirurgião plástico e estético, que lhe informará sobre a conveniência de fazê-lo ou não, e após ponderar sobre as vantagens e desvantagens de tal associação deverá decidir em consciência se valerá a pena.

4) A lipoaspiração deixa cicatrizes muito visíveis?

As cicatrizes resultantes de uma lipoaspiração são mínimas e são localizadas em partes do corpo, de modo a permitir acesso às áreas a serem operadas mas que se tornem imperceptíveis com a passagem do tempo.

5) Em quanto tempo atingirei o resultado definitivo?

Além da dependência temporal do resultado em relação ao processo cicatricial, este também depende da elasticidade da pele, do volume removido, das áreas tratadas, entre outros.

Nas primeiras semanas ou mesmo meses, essas áreas, além de estarem sujeitas a períodos de edemas (inchaços) e equimoses (nódoas negras), apresentam alguns pontos mais densos que outros (nódulos fibróticos). Estes normalmente só são perceptíveis à palpação e tendem a desaparecer após alguns meses, se efectuar as massagens de drenagem como recomendado.

Nunca se expor ao sol neste período para evitar-ficar com manchas escuras na pele.

6) A lipoaspiração corrige o excesso de gordura sobre a região do estômago?

Geralmente sim. Isto depende do seu tipo de tronco (conjunto tórax + abdómen).

Se for do tipo curto, dificilmente será corrigido. Sendo do tipo longo, o resultado será mais favorável.

Também tem grande importância, sob este aspecto, a espessura do panículo adiposo (espessura da gordura) que reveste esta área do corpo. A lipoaspiração associada pode ser utilizada em alguns casos.

7) Qual o tipo de biquíni poderei usar após a cirurgia?

Fica a seu critério e pode usar o que lhe ficar mais confortável.

8) Poderei ter filhos futuramente? O resultado não ficará prejudicado?

O resultado poderá ser preservado, desde que na gravidez o peso seja controlado. Devemos salientar, que o corpo da mulher sofre variações da forma com o decorrer do tempo, devido à disposição da gordura nas diversas áreas corporais, principalmente no abdómen, ancas e coxas.

Mesmo assim, os excessos removidos em determinadas áreas sempre lhe proporcionarão um melhor contorno, mesmo que venha a ganhar um certo peso.

9) O pós-operatório da lipoaspiração é muito doloroso?

Geralmente a dor/desconforto é discreta e é apenas nos primeiros dias.

Uma lipoaspiração ou lipoescultura de evolução normal não deve apresentar dor, desde que seguidas as orientações pós-operatórias.

10) Há perigo nesta operação?

Raramente a lipoaspiração leva a complicações sérias, desde que realizada dentro de critérios técnicos.

Isto deve-se ao facto de se preparar convenientemente cada paciente para o acto operatório, além de ponderarmos sobre a conveniência de associação desta cirurgia a outras. O perigo não é maior nem menor que qualquer outra cirurgia electiva.

Contudo, é importante levar em conta que a remoção de grandes volumes poderão levar a riscos desnecessários, tanto no intra como no pós-operatório. Por isso deve respeitar-se os limites de volume a retirar por cirurgia que é de 5 a 7% do peso corporal.

11) Que tipo de anestesia é utilizada para esta operação?

Pode ser usada anestesia geral, epidural ou local com sedação, conforme determinação do anestesista responsável.

12) Quanto tempo dura uma lipoaspiração?

Dependendo da extensão das áreas a serem tratadas, o tempo varia de 1 a 3 horas, podendo ser ultrapassado em alguns casos. Contudo, o tempo cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico, pois esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória.

13) Qual o período de internamento?

Dependendo da extensão da área aspirada, do volume removido e do tipo de anestesia, o período de internamento pode variar de 12 a 24 horas.

14) São utilizados pensos?

Sim. Sá feitos pensos especiais e usadas umas cintas compressivas por um período de 30 a 45 dias, em média.

15) Quando são retirados os pontos?

Os pontos são removidos entre 7.° ao 14.° dia.

16) Quando poderei tomar banho completo?

Geralmente após o primeiro penso ja pode tomar banho completo.

17) Qual a evolução pós-operatória?

Não deve se esquecer que até que consiga atingir o resultado desejado irá passar por várias fases características deste tipo de cirurgia.

Não queira atingir o resultado final antes do tempo previsto. É evidente que toda e qualquer preocupação de sua parte deverá ser transmitida ao seu cirurgião plástico, que lhe dará os esclarecimentos necessários para sua tranquilidade.

Nunca é demais salientar que a realização deste tipo de cirurgias estéticas devem ser efectuadas por um especialista, cirurgião plástico e estético, reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do respectivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

Não fique com dúvidas e antes de se decidir em fazer qualquer tratamento/cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Mas onde posso fazer lipoaspiraçãolipoescultura e enxerto adiposo? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116. Para mais informações sobre Lipoaspiração visite o nosso site em www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Lipoaspiração, Lipoescultura e Enxerto Adiposo