Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Lipoaspiração e Lipoescultura – tudo o que quer saber

Lipoaspiração e Lipoescultura – tudo o que quer saber

A lipoaspiração é o procedimento cirúrgico estético mais efectuado em todo o mundo.

É normal que quem não esteja familiarizado com este procedimento tenha inúmeras dúvidas. Vejamos alguns esclarecimentos sobre as questões mais frequentes:

Quantos quilos vou perder/reduzir com a lipoaspiração?

A lipoaspiração é uma cirurgia que retira uma determinada quantidade de gordura, e consequentemente haverá uma redução do peso, que varia de acordo com o volume corporal de cada paciente.

Não são, contudo, os quilosretirados que definirão o resultado estético, mas sim as proporções que cada área determinada ficará com as restantes.

A avaliação detalhada de três itens:

    • elasticidade da pele,

    • quantidade de gordura e

    • sua localização, permitem-nos optimizar os resultados.

Nos casos, em que o(a) paciente está com o peso muito acima do normal, e recomendável um emagrecimento para para se obter um melhor equilíbrio do peso corporal.

Nos casos em que se retira a gordura de certas áreas e se reintroduz outras para aumento de volume, como na lipoescultura,. parte ou totalidade dessa gordura poderá ser reabsorvida. Infelizmente, não é possível prever-se a percentagem de gordura que fica.

A lipoaspiração deixa cicatrizes muito visíveis?

As cicatrizes resultantes de uma lipoaspiração são mínimas, e localizadas em em locais pouco perceptiveis, de modo a permitir acesso às áreas a serem operadas.

O seu tamanho varia entre 0,5 a 1cm e são planeadas para ficar o menos visíveis possíveis.

As cicatrizes serão permanentes, e vão se modificando com o decorrer do tempo. Cada paciente comporta-se de forma diferente, em relação à evolução das cicatrizes, podendo, mesmo, nalguns casos, tornarem-se imperceptível.

Outros podem ter tendência a terem uma cicatrização inestética (cicatriz hipertrófica ou quelóide).

Este facto deverá ser discutido, durante a consulta inicial, bem como suas características familiares.

Em termos gerais as pessoas de pele mais clara tendem a desenvolver menos este tipo de cicatrização.

Vários recursos clínicos e cirúrgicos permitem-nos melhorar as cicatrizes inestéticas. As cicatrizes hipertróficas ou quelóides, não devem ser confundidas, com a evolução natural das cicatrizes. Qualquer dúvida a respeito da sua evolução cicatricial deverá ser esclarecida durante as avaliações pós-operatórias.

Existe correcção para as cicatrizes hipertróficas?

Existem vários recursos clínicos e cirúrgicos para melhorar tais cicatrizes inestéticas, na altura adequada.

Não se deve confundir, entretanto, o período mediatoda cicatrização normal (do 30º dia até o 12º mês) como sendo uma complicação cicatricial.

Qualquer dúvida a respeito da sua evolução deverá ser esclarecida com o seu médico.

Quando tempo demora a atingir o resultado definitivo?

Além da dependência temporal do resultado em relação ao processo cicatricial, o resultado final também depende da elasticidade da pele, do volume de gordura removido, da área tratada, etc..

Nas primeiras semanas ou meses, as zonas tratadas, além de estarem sujeitas a períodos de inchaços, poderão apresentar alguns pontos mais densos que outros. Estes geralmente são perceptíveis à palpação e tendem a desaparecer com o tempo atingindo-se gradualmente o resultado pretendido.

A obtenção do resultado definitivo pode ser auxiliado e potenciado por técnicas de massagens de drenagem linfática própria e nunca se deve considerar como definitivo qualquer resultado antes de nove meses do pós-operatório.Captura de ecrã 2016-01-22, às 10.51.27

A lipoaspiração corrige/remove a gordura sobre a região do estômago?

Geralmente sim.

Dependendo do seu tipo de tronco (conjunto tórax + abdómen), poderemos ter um resultado mais natural que outro.

Também tem grande importância, sob este aspecto, a espessura do panículo adiposo (espessura da gordura) que reveste o corpo, a elasticidade da pele e a maior ou menor flacidez dos músculos rectos-abdominais.

Uma gravidez futura prejudica o resultado de uma lipoaspiração?

O resultado poderá ser preservado após uma gravidez.

Se voltar ao seu peso antes de estar grávida e a sua pele não apresentar flacidez e estrias decorrentes da gravidez, as formas obtidas com a lipoaspiração poderão manter-se.

Devemos contudo salientar, que tanto o corpo da mulher quanto o do homem, sofrem variações da forma com o decorrer do tempo, devido à distribuição da gordura nas diversas áreas corporais, principalmente no abdómen, nádegas e coxas. Assim é que com o passar dos anos, a disposição da gordura no corpo muda, embora a quantidade de gordura que se retira seja definitiva.

O pós-operatório de uma lipoaspiração é muito doloroso?

Geralmente não.

Uma lipoaspiração ou lipoescultura não costumam apresentar muita dor.

A lipoaspiração tem perigos?

Todos os actos médicos têm riscos. Até mesmo um comprimido tem efeitos secundários e as cirurgias estéticas não são excepção.

Pode minimizar-se os riscos, preparando-se convenientemente cada paciente, mas não conseguimos eliminá-los completamente. Uma coisa é certa, quanto maior o volume retirado, de uma só vez, maior os riscos, dai que o que está definido é que o volume total a ser retirado não deve ultrapassar os 5 a 7% do peso corporal em cada procedimento.

Que tipo de anestesia é utilizado na lipoaspiração?

O tipo de anestesia depende de muitos factores desde o volume retirado, ás áreas tratadas até aos procedimentos associados.

Quanto tempo demora a fazer uma lipoaspiração?

A duração de realização de uma lipoaspiração dependendo da extensão das áreas a serem tratadas.

No entanto, a duração do acto cirúrgico propriamente dito não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Clinico, pois, esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória.

É necessário ficar internada (o)?1

O tempo de internamento é variável e depende da extensão da área tratada, do tipo de anestesia utilizada, se são realizados outros procedimentos simultaneamente ou se há patologias associadas.

São feitos pensos?

Sim. são feitos pequenos pensos e é necessário utilizar-se cintas compressivas por um período variável, podendo chegar até meses.

Quando são retirados os pontos?

Em geral não é necessário retirar os pontos, mas no caso de o ser são removidos entre o 8º e o 12º dias.

Quando se pode fazer o primeiro banho?

Após 24 a 72 horas dependendo da extensão da cirurgia.

Como se processa a evolução pós-operatória?

Até que se consiga atingir o resultado pretendido, é inevitável a passagem por várias fases evolutivas características deste tipo de cirurgia.

Assim é comum a existência de edemas (inchaço), nódoas negras, hipersensibilidade de algumas áreas e insensibilidade de outras.

Como é compreensível estes sinais são mais evidentes nuns pacientes que outros.

Nunca é demais salientar que a realização deste tipo de cirurgias estéticas deve ser efectuada por um especialista cirurgião plástico e estético reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do respectivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos estéticos, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

Não fique com dúvidas e antes de se decidir em fazer qualquer cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Mas onde posso fazer uma lipoaspiração? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116/7. Para mais informações sobre lipoaspiração visite o nosso site em www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Lipoaspiração e Lipoescultura – tudo o que quer saber