Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Lipoaspiração – Quais os métodos possíveis?

Lipoaspiração – Quais os métodos possíveis?

A lipoaspiração é o único método reconhecido e com provas dadas de tratamento de gordura localizada. Não vale a pena recorrer a métodos milagrosos, não invasivos, que apesar de toda a publicidade não conseguem obter um bom resultado no tratamento daquela acumulação de gordura que tanto a irrita.

Pense só um pouco. Acha que se esses métodos fossem realmente eficazes a lipoaspiração ainda era o método / procedimento mais realizaBioplastiado em cirurgia estética em todo o mundo? Claro que não! Por isso não se deixe enganar e não gaste o seu dinheiro sem atingir os resultados que pretende.

Existem vários tipos de lipoaspiração, todos eles com a mesma finalidade: retirar gordura.

Na lipoaspiração tradicional as cânulas são ligadas a um aparelho de aspiração; na lipoaspiração com seringa, as cânulas são conectadas a uma seringa em que se faz um vácuo e vai-se aspirando a gordura com a seringa.

Na vibrolipoaspiração, as cânulas são ligadas a um aparelho que faz um movimento de vai e vem e é conectado, também, a um aspirador.

Já na lipoaspiração com recurso ao laser além de tratar e remover o excesso de gordura recorre-se ao laser para potencial a retracção cutânea.

Na lipoaspiração tradicional faz-se a aspiração da gordura através de cânulas. As cânulas têm um suporte para as mãos, fazendo-se a remoção da gordura com movimento de vai e vem, entrando e saindo da gordura do tecido que se quer lipoaspirar.

A técnica é muito boa, desde que realizada por um cirurgião experiente. Ainda é a mais utilizada. A maioria dos cirurgiões faz lipoaspiração desta forma por ser a técnica mais antiga, mais divulgada e de menor custo.

As cânulas são reutilizadas, sem risco de contaminação, desde que lavadas e esterilizadas como todos os materiais cirúrgicos.

Esta técnica clássica tendência a cair em desuso devido à evolução dos aparelhos e ao surgimento de técnicas mais eficazes.

A lipoaspiração com seringa é ótima também, principalmente para a remoção de gordura para enxertar noutras zonas do corpo.

A melhor forma de colher a gordura é com seringa. A cânula é conectada a uma seringa, faz-se um vácuo nesta seringa, entra-se na gordura, com movimento de vai e vem e assim retira-se a gordura; e com a mesma seringa pode coloca-se a gordura colhida no lugar desejado.

Existem cirurgiões que só fazem lipoaspiração com seringa. Requer um pouco mais de experiência porque, por não ter a ajuda do aparelho de aspiração, o cirurgião tem que ter maior controle do vácuo.

A vibrolipoaspiração pode ser feita com vários aparelhos, entre eles o vibrolipo e o micro-aire. O micro-aire é um aparelho moderno que usa a tecnologia para auxiliar o cirurgião na realização da lipoaspiração. Ele produz um movimento de vai e vem, diminuindo o traumatismo nos tecidos.

Devido a este movimento, a vibrolipoaspiração é realizada com menos esforço físico para o cirurgião. Com isso, ele pode realizar uma lipoaspiração menos agressiva, com menor traumatismo nos vasos sanguíneos e na derme, levando a uma remoção de gordura com maior precisão.

Devido ao traumatismo ser menor, a vibrolipoaspiração diminui-se muito o desconforto, a dor, o edema e as equimoses (nódoas negras) muito comuns no pós-operatório.

Assim sendo, o paciente apresenta uma recuperação melhor e o retorno às atividades normais é feito mais precocemente.

Todas as lipoaspirações feitas com a devida cautela e por profissionais devidamente preparados e com experiência, proporcionam excelentes resultados.

As grandes vantagens da lipoaspiração tradicional são o menor custo e a fácil aprendizagem. O material é mais acessível e, como muitas pessoas fazem, é mais fácil de acompanhar o cirurgião e começar a aprender como se faz.

A principal desvantagem desse método é o desgaste físico do cirurgião, que é maior, e o traumatismo dos tecidos, que é também maior, porque, como o cirurgião faz mais força, traumatiza mais os tecidos.

A principal vantagem da lipoaspiração com seringa é ser um óptimo meio para recolher gordura para enxertar. A principal desvantagem é que requer um grande tempo de aprendizado, principalmente para ser feita correctamente.

A principal vantagem da vibrolipoaspiração é o menor traumatismo para o paciente e o menor desgaste para o médico. As principais desvantagens são o custo do aparelho e o tempo maior de aprendizagem.

Existem novos aparelhos de lipoaspiração equipamento com laser e a sua forma de funcionar é semelhante ao da cirurgia convencional, com a vantagem de se poder usufruir á tecnologia laser que permite uma maior retracção cutânea.

Temos estado a falar de lipoaspiração, mas actualmente também se fala muito de lipoescultura. Quais as diferenças? E o que significa uma e outra técnica?

As duas retiram a gordura localizada, mas só a lipoescultura repõe ou enxerta parte da gordura aspirada noutras áreas que precisam de preenchimento, como os glúteos, os vincos da face, a boca ou áreas de depressão no corpo. Popularmente, usa-se o termo lipoescultura para denominar a lipoaspiração feita em várias áreas numa mesma cirurgia.

E qual a diferença entre lipoaspiração e enxerto de gordura e lipoescultura?

O enxerto de gordura consiste em retirar a gordura de uma área e colocar em outra.

O termo lipoescultura começou por isto. Costuma dizer-se que se faz uma lipoescultura quando se injecta gordura lipoaspirada de outra região do corpo.

E qual a diferença entre lipo e abdominoplastia:

A lipoaspiração retira apenas a gordura, não retira a pele e não resolve a flacidez cutânea, podendo, nalguns casos, até piorá-la. A lipoaspiração, portanto, está indicada apenas nos casos de acumulação de gordura localizada em pacientes próximos ao peso ideal, sem excesso de pele.

Na abdominoplastia retira a pele excedente e estica a que sobra. Só retira a gordura que sai junto com a pele e está indicada empacientes com excesso de pele ou flacidez, com ou sem excesso de gordura.

Para pacientes com os dois problemas, gordura e flacidez, o recomendado é a realização de lipoabdominoplastia, que é uma associação da lipoaspiração, para retirar a gordura, e da abdominoplastia para retirar a pele, numa só cirurgia.

A realização deste tipo de cirurgia estética deve ser efectuada por um especialista cirurgião plástico e estético reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do respectivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

 

Não fique com dúvidas e antes de se decidir em fazer qualquer cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Para mais informações consulte o site www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Lipoaspiração – Quais os métodos possíveis?