Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Lipoaspiração, lipoescultura e hidrolipo

Lipoaspiração, lipoescultura e hidrolipo

Lipoaspiração, lipoescultura e hidrolipo

A lipoaspiração, técnica cirúrgica de escultura do corpo, baseia-se na sucção das gorduras indesejadas de determinadas regiões do corpo através de cânulas superfinas ( de 2,5 a 5,0 mm ) que são introduzidas em posições estratégicas e que estão ligadas a um sistema de pressão negativa (vácuo).

lipoaspiração foi introduzida entre os cirurgiões plásticos no inicio da década de oitenta por um francês chamado Illuoz, mas ocorreram grandes avanços com aprimoramento do instrumental e das técnicas ao longo das últimas décadas.

Actualmente, a lipoaspiração é a cirurgia plástica mais realizada, seja ela isolada ou como refinamento de outro procedimento cirúrgico.

Vantagens do uso da da gordura para preenchimento de depressões

A gordura tem um grande potencial no que diz respeito a indicações para preenchimento de depressões, pois é um material do próprio indivíduo, de forma que não é rejeitado. Embora haja uma taxa de reabsorção, as suas vantagens colocam-na como primeira opção na remodelação corporal ou facial.

A outra vantagem da gordura sobre os outros materiais é que é de fácil obtenção (até com anestesia local se consegue obter) e além disso permite melhorar a área doadora, retirando a gordura indesejada do local.

Além disso a gordura é rica em “células estaminais”que são células pluri-potenciais, ou seja, têm a capacidade de se transformar noutro tipo celular, melhorando, por exemplo, a qualidade do tecido onde é introduzida.

Frequentemente a gordura aspirada pode resultar numa quantidade capaz de aumentar o volume da região glútea, procedimento chamado de lipoescultura dos glúteos ou simplesmente gluteoplastia, que é uma denominação usada também quando se usa implantes.

Gluteoplastia

A lipoaspiração quase sempre é utilizada como complemento de outros procedimentos como a mamoplastia, a gluteoplastia com implantes e principalmente as abdominoplastias, de forma que, actualmente, não se compreende como será possível efectuar alguma  cirurgia plástica ao abdómen sem realização de uma lipoaspiração; estes procedimentos quando realizados em conjunto designam-se de lipoabdominoplastia.

Evolução do procedimento de lipoaspiração

O procedimento de lipoaspiração realizado nos nossos dias é na sua essência o mesmo que se começou a efectuar no inicio dos anos oitenta, com algumas modificações nas cânulas e aparelhos que as fazem vibrar durante o procedimento (vibrolipoaspiração), sendo muito menos traumático e com mais benefícios para (a) o paciente.

Existem uma série de termos mais ou menos fantasiosos como LipoLight, Lipodiet, Hidrolipo, Lipo de Beverly Hills, Hidrolipoplastia (realçando a ideia que em todas as lipo se infiltra previamente algum tipo de solução) que um ou outro profissional inventivo tenta divulgar como sendo uma técnica nova ou de sua autoria, mas em termos práticos são todas o mesmo procedimento.

Só se entende esta atitude considerando que esse profissional está desinformado ou equivocado ou pior ainda, mal intencionado.

Lembre-se que a lipoaspiração é um procedimento cirúrgico e por isso deve ser realizado por um cirurgião plástico e estético, uma vez que só ele é que tem conhecimentos de anatomia cirúrgica e experiência adequada para a sua realização.

Algumas vezes os termos já referidos são “oferecidos” para serem realizados em consultórios e com anestesia local por certos indivíduos., passando a falsa impressão de segurança. Um grande engano, pois a lipoaspiração por menor que seja deve ser realizada em ambiente cirúrgico (centro cirúrgico). Quando realizada por estes indivíduos o anestésico local geralmente é administrado em quantidade muito próxima do limite, ou ultrapassando o limite seguro e tolerável pelo paciente, podendo levar a convulsões e caso isso ocorra num local inapropriado como o consultório pode ter resultados catastrófico.

Abdominolipo
A lipoaspiração não é um método de emagrecimento

A lipoaspiração não deve ser encarada como método de emagrecimento, até porque a gordura tem uma densidade (peso) baixa, ou seja, o maior objectivo da lipoaspiração é reduzir as medidas e modelar o contorno corporal. É seguro retirar o equivalente a 5% do peso corporal em gordura.

O resultado da lipoaspiração só poderá ser aferido pelo menos dois meses após a cirurgia quando o edema (inchaço) já tiver reduzido. Porém o resultado final depende de outros factores como a qualidade e elasticidade da pele, a mudança dos hábitos alimentares, a actividade física regular e a realização adequada de massagens no pós-operatório para evitar fibroses cicatriciais internas.

Nunca é demais salientar que a realização deste tipo de tratamentos estéticos deve ser efectuado por um especialista cirurgião plástico e estético reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do  respectivo país. Pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

Não fique com dúvidas e antes de se decidir em fazer qualquer tratamento/cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Mas onde posso fazer uma lipoaspiração? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116. Para mais informações sobre a lipoaspiração visite o nosso site www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Lipoaspiração, lipoescultura e hidrolipo